DEEDU - Departamento de Educação
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Resultados da Pesquisa
Item A formação inicial do(a) professor(a) de música para a educação básica : um estudo na rede municipal de Itabirito/MG.(2020) Matias, Breno Henrique; Jardilino, José Rubens Lima; Jardilino, José Rubens Lima; Pires, Nair Aparecida Rodrigues; Conceição, Juliana Santos da; Todaro, Mônica de ÁvilaA pesquisa que deu lugar a esta dissertação focou a formação do professor de música para a escola de educação básica. O campo pesquisado foi a Rede Municipal de Ensino da cidade de Itabirito, em Minas Gerais, no qual a música é disciplina curricular da educação básica desde o ano de 2014. A música tem participado do currículo como atividade nas escolas desde o ano de 2005 por meio de um projeto de Artes na Escola. O campo possui professores de música efetivos no seu quadro funcional que atendem a todas as escolas municipais, abrangendo a educação infantil e o ensino fundamental I. Na metodologia da pesquisa, adotamos como técnica de construção dos dados, o grupo focal e o questionário de caracterização, além da análise documental nos currículos de formação dos professores sujeitos desta pesquisa. O Grupo Focal foi o principal instrumento de coleta de dados e teve Gatti (2005) como referência. Como referencial teórico, a pesquisa recorreu a Tardif (2010) e Pimenta (1999) no que concerne à compreensão dos saberes da docência. Para a parte analítica do trabalho, optamos realizá-la tendo como referência Bardin (1977), adotando a Análise de Conteúdo por meio da categorização, que organiza os dados e proporciona boa estruturação para a apreciação. As categorias de análise, algumas definidas a priori e outras emanadas da empiria (observação/grupo focal) são: Experiências e aprendizado musical direcionando a escolha da profissão; Finalidade da formação e da atuação com a música; Formação inicial; Saberes docentes; e Construção da identidade da música na escola. Os achados da pesquisa indicam que o processo de formação inicial dos professores de música exige conhecimentos no campo dos saberes da profissão, gerando experiências educacionais articuladas aos saberes pedagógicos, do conhecimento, curriculares, disciplinares e também aqueles que emergem das experiências de vida, mesmo que de forma inconsciente, mas que proporcionam a realização das escolhas profissionais para a carreira docente. Com o objetivo de verificar se a formação do professor de música tinha bases pedagógicas sólidas para uma atuação na escola de educação básica, os dados demonstraram que os professores possuem conhecimentos no âmbito da docência, no campo pedagógico, e que a atuação no contexto escolar vem reforçando esses conhecimentos pela prática e pela busca de formação continuada para superar as deficiências da formação inicial. Portanto, a hipótese de que a licenciatura em música havia possibilitado formação pedagógica capaz de instrumentalizar o professor para o trabalho na educação básica não se confirmou, visto que há uma disparidade entre as disciplinas específicas e as disciplinas pedagógicas, comprovada tanto pelas falas dos pesquisados quanto pelos documentos analisados.