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Resultados da Pesquisa

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    Saberes e práticas : dialogando sobre representações no ensino da geografia.
    (Ponta Grossa, 2020) Paulo, Jacks Richard de; Araújo, Stela Maris Mendes Siqueira; Ferreira, Wellington Rodrigo
    A formação inicial de professores constitui um momento singular para que o futuro docente possa experienciar momentos que potencialize a articulação entre teoria e prática e que corroborem para o processo tanto de ensino quanto de aprendizagem. No entanto, durante as aulas na graduação, os futuros professores demonstraram certo desconforto para abordarem o espaço geográfico a partir de ilustrações do livro didático. Neste sentido, esta investigação analisa as contribuições da experiência vivenciada durante a disciplina de Geografia ofertada para o curso de Pedagogia de uma Instituição Pública, localizada no estado de Minas Gerais. Para tal, os futuros professores procederam a construção de representações do espaço geográfico por meio de massinha de modelar. Os dados dessa investigação vislumbraram que para os futuros educadores tais representações contribuíram tanto para estimular a problematização quanto para promoverem a leitura crítica do espaço geográfico.
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    Formação continuada em mídias na educação : desvelando os vieses teóricos que conduziram tal processo formativo.
    (Ponta Grossa, 2020) Alves, Luan Henrique; Paulo, Jacks Richard de
    O presente estudo teve como objetivo identificar e discorrer sobre as concepções teóricas e as intencionalidades conceituais que delinearam as ações de formação continuada oportunizadas pelo Curso de Especialização em Mídias na Educação (CEME), ofertado pela UFOP. Adotando a abordagem qualitativa, os dados foram construídos através da análise documental e do questionário aplicado aos egressos do referido curso. Logo, foram interpretados com base nas prescrições da Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977). As análises evidenciaram que o CEME seguiu os preceitos teóricos contidos no modelo ‘forma interativa-reflexiva’ (DEMAILLY, 1995), na tendência crítico-reflexiva (ARAÚJO; SILVA, 2009) e com objetivos de capacitação (MARIN, 1995) levando os sujeitos em formação a refletirem sobre sua prática pedagógica atrelada ao contexto de atuação tornando-os professores autônomos, críticos e emancipados frente à integração das mídias na sala de aula.
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    Relato da experiência com o movimento de aprender e ensinar geografia : uma articulação necessária.
    (Ponta Grossa, 2020) Paulo, Jacks Richard de; Araújo, Stela Maris Mendes Siqueira; Ferreira, Wellington Rodrigo
    A vivência da formação de professores inclui as intensas reflexões acerca das possibilidades de potencializar o processo de ensino e de aprendizagem de Geografia e como objeto desta pesquisa, tem-se a reflexão sobre a experiência vivenciada com futuros professores em relação a construção de maquete e realização de trabalho de campo. Para tal, pretende-se relatar nesta pesquisa de natureza qualitativa, sobre as ações e práticas desenvolvidas com o intuito de refletir sobre as contribuições para o processo de ensino e de aprendizagem de Geografia com as crianças dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Percebeu-se que tanto o trabalho de campo quanto o processo de confecção de maquete são ferramentas importantes no processo de ensino e de aprendizagem de Geografia, no sentido de contribuir para a construção de conhecimentos, pela possibilidade de motivar os alunos, por promover a aprendizagem de forma concreta ao vivenciarem na prática os conceitos, fatos e fenômenos geográficos que foram trabalhados em sala de aula.
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    As diferentes linguagens no ensino de geografia : desafios e práticas com a formação de professores.
    (2023) Bertin, Marta; Paulo, Jacks Richard de
    O presente artigo aborda sobre a formação de professores, o qual foi apresentado no Simpósio de Tecnologias e Educação a Distância no Ensino Superior em 2018. Buscou-se por meio desta investigação analisar as contribuições da inserção de diferentes linguagens para o processo de ensino e de aprendizagem de Geografia na modalidade a distância na percepção de futuros docentes. Para tal, foi aplicado um questionário aos alunos de um curso de Licenciatura em Geografia ofertado por uma Instituição pública na modalidade a distância, localizada no interior do estado de Minas Gerais. Os dados desta pesquisa demonstraram que na percepção dos futuros professores, a inserção de diferentes linguagens nas aulas de Geografia pode contribuir tanto a motivação para o ensino quanto para a aprendizagem acerca dos fatos e fenômenos geográficos.
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    O ensino de geografia em tempos de pandemia : reflexões sobre o trabalho docente.
    (2022) Paulo, Jacks Richard de; Araújo, Stela Maris Mendes Siqueira; Pereira, Daniela de Oliveira; Oliveira, Priscila Daniele de
    Os momentos de pandemia, em geral, impõem novas regras e hábitos à sociedade. No contexto atual, a pandemia da Covid-19 tem sido um momento caracterizado por intensos desafios, o que tem provocado diversas reflexões por parte de pesquisadores no interior de seus grupos de pesquisa, principalmente, no que se refere às práticas docentes durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE). Nesse sentido, o objetivo dessa pesquisa foi de refletir sobre o uso das tecnologias digitais e das estratégias metodológicas contempladas por professores de geografia para promoverem o processo de ensino e de aprendizagem no ERE. A metodologia que auxiliou na busca dos objetivos foi a quantitativa/qualitativa, em que os dados foram obtidos por meio de um questionário semiestruturado online, organizado com o intuito de identificar o perfil de formação inicial e continuada dos docentes no que se refere à formação para lidar com as tecnologias; conhecer sobre a infraestrutura que possuem e as estratégias metodológicas adotadas durante o ERE. Nessa pesquisa houve a participação de professores da referida área de conhecimento e que atuam em cursos Técnicos Integrados do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG). Os dados da pesquisa revelaram que há um descompasso entre o uso das tecnologias e de metodologias, pois, muitas vezes, embasam-se em propostas inovadoras e ativas, mas culminam em mera reprodução de metodologias tidas como tradicionais. Por fim, percebeu-se que utilizar ferramentas tecnológicas nos processos de ensino, de aprendizagem e de construção de conhecimento demandam repensar amplamente sobre o saber fazer pedagógico docente.
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    O ensino de geografia através de maquetes e maquetes táteis na educação básica.
    (2022) Oliveira, Priscila Daniele de; Paulo, Jacks Richard de
    Este artigo aborda o ensino de Geografia sob mediação das maquetes e o objetivo principal foi analisar as contribuições das maquetes e maquetes táteis para o processo de ensino, de aprendizagem e de construção de conhecimento em Geografia na educação básica. Para tal, realizou-se uma pesquisa junto a base de dados BDTD (Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações) para identificação e análise das pesquisas realizadas no período mencionado e que permeiam a temática investigativa deste trabalho. Os dados desta pesquisa evidenciaram que as maquetes podem contribuir para o processo de ensino, de aprendizagem e de construção de conhecimentos tanto na área de Geografia quanto nas demais áreas do conhecimento, sobretudo, sob a perspectiva inclusiva. Além disso, demonstrou-se também que as maquetes representam muito para a Geografia, pois tendem a garantir bons caminhos que possibilitam análises geográficas, incluindo diversos assuntos e dimensões espaciais. O que vai de encontro com a ideia de que a disciplina de Geografia é a ciência que possui a responsabilidade de privilegiar e viabilizar a análise crítica do espaço.
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    Reflections on the use of software for the teaching of mathematics in basic education based on the Scielo database.
    (2022) Paulo, Jacks Richard de; Silva, Rômulo Batista da; Dias, Maria Valdinéia Gonçalves Luiz; Alves, Cláudia Geralda de Souza Maia
    Recently, numerous researchers have been intensifying their research related to the use of software aimed at the teaching and learning process in different areas of knowledge. In this sense, the aim of this investigation was to promote reflections on the work resulting from research related to the use of educational software for the teaching of Mathematics in High School, published from 2014 to 2020, together with the Scielo database. For the selection of articles, the following descriptors were sought: “Educational Software and Mathematics Teaching” and “High School”. It was evidenced through the research analyzed here that the use of educational software can contribute both to the teaching and learning process of Mathematics, mainly, contributing to motivate students and to approach the reality of students by promoting mediation by through technologies in this area of knowledge.
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    Contribuições das ações de atenção e assistência estudantil durante o ensino remoto emergencial : algumas reflexões.
    (2022) Paulo, Jacks Richard de; Araújo, Stela Maris Mendes Siqueira; Marra, Walkyr Gomes; Oliveira, Thamara Dalila Souza de
    Nesta pesquisa teve-se o objetivo de analisar as contribuições das ações de atenção e assistência no Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), Campus Ribeirão das Neves, para subsidiar os discentes durante o período de Ensino Remoto Emergencial (ERE) provocado pelo vírus SARS-CoV-2 (covid-19). Foi analisada a percepção dos discentes em relação às experiências vivenciadas no período de vigência do ERE (2020/2021). Essas experiências têm relação com as ações de atenção e assistência ao educando, com as ações associadas ao lazer, com o atendimento das demandas apresentadas pelos discentes, com o acompanhamento no desenvolvimento das atividades escolares e com os repasses de recursos financeiros aos discentes. Diante do exposto, efetuou-se uma revisão junto à literatura acadêmica que trata da temática investigativa, para compreender as peculiaridades que são demandadas pelos discentes e contribuir com o processo de ensino e de aprendizagem no Ensino Remoto Emergencial. Desta forma, para o levantamento de dados e informações por esta pesquisa de cunho eminentemente quali-quantitativo, optou-se pela utilização de um questionário semiestruturado on-line, com o intuito de dar “voz” aos estudantes. Os dados da pesquisa revelaram que as ações de atenção e assistência, mesmo diante de todos os desafios, contribuíram para que discentes tivessem acesso aos estudos, inclusive para que não evadissem da instituição. Houve a necessidade de se reinventar as relações no processo de ensino e de aprendizagem. Nesse contexto, a estrutura tecnológica foi fundamental para o ERE.
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    A study on the state of knowledge produced relative to technology and education of deaf students in Brazil from 1999 to 2018.
    (2022) Miranda, Christianne Câmara Lopes Albuquerque; Paulo, Jacks Richard de
    This study is the result of a Masters Program research with the objective of presenting knowledge produced by Brazilian science on the education of the Deaf and its relations with the use of technology, as well as the paths, challenges and directions for what has still not been approached. In this sense, the main objective of this research is to reflect on the convergence between technology and the education of Deaf students through the analysis of dissertations and theses defended in the period from 1999 to 2018, available in the CAPES. To that effect, this investigation, predominantly qualitative, sought to collect data and information from the CAPES dissertations and theses database relative to research conducted on the convergence between areas of education of Deaf students and technology. The analysis and reflections made on the data collected revealed several trends, such as intensification of research relative to the investigative theme, based on the passing of the Brazilian Sign Language Act in 2002, the concentration of research projects in the Brazilian Southern and Southeastern regions, predominance of development of qualitative approach research, the arising and the importance of research developed by Deaf researchers.