DEEDU - Departamento de Educação
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Resultados da Pesquisa
Item Comparing university student conceptions of assessment : Brazilian and New Zealand beliefs.(Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2015) Matos, Daniel Abud Seabra; Brown, Gavin Thomas LumsdenStudent conceptions of assessment are an aspect of self-regulation theory with adaptive and maladaptive factors. Responses to the Student Conceptions of Assessment inventory seem to be sensitive to the dominant uses of assessment within a society. A multi-group confirmatory factor analysis was conducted between Brazilian and New Zealand university students. A common, inter-correlated 8-factor solution was found, but was not invariant between samples. New Zealand students were positive about the predictive role of assessment, perhaps because opportunity to enter higher education is relatively equitable. Brazilian students had a more negative conception of assessment, perhaps reflecting the largely summative use of assessment in higher education. This study supports the notion that educational beliefs are ecologically rational.Item Análise fatorial.(Enap, 2019) Matos, Daniel Abud Seabra; Rodrigues, Erica CastilhoItem Bifactor invariance analysis of student conceptions of assessment inventory.(2019) Matos, Daniel Abud Seabra; Brown, Gavin Thomas Lumsden; Gomes, Cristiano Mauro AssisStudent conceptions of the purposes of assessment are an important aspect of self-regulated learning. This study advances our understanding of the Student Conceptions of Assessment Inventory (SCoA) by examining the generalizability of the factorial structure of the SCoA using bifactor analysis and conducting cross-cultural invariance testing between Brazil and New Zealand. Eight different models were specified and evaluated, with the best model being adopted for invariance testing. This research adds to our understanding of the cross-cultural properties of the SCoA because the introduction of the bifactor model resulted in metric equivalence between countries, which had previously had only partial metric equivalence. Future studies should attempt to create more items around several SCoA constructs.Item Currículo e relações de poder : análise de uma reforma curricular para cursos de Pedagogia em tempos de conservadorismos.(2019) Mendes, Cláudio Lúcio; Cardoso, Frederico Assis; Matos, Daniel Abud SeabraO artigo tem por objetivo analisar uma das questões mais relevantes que integraram a agenda das discussões, nas últimas décadas, sobre os cursos superiores de Pedagogia no Brasil: o currículo. Para tanto, trabalhamos com a análise de uma reforma curricular que envolveu dois cursos de Pedagogia de dois Centros Universitários privados localizados nos estados de Minas Gerais e de São Paulo. Como referencial analítico ¬ fizemos uso das teorias críticas e pós-críticas do campo dos Estudos do Currículo. A partir de uma gestão colegiada, democrática e participativa, identi¬ficamos uma grande arena de luta em torno da construção curricular que envolvia questões pedagógicas versus questões econômicas. No entanto, destacamos que, mesmo em um contexto de instituições privadas, é possível questionar, resistir e produzir um currículo que favoreça posturas mais democráticas, inclusivas e plurais. O argumento central é o de que as discussões do campo do currículo, quando tratadas criticamente, contribuem com o avanço intelectual e político de uma instituição.Item Uma análise sobre a taxonomia solo : aplicações na avaliação educacional.(2019) Mol, Solange Maria; Matos, Daniel Abud SeabraOs objetivos desta pesquisa são apresentar a Taxonomia SOLO como instrumento metodológico na avaliação educacional e realizar uma revisão da literatura sobre o uso dessa na avaliação educacional no Brasil. A SOLO é uma taxonomia cognitiva composta por cinco níveis que crescem em complexidade: 1) pré-estrutural; 2) uniestrutural; 3) multiestrutural; 4) relacional; e 5) abstrato estendido. Esses níveis são subdivididos em duas categorias de aprendizagem: superficial e profunda. A SOLO apresenta muitas aplicações: avaliação de sala de aula, avaliação externa, formação de professores, elaboração de questões, entre outras. O número reduzido de pesquisas encontradas confirma o pouco uso dessa taxonomia no cenário brasileiro. Assim a contribuição do nosso trabalho é apresentar a SOLO e seus usos.Item IDEB, avaliações externas e gestão educacional : percepções de gestores escolares sobre usos e implicações.(2018) Matos, Daniel Abud Seabra; Oliveira, Breynner Ricardo de; Tripodi, Maria do Rosário FigueiredoBuscamos, a partir da percepção de gestores, conhecer as lógicas de gestão escolar em municípios mineiros, por meio da sua interface com iniciativas de medida e avaliação federais. No total, participaram cinco escolas públicas de quatro municípios do estado de Minas Gerais. Realizamos entrevistas semiestruturadas individualmente com cinco gestoras. Utilizamos uma abordagem qualitativa, sendo as entrevistas analisadas por meio de análise de conteúdo. Nesse sentido, empregamos as seguintes categorias analíticas: a) modificação da gestão escolar; b) IDEB e qualidade em educação; c) modificação do trabalho pedagógico do professor. Em síntese, nossos resultados apontam para um forte efeito de indução que as avaliações externas e o IDEB têm produzido nas escolas e nos profissionais da educação, o que envolve questões como o estabelecimento de metas, monitoramento intenso das escolas e replanejamento institucional. Portanto, identificamos diversos usos e implicações do IDEB e avaliações externas. Tomados em conjunto, nossos resultados corroboram a literatura educacional.Item Impactos das práticas familiares sobre a proficiência em Língua Portuguesa e Matemática no Ensino Fundamental.(2017) Matos, Daniel Abud Seabra; Nogueira, Maria Alice de Lima Gomes; Resende, Tânia de Freitas; Nogueira, Cláudio Marques Martins; Alves, Maria Teresa GonzagaO objetivo do estudo aqui relatado é investigar o impacto de recursos e práticas familiares no desempenho escolar de alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Selecionaram-se 299 alunos que participaram do GERES 2005, aos quais se aplicou um questionário com 145 questões. Empregaram-se métodos quantitativos: modelagem de equações estruturais. Dentre os principais resultados, destaca-se que os fatores capital cultural objetivado, capital informacional, práticas de escrita e interação pais e filhos foram impactados pelo nível socioeconômico; as práticas de escrita foram a variável de maior impacto no desempenho em português; e o capital informacional, o fator de maior impacto em matemática. Ocorreu vantagem significativa das escolas privadas no que se refere à proficiência dos alunos; e a matemática se mostrou mais diretamente dependente do tipo de escola.Item The relevance of the school socioeconomic composition and school proportion of repeaters on grade repetition in Brazil : a multilevel logistic model of PISA 2012.(2017) Ferrão, Maria Eugénia; Costa, Patrícia Mota; Matos, Daniel Abud SeabraThe paper extends the literature on grade repetition in Brazil by (a) describing and synthesizing the main research findings and contributions since 1940, (b) enlarging the understanding of the inequity mechanism in education, and (c) providing new find‑ ings on the effects of the school socioeconomic composition and school proportion of repeaters on the individual probability of grade repetition. Based on the analyses of empirical distributions and multilevel logistic modelling of PISA 2012 data, the findings indicate that higher student socioeconomic status is associated with lower probabil‑ ity of repetition, there is a cumulative risk of repetition after an early repetition, the school socioeconomic composition is strongly correlated with the school proportion of repeaters, and both are related to the individual probability of repetition. The results suggest the existence of a pattern that cumulatively reinforces the effects of social disadvantage, in which the school plays a central role.Item Repetência e indisciplina : evidências de Brasil e Portugal no PISA 2012.(2016) Matos, Daniel Abud Seabra; Ferrão, Maria EugéniaEste trabalho objetiva analisar o fenômeno da repetência escolar no Brasil e em Portugal, por meio dos dados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes [Programme for International Student Assessment] – Pisa 2012, e aplicar um modelo de regressão logística multinível tendo a repetência como variável dependente, no sentido de identificar características dos estudantes e das escolas que estejam associadas à probabilidade de repetência para estimar a variabilidade entre escolas. Dentre os principais resultados, a contribuição mais significativa deste estudo é explicitar uma clara associação entre repetência e indisciplina escolar. Pesquisas adicionais baseadas em dados longitudinais são necessárias para investigar aprofundadamente as características dos estudantes e das escolas que estejam associadas à mudança das condições de educação e que influenciam a probabilidade de repetência.Item Os conceitos de concepção, percepção, representação e crença no campo educacional : similaridades, diferenças e implicações para a pesquisa.(2016) Matos, Daniel Abud Seabra; Jardilino, José Rubens LimaNas pesquisas sobre “o que pensam” alunos, professores e atores educacionais, há uma enorme variedade de termos que se utiliza para referir-se às representações mentais. Essa diversidade acaba dificultando a compreensão de pesquisas da área educacional e seu arcabouço teóricoconceitual. Há muitos estudos na literatura educacional que não definem claramente os conceitos utilizados. O objetivo deste artigo é realizar uma análise sobre os conceitos de concepção, percepção, representação e crença. As fontes utilizadas foram artigos, livros e dicionários especializados. Conclui-se que os referidos termos utilizados (concepção, percepção, representação e crença) têm como objetivo chegar a um mesmo resultado: informar a maneira como as pessoas percebem, avaliam e agem com relação ao fenômeno pesquisado. Assume-se que há necessidade de uma constante vigilância epistemológica e de um acordo mínimo entre os pares sobre o significado desses conceitos. Tratá-los como sinônimosincidirá em uma série de equívocos na divulgação dos resultados das pesquisas.