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Resultados da Pesquisa

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    Docência universitária : um balanço dos programas institucionais de formação de professores das IES públicas brasileiras.
    (2018) Nunes, Célia Maria Fernandes; Araújo, Regina Magna Bonifácio de; Perucci, Leidelaine Sergio; Gomes, Valdete Aparecida Fernandes Moutinho
    Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa cujo objetivo consistiu em identificar e analisar os programas institucionais de formação continuada para os professores universitários nas Instituições de Ensino Superior públicas brasileiras (federais e estaduais). Propomos a identificação e análise desses programas por meio de uma investigação de abordagem qualitativa, do tipo descritiva. Os dados foram coletados a partir da consulta nas páginas eletrônicas das instituições. Os resultados nos permitem afirmar que a docência universitária na perspectiva de programas institucionais é bem recente e os investimentos, ainda, são poucos. Muitas instituições não possuem um programa específico, porém promovem ações formativas tais como seminários, encontros, palestras etc. Percebemos que a docência universitária desenvolvida nas IES possui diversos enfoques que podem servir de subsídios para se pensar a construção de políticas de formação continuada para professores que atuam com esse segmento de ensino assim como orientar o desenvolvimento de novos estudos e discussões sobre a temática no meio acadêmico.
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    Políticas para educação de jovens e adultos no Brasil : a produção da área nos anos de 2011 e 2012 veiculadas na Anped.
    (2013) Araújo, Regina Magna Bonifácio de; Freitas, Angelita Aparecida Azevedo; Nunes, Célia Maria Fernandes; Jardilino, José Rubens Lima
    Este artigo visa apresentar o balanço da produção científica acerca das políticas públicas para a educação de jovens e adultos (EJA) apresentada no Grupo de Trabalho Educação de Pessoas Jovens e Adultos, denominado também como GT 18, da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped), nos anos de 2011 e 2012. Para realização deste trabalho, foram consultados todos os resumos dos textos submetidos ao GT 18, no período mencionado, totalizando 32 produções e foi feita leitura na íntegra dos trabalhos considerados com potencial para esta pesquisa. Algumas pesquisas foram empreendidas com o intuito de mapear as políticas públicas para educação de jovens e adultos no Brasil. Os trabalhos denominados Estado da Arte e Estado do Conhecimento têm sido recorrentes em várias áreas do conhecimento. Dentre eles destacamos os de Ventura (2008), Santos e Viana (2011) e Araújo e Jardilino (2011). O artigo que ora se apresenta se insere neste tipo de pesquisa, dada a sua importância e relevância. A partir dos trabalhos apresentados, percebem-se algumas continuidades no que foi constatado nas pesquisas anteriores, como também algumas alterações. Chama a atenção o número reduzido de pesquisas apresentadas na Anped, GT 18, que trataram do financiamento da educação de jovens e adultos. Percebeu-se também uma continuidade quanto ao aumento da quantidade de produções sobre os programas federais para a EJA, especialmente o Proeja. A pesquisa constata um interesse crescente da academia por compreender, analisar e até mesmo intervir neste meio, buscando melhorias para as políticas de oferta da educação de jovens e adultos em nosso país.
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    Como se forma o professor pesquisador? Primeiras aproximações a partir de um estudo de caso.
    (2010) Oliveri, Andressa Maris Rezende; Coutrim, Rosa Maria da Exaltação; Nunes, Célia Maria Fernandes
    Este artigo é fruto de uma pesquisa realizada em uma universidade pública do interior de Minas Gerais sobre a formação teórico/ prática dos licenciandos, com o objetivo de discutir o papel da pesquisa na formação e na prática dos professores da educação básica, mais especificamente nos cursos de licenciaturas oferecidas por essa universidade. O motivo da pesquisa é o fato de os professores do ensino básico não se reconhecerem, na maioria das vezes, como produtores do conhecimento. Um recurso que tem sido apontado pela literatura para a melhoria da qualidade do trabalho docente e para o aprimoramento do professor de educação básica como agente produtor de conhecimento é a articulação entre ensino e pesquisa na sala de aula. Neste artigo, serão apresentados resultados da pesquisa realizada através da análise das ementas e dos programas das disciplinas de quatro cursos de licenciaturas oferecidos pela referida universidade: Letras, História, Biologia e Matemática. Os resultados aqui apresentados referem-se aos conteúdos das mesmas. Foi possível perceber que, nos cursos de licenciatura investigados, a iniciativa de formação do professor pesquisador é pontual, ou seja, apenas alguns departamentos oferecem disciplinas relacionadas a tal questão.