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Resultados da Pesquisa

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    Condições educacionais e exclusão digital na pandemia- 2020-2021 : o caso da educação pública na região dos Inconfidentes - MG.
    (2022) Jardilino, José Rubens Lima; Silva, Marcelo Donizete da; Sampaio, Ana Maria Mendes; Matias, Breno Henrique
    Este artigo tem como finalidade analisar as condições educacionais dos professores das redes públicas municipais da Região dos Inconfidentes - MG frente à inclusão digital no período de pandemia. Para tanto, empenhou esforços analíticos formulados a partir de sessões de discussão temática com os professores da educação básica, gestores municipais e liderança sindical, pertencentes à rede municipal de ensino dessa região. Os resultados encontrados apontam para: 1) a falta de formação docente e de aparato tecnológico para o uso do ensino remoto; 2) a importância de uma rede de ensino municipal própria, orientada e articulada a partir da interação, colaboração e representatividade dos seus envolvidos; 3) a necessidade de maior compreensão crítico-analítica sobre as propostas de inclusão digital, vinculadas à superação da pobreza e das desigualdades sociais; 4) a falta de autonomia dos municípios, revelada pela falta de redes de ensino próprias e pela dependência significativa do Estado.
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    A formação inicial do(a) professor(a) de música para a educação básica : um estudo na rede municipal de Itabirito/MG.
    (2020) Matias, Breno Henrique; Jardilino, José Rubens Lima; Jardilino, José Rubens Lima; Pires, Nair Aparecida Rodrigues; Conceição, Juliana Santos da; Todaro, Mônica de Ávila
    A pesquisa que deu lugar a esta dissertação focou a formação do professor de música para a escola de educação básica. O campo pesquisado foi a Rede Municipal de Ensino da cidade de Itabirito, em Minas Gerais, no qual a música é disciplina curricular da educação básica desde o ano de 2014. A música tem participado do currículo como atividade nas escolas desde o ano de 2005 por meio de um projeto de Artes na Escola. O campo possui professores de música efetivos no seu quadro funcional que atendem a todas as escolas municipais, abrangendo a educação infantil e o ensino fundamental I. Na metodologia da pesquisa, adotamos como técnica de construção dos dados, o grupo focal e o questionário de caracterização, além da análise documental nos currículos de formação dos professores sujeitos desta pesquisa. O Grupo Focal foi o principal instrumento de coleta de dados e teve Gatti (2005) como referência. Como referencial teórico, a pesquisa recorreu a Tardif (2010) e Pimenta (1999) no que concerne à compreensão dos saberes da docência. Para a parte analítica do trabalho, optamos realizá-la tendo como referência Bardin (1977), adotando a Análise de Conteúdo por meio da categorização, que organiza os dados e proporciona boa estruturação para a apreciação. As categorias de análise, algumas definidas a priori e outras emanadas da empiria (observação/grupo focal) são: Experiências e aprendizado musical direcionando a escolha da profissão; Finalidade da formação e da atuação com a música; Formação inicial; Saberes docentes; e Construção da identidade da música na escola. Os achados da pesquisa indicam que o processo de formação inicial dos professores de música exige conhecimentos no campo dos saberes da profissão, gerando experiências educacionais articuladas aos saberes pedagógicos, do conhecimento, curriculares, disciplinares e também aqueles que emergem das experiências de vida, mesmo que de forma inconsciente, mas que proporcionam a realização das escolhas profissionais para a carreira docente. Com o objetivo de verificar se a formação do professor de música tinha bases pedagógicas sólidas para uma atuação na escola de educação básica, os dados demonstraram que os professores possuem conhecimentos no âmbito da docência, no campo pedagógico, e que a atuação no contexto escolar vem reforçando esses conhecimentos pela prática e pela busca de formação continuada para superar as deficiências da formação inicial. Portanto, a hipótese de que a licenciatura em música havia possibilitado formação pedagógica capaz de instrumentalizar o professor para o trabalho na educação básica não se confirmou, visto que há uma disparidade entre as disciplinas específicas e as disciplinas pedagógicas, comprovada tanto pelas falas dos pesquisados quanto pelos documentos analisados.
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    Políticas públicas e seus ciclos na área educacional : o caso do ensino de música.
    (2019) Matias, Breno Henrique; Jardilino, José Rubens Lima
    Este artigo faz uma análise da Lei nº 11.769/2008, que instituiu a música na escola como conteúdo da educação básica. Partindo da concepção de políticas públicas, tomará como aporte teórico os ciclos de políticas considerando a demanda inicial até a sua implementação. Metodologicamente este artigo se ampara na análise documental buscando demonstrar a importância da atuação/intervenção direta dos burocratas e de sua discrição no resultado esperado ao inserir a música na escola. Concluímos que a inserção ou não da música na escola foi tratada com dubiedade. Nos processos de implementação a discrição, imperou mais que a própria lei, levando a música a não se tornar uma disciplina escolar na educação brasileira.