DEEDU - Departamento de Educação

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Resultados da Pesquisa

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    Avaliação da aprendizagem : um olhar a partir da concepção de estudantes da educação superior.
    (2019) Barboza, Maria das Graças Auxiliadora Fidelis; Nunes, Célia Maria Fernandes
    Estudo de caso desenvolvido mediante pesquisa de natureza exploratória, qualitativa e quantitativa, utilizando, para a coleta de dados, um questionário online (Google Docs) com questões abertas e fechadas. Participaram da pesquisa 511 estudantes dos cursos de licenciaturas, bacharelados e tecnológicos do 3º ao 8º semestre de uma instituição privada e confessional em 2017 e 2018. Com base na coleta, na sistematização e na análise dos dados, identificaram-se alguns avanços quanto à concepção de avaliação, a saber: tentativa de ruptura com a abordagem tradicional para uma abordagem formativa/processual; defesa de uma avaliação em parceria entre professor/estudante e estudante/estudante; sugestão de outros dispositivos avaliativos para além das tradicionais provas escritas. Os resultados indicam a necessidade de se compreender a prática docente e discente e seus significados educativos, de modo que não se aniquile a autonomia dos estudantes e professores como sujeitos desse processo.
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    O(a) pedagogo(a) e a educação não formal : aportes da história e de pesquisas acadêmicas.
    (2019) Lapadula, María Florentina; Nunes, Célia Maria Fernandes; Carvalho, Odair França de
    Desde o século XX, no mundo ocidental, a educação das pessoas é conduzida por um agente principal, a escola pública. Segundo diferentes autores, este espaço educacional tem sido o âmbito hegemônico de atuação dos pedagogos e das pedagogas até início do século XXI, época em que o campo de atuação se diversifica. Embora a escola continue sendo o espaço educacional central onde estes se desenvolvem, existem outros como Organizações não Governamentais (ONGs), sindicatos, movimentos sociais, empresas, hospitais, a mídia, instituições culturais, educação especial, etc. Com o intuito de conhecer mais esse campo e assim contribuir na reflexão sobre a formação dos Pedagogos desenvolvemos uma pesquisa que teve como objetivo adentrar na história da educação não formal e na produção acadêmica sobre o tema. Para seu desenvolvimento a metodologia percorreu o seguinte itinerário: realizamos uma pesquisa bibliográfica e logo após um levantamento das produções, com o objetivo de conhecer o que se tem investigado sobre o objeto de estudo. Concluiu-se que esse mapeamento nos proporcionou identificar a incipiência de pesquisas sobre a temática da educação não formal.
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    A docência em “celas de aula” : desafios dos professores de educação física em escolas.
    (2019) Custódio, Glauber César Cruz; Nunes, Célia Maria Fernandes
    Esta pesquisa buscou investigar possíveis desafios enfrentados por professores de Educação Física em escolas prisionais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que utilizou como instrumento para a coleta de dados entrevista semiestruturada, questionário e caderno de campo. Os docentes revelaram vários desafios, destacando-se os limites para o desenvolvimento de suas ações com a Educação Física, em razão das aulas acontecerem somente dentro da sala/cela e com diversas restrições. Essa situação limita o alcance dos propósitos educacionais da disciplina, em razão de suas ncessidades, e estabelecem um paradoxo, pois quando se pensa na mesma pressupõe a presença de movimento e práticas corporais.
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    Aspectos da valorização docente em narrativas de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental.
    (2019) Gomes, Valdete Aparecida Fernandes Moutinho; Nunes, Célia Maria Fernandes; Pádua, Karla Cunha
    A valorização docente tem sido recorrentemente, enfatizada pelos profissionais e estudiosos da área educacional como um dos aspectos mais importantes para a construção de uma sociedade mais democrática e para a qualidade da educação. Com base nesse pressuposto, apresentamos resultados de uma pesquisa de mestrado cujo objetivo consistiu em investigar a valorização docente, a partir de narrativas de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental da rede municipal de Mariana, Minas Gerais, em diálogo com referenciais teóricos sobre a temática. Constatamos que o conceito de valorização docente é polissêmico, envolve aspectos objetivos (formação, remuneração, condições de trabalho e carreira) e subjetivos (reconhecimento social e a realização profissional) e que ambos encontram-se imbricados na vida do/a professor/a. Com base nas narrativas das professoras pesquisadas, apontamos outros aspectos envolvidos nas condições de trabalho, para além das conquistas alcançadas no município, como a elevação salarial proporcionada pelo plano de carreira. Dessa forma, abordamos questões pouco exploradas nos estudos sobre a temática tais como: as relações professor-aluno, família-escola e entre os pares, experimentadas no exercício da profissão, mostrando como a importância atribuída pelas professoras a essas interações revelam a dimensão humana da docência e sua relação com a valorização docente.
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    Formação de professores : investigando programas de desenvolvimento profissional docente nos institutos federais.
    (2019) Pena, Geralda Aparecida de Carvalho; Nunes, Célia Maria Fernandes; Souza, Karoline de Lourdes Abreu; Perucci, Leidelaine Sergio
    A temática da formação de professores, nos diversos níveis de ensino, tem sido recorrente nas pesquisas do campo educacional, apontando novos olhares e perspectivas de análise. Este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa que teve como objetivo identificar e analisar, por meio de uma pesquisa bibliográfica e documental, estudos e pesquisas sobre desenvolvimento profissional de professores de Educação Profissional e Tecnológica e de Ensino Superior, além de levantar e analisar projetos/programas ou ações voltados ao desenvolvimento profissional docente em cinco Institutos Federais mineiros. Os resultados dessa investigação apontaram poucos estudos cujos sujeitos sejam professores da Educação Profissional e Tecnológica e do Ensino Superior, bem como a inexistência de programas de desenvolvimento profissional docente nos Institutos Federais mineiros no período pesquisado.
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    Condições de trabalho e valorização docente : um diálogo com professoras do ensino fundamental I.
    (2019) Gomes, Valdete Aparecida Fernandes Moutinho; Nunes, Célia Maria Fernandes; Pádua, Karla Cunha
    Este artigo discute as condições de trabalho, consideradas importantes para a valorização docente e para a satisfação profissional dos professores. Apresenta resultados de uma pesquisa que objetivou investigar a valorização docente com base em narrativas de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental. Por meio do entrecruzamento de referencial teórico sobre a temática e da análise de entrevistas narrativas realizadas com cinco professoras da rede municipal de uma cidade de Minas Gerais, a pesquisa ressaltou vários fatores referentes às condições de trabalho docente e à complexidade das atividades concretas de exercício da profissão. Entre outras questões, a remuneração docente, o plano de carreira, a avaliação de desempenho e a infraestrutura física e material das escolas se destacaram como importantes aspectos que influenciam o modo de ser e estar na docência. O estudo também mostrou que a precariedade de algumas questões referentes às condições de trabalho pode favorecer o abandono da profissão e o adoecimento docente, o que aponta para a necessidade de políticas de melhoria das condições de trabalho e de cuidado da saúde dos professores.
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    As vozes dos egressos de pedagogia de uma IES pública federal : entre as políticas e a formação de pedagogos.
    (2019) Nunes, Célia Maria Fernandes; Araújo, Regina Magna Bonifácio de; Lucindo, Nilzilene Imaculada
    O curso de Pedagogia e suas diferentes formas de organização, ditadas pelas políticas educacionais dos últimos 20 anos, têm sido objeto de estudos no campo educacional. Este artigo tem como principal objetivo analisar o curso de Pedagogia de uma IES pública federal a partir das vozes de seus egressos. Trata-se dos resultados finais da pesquisa intitulada "Por onde andam os ex-alunos do curso de pedagogia/UFOP? Conhecendo a Trajetória e o lugar profissional desses egressos”, desenvolvida na Universidade Federal de Ouro Preto, nos anos de 2016 e 2017. A investigação de cunho qualitativo, em sua abordagem teórica examinou as contribuições de diferentes teóricos que estudaram o papel do pedagogo na sociedade e na educação e na abordagem empírica, a pesquisa de campo tomou como sujeitos os 145 estudantes que se formaram entre os anos de 2012 a 2015. Os dados foram coletados por meio de um questionário on-line, desenvolvido no sistema Google Docs, estruturado em quatro categorias: o perfil; a formação acadêmica; a atuação profissional; o curso de Pedagogia e a profissão de pedagogo, encaminhado via e-mail. A análise dos dados foi realizada com base nas respostas dos egressos, utilizando-se da técnica de análise de conteúdo. Os dados obtidos caracterizaram o perfil dos egressos e propiciou uma análise da formação oferecida na UFOP e da profissão escolhida. Os estudantes investigados percebem a importância do pedagogo para a sociedade e a sua desvalorização social, mas mantêm a esperança de que podem fazer a diferença e contribuir para uma mudança positiva na educação. A pesquisa contribuiu com as reflexões acerca dos desafios e possibilidades do curso de Pedagogia, sinalizando a importância de se conhecer a realidade vivida pelos egressos desse curso.
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    Ser pedagogo : a escolha profissional de egressos do curso de pedagogia.
    (2018) Lucindo, Nilzilene Imaculada; Nunes, Célia Maria Fernandes; Araújo, Regina Magna Bonifácio de
    Este artigo apresenta um recorte da pesquisa “Por onde andam os ex-alunos do curso de Pedagogia/UFOP? Conhecendo a trajetória e o lugar profissional desses egressos” que investigou a função profissional dos concluintes do curso de Pedagogia, formados após a implantação da Resolução CNE/CP nº 1/2006. O estudo, de abordagem qualitativa, fez uso da análise documental, da pesquisa bibliográfica e de campo. Na coleta de dados foi utilizado um questionário on-line destinado aos 145 egressos que se formaram entre 2012 e 2015. Identificamos que 75,7% dos egressos estão trabalhando; 72,9% atuam na área educacional; 51,4% em instituição pública. O fator que mais influenciou a escolha pela Pedagogia foi a identificação com a área e o ambiente educacional. Dos egressos, 70% se encontram satisfeitos com a profissão e 85,7% se declararam satisfeitos com sua escolha, contudo, as más condições e a precarização do trabalho docente são os fatores que justificam a insatisfação destacada por alguns.
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    Docência universitária : um balanço dos programas institucionais de formação de professores das IES públicas brasileiras.
    (2018) Nunes, Célia Maria Fernandes; Araújo, Regina Magna Bonifácio de; Perucci, Leidelaine Sergio; Gomes, Valdete Aparecida Fernandes Moutinho
    Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa cujo objetivo consistiu em identificar e analisar os programas institucionais de formação continuada para os professores universitários nas Instituições de Ensino Superior públicas brasileiras (federais e estaduais). Propomos a identificação e análise desses programas por meio de uma investigação de abordagem qualitativa, do tipo descritiva. Os dados foram coletados a partir da consulta nas páginas eletrônicas das instituições. Os resultados nos permitem afirmar que a docência universitária na perspectiva de programas institucionais é bem recente e os investimentos, ainda, são poucos. Muitas instituições não possuem um programa específico, porém promovem ações formativas tais como seminários, encontros, palestras etc. Percebemos que a docência universitária desenvolvida nas IES possui diversos enfoques que podem servir de subsídios para se pensar a construção de políticas de formação continuada para professores que atuam com esse segmento de ensino assim como orientar o desenvolvimento de novos estudos e discussões sobre a temática no meio acadêmico.
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    Avaliação do curso de pedagogia da Universidade Federal de Ouro Preto : a ótica dos egressos.
    (2018) Lucindo, Nilzilene Imaculada; Nunes, Célia Maria Fernandes; Araújo, Regina Magna Bonifácio de
    O trabalho apresenta um recorte da pesquisa que teve como objetivo investigar a função profissional que os egressos do curso de Pedagogia formados após a implantação do novo currículo estabelecido pela Resolução CNE/CP nº 1/2006 estão exercendo. Este texto avalia a formação oferecida no curso de Pedagogia da UFOP sob a ótica de seus egressos. A pesquisa de abordagem qualitativa fez uso da análise documental; da pesquisa bibliográfica e da pesquisa de campo que utilizou um questionário on-line para coletar os dados dos 145 egressos que se formaram entre 2012 e 2015. Os dados coletados foram tratados segundo a análise de conteúdo e a partir das respostas de 70 egressos identificamos que o conceito “bom” se sobressai ao avaliarem o projeto político pedagógico, o currículo e a condição material da instituição, mas há lacunas relativas à formação para atuar na Educação Infantil e na Gestão. Na visão de 62,8% a formação inicial os preparou para o mercado de trabalho e para melhorar o curso de Pedagogia, os egressos consideraram que se faz necessário rever o currículo.