DEEDU - Departamento de Educação
URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/604
Navegar
2 resultados
Resultados da Pesquisa
Item Metodologias ativas e formação inicial : investigando reflexos na prática docente de professores de matemática.(2021) Altino Filho, Humberto Vinício; Nunes, Célia Maria Fernandes; Ferreira, Ana CristinaEste estudo teve como objetivo verificar se (e como) o uso de Metodologias Ativas na formação de professores de Matemática se reflete, em alguma medida, na prática docente de egressos que estão lecionando. A coleta de dados se deu por meio de: entrevistas com duas coordenadoras e com três egressos do curso em questão; questionário aplicado aos egressos dessa instituição formados entre 2014 e 2016; e observações de aulas dos três professores egressos. Os resultados evidenciam a existência de alguns reflexos das Metodologias Ativas na prática docente atual desses egressos, principalmente na mescla de momentos expositivos e momentos com formatos mais ativos ao longo das aulas de Matemática ministradas por eles, bem como na valorização das interações entre pares e nas tarefas práticas propostas. Observou-se, ainda, um destaque à aprendizagem em grupos, e, em alguns casos, à aprendizagem por projetos.Item Metodologias ativas no ensino de matemática : o que dizem as pesquisas?(2020) Altino Filho, Humberto Vinício; Nunes, Célia Maria Fernandes; Ferreira, Ana CristinaAs metodologias ativas de aprendizagem estão em evidência nos debates educacionais. Tais metodologias têm por finalidade o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias na sociedade contemporânea, pautando-se no protagonismo do aluno no processo de ensino e aprendizagem. Neste artigo, apresenta-se uma análise da produção brasileira sobre a utilização de metodologias ativas no ensino de matemática, a partir da consulta ao banco de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A análise das pesquisas aponta para a utilização de propostas de inserção de métodos ativos para a sala de aula de Matemática no geral, apresentando aplicações da Team Based Learning, do Just-in-Time-Teaching e da Peer Instruction, por exemplo.