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Resultados da Pesquisa

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    Professores homens nas primeiras etapas da educação básica : dilemas e enfrentamentos.
    (2022) Oliveira, Rosilane Katia de; Nogueira, Marlice de Oliveira e; Torres, Marco Antônio
    O artigo discute resultados de uma pesquisa realizada com pais professores homens da Educação Básica em cinco cidades mineiras. Primeiramente, realizamos um mapeamento da presença destes docentes nas escolas de educação básica nos municípios investigados, nas esferas municipais e estaduais, na Superintendência Regional de Ensino de Ouro Preto. Em seguida, cotejamos esses dados com a produção científi ca produzida nas duas últimas décadas sobre o tema, enfatizando os estudos que investigaram a presença masculina na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. Os resultados indicam que o número de professores homens na docência aumenta à medida em que se avança no nível de ensino, comportamento estatístico também presente no conjunto dos docentes do país. A análise da produção científi ca demonstrou que os professores do sexo masculino, ao se inserirem nas primeiras etapas da educação básica, passam por dilemas e enfrentamentos para permanecer na profi ssão e, muitas vezes, são submetidos às provas de uma pretensa e idealizada “idoneidade” para serem aceitos pela comunidade escolar.
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    Pais professores homens e o acompanhamento da vida escolar dos filhos.
    (2019) Oliveira, Rosilane Katia de; Nogueira, Marlice de Oliveira e
    O artigo discute as práticas educativas desenvolvidas na escolarização dos filhos por dez pais professores homens, residentes em cinco cidades do estado de Minas Gerais. Primeiramente, realizamos um levantamento na Superintendência Regional de Ensino de Ouro Preto, objetivando identificar o número de professores/as em atuação na educação básica e, posteriormente, procedemos à escolha dos sujeitos. Em seguida, aplicamos um questionário aos pais professores para traçar o perfil sociológico, profissional e educacional e entrevistas semiestruturadas que tiveram como foco as dinâmicas e práticas educativas familiares. Os resultados indicam que os pais professores homens, com uma carga horária de trabalho docente extensa, monitoram a vida escolar dos filhos, sem, no entanto, exercer forte regulação e controle das atividades escolares e extraescolares, e se mantêm, muitas vezes, nos bastidores do processo de acompanhamento familiar da escolarização.
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    Relação família – escola e políticas públicas no Brasil e em Portugal : um estudo da regulamentação da participação parental na gestão escolar.
    (2019) Oliveira, Rosilane Katia de; Nogueira, Marlice de Oliveira e; Araújo, Regina Magna Bonifácio de
    A partir de uma revisão da literatura, este trabalho discute as legislações portuguesa e brasileira objetivando compreender como os dois países tratam oficialmente o tema da relação entre família e escola, com foco central de análise, a legislação sobre a participação parental na gestão escolar. Os resultados evidenciam que, enquanto em Portugal houve um movimento associativo dos pais, no Brasil, mesmo que se observe uma regulamentação da participação parental na escolarização dos filhos, não se verifica a evidência de algum tipo de movimento associativo de pais e não há clareza sobre os modos como as famílias devem participar da vida escolar da prole.
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    Entre a casa e a escola : práticas educativas familiares de pais professores homens.
    (2018) Oliveira, Rosilane Katia de; Nogueira, Marlice de Oliveira e; Nogueira, Marlice de Oliveira e; Coutrim, Rosa Maria da Exaltação; Nogueira, Maria Alice de Lima Gomes
    As pesquisas sociológicas têm ampliado as discussões acerca da relação das famílias com a escola nos diversos meios sociais. No entanto, ainda são poucos os estudos que têm enfatizado essa interface em famílias de pais que são professores e, principalmente, quando nos referimos aos progenitores masculinos. Em um minucioso levantamento bibliográfico sobre os estudos da Sociologia da Educação e, de modo particular, sobre pesquisas no âmbito da relação família e escola, constatamos a raridade de estudos sobre práticas educativas de pais professores no Brasil. Nesse contexto, a proposta central desta pesquisa é investigar os efeitos de ser pai professor na vida familiar do docente do sexo masculino da Educação Básica, com foco nas práticas educativas desenvolvidas por eles no quadro da vida escolar de seus filhos. A questão norteadora do trabalho é: quais os impactos de “ser pai professor” homem em exercício da Educação Básica na vida familiar e na escolarização dos filhos? A pesquisa foi desenvolvida em cinco cidades do Estado de Minas Gerais: Mariana, Ouro Preto, Itabirito, Acaiaca e Diogo de Vasconcelos, com um desenho metodológico de abordagem qualitativa, e compreendeu duas etapas. Na fase inicial da investigação, realizamos um levantamento na Superintendência Regional de Ensino de Ouro Preto que objetivou identificar o número de professores/as em atuação na Educação Básica nas cinco cidades mencionadas e, posteriormente, procedemos à escolha dos sujeitos. Na segunda etapa, aplicamos um questionário e entrevista semiestruturada com 10 pais professores homens em exercício nos três níveis da Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio). O questionário consistiu em traçar o perfil social, profissional e educacional dos sujeitos investigados e a entrevista versou sobre as práticas educativas desenvolvidas pelos pais professores na escolarização dos filhos. Os dados foram examinados pela técnica de análise interpretativa e, para sua compreensão, elencamos cinco eixos de análise com suas respectivas categorias. Os resultados indicam que os pais professores homens, sobrecarregados por uma carga horária de trabalho docente extensa, monitoram a vida escolar dos filhos, sem, no entanto, exercer forte regulação e controle das atividades escolares e extraescolares, e se mantêm, muitas vezes, nos bastidores do processo de acompanhamento familiar da escolarização. Além disso, as formas de intervenção parental na escola são pouco visíveis e diretas, e esse comportamento menos interventor pode estar ligado a sentimentos de pudor e constrangimento que produzem, por sua vez, uma relação mais distante e formal com os professores e gestores das escolas dos filhos. Em suma, pode-se concluir que, embora o “efeito pai professor” (NOGUEIRA, M.O. 2011) seja pertinente para explicar práticas educativas parentais produtoras de vantagens que impulsionam o sucesso escolar dos filhos, esse efeito apresenta nuanças que somente podem ser compreendidas levando-se em conta as condições simbólicas e materiais de vida pessoal e profissional a que estão submetidos os pais professores homens.