DEEDU - Departamento de Educação

URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/604

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Item
    A música como ferramenta no ensino da História : análise dialógica dos processos heterodiscursivos nos enunciados dos estudantes.
    (2023) Pacífico, Ana Vitória Miranda; Lima, Guilherme da Silva; Lima, Guilherme da Silva; Diniz, Margareth; Soares, Olavo Pereira
    O presente trabalho tem como objetivo realizar uma análise dialógica dos processos de heterodiscurso presentes no enunciado produzido por estudantes do ensino médio sobre o conteúdo “A luta das mulheres por seus direitos no Brasil” que compôs a componente curricular história. O trabalho foi realizado a partir da elaboração e aplicação de uma sequência didática dividida em seis aulas. A sequência didática em questão foi aplicada para alunos do terceiro ano do ensino médio, matriculados no Instituto Federal de Minas Gerais, na unidade Piumhi, ao longo do período pandêmico. A sequência didática estabelece dados para que fosse possível analisar como a utilização da letra das músicas pode contribuir para o ensino de história, estabelecendo como recorte temático “A luta das mulheres por seus direitos no Brasil”. O trabalho em questão consiste em uma revisão bibliográfica a respeito da utilização da música como ferramenta dentro do campo da educação, e do ensino da história. Estabelece-se aqui como horizonte teórico as obras de Volóchinov e do círculo de Bakhtin. Para além, também é utilizada a teoria de Dermeval Saviani para elucidar a respeito da função da escola, contribuindo para a fundamentação teórica utilizada. Empregando como critérios de análise os conceitos de dialogia, heterodiscurso e tema do enunciado desenvolvidos e aprofundados no Círculo de Bakhtin, este trabalho apresentou a análise do processo de produção de sentidos aos conceitos por cinco alunos ao longo da sequência didática, juntamente com a análise das atividades finais produzidas ao término da sequência didática. Apresentou-se então a análise do tema do enunciado e da composição heterodiscursiva o enunciado dos estudantes, além de identificar quais os signos ideológicos apropriados e desenvolvidos por cada aluno. Ao final da análise dos dados, é possível compreender que a utilização da música como ferramenta no ensino da história a respeito da luta das mulheres por seus direitos no Brasil contribuiu com a produção de sentidos de conceitos no campo da história. Além disso, os resultados indicaram que a análise de composições discursivas por meio do conceito de heterodiscurso pode ser um caminho promissor para a análise dos processos de ensino e aprendizagem.