DEEDU - Departamento de Educação
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Resultados da Pesquisa
Item Educação não formal : um olhar sobre a formação e atuação de pedagogos(as) na Região dos Inconfidentes.(2017) Lapadula, María Florentina; Nunes, Célia Maria Fernandes; Nunes, Célia Maria Fernandes; Jorge, Liliane dos Santos; Carvalho, Odair França deA Pedagogia pode ser entendida como o campo de conhecimento que tem como finalidade o estudo da práxis educacional e que pode se definir como um campo heterogêneo e complexo, com a existência de educação formal, não formal e informal, nos quais pedagogos e pedagogas, como profissionais da educação, intervêm pedagogicamente. Embora a escola tenha sido o âmbito hegemônico onde os pedagogos e pedagogas trabalhavam, atualmente, o campo de atuação se diversifica. Com a existência dos espaços educacionais não formais, que começam a se estender, nos anos 1970, por todo o país, ampliam-se os espaços de atuação dos pedagogos e pedagogas, criando-se mudanças na formação destes nos espaços de educação superior. Esta pesquisa teve como objetivo identificar e analisar a formação e atuação dos pedagogos e pedagogas que trabalham na educação não formal, focalizando aqueles que atuam em projetos educacionais com crianças e jovens na Região dos Inconfidentes (Minas Gerais). Como caminho metodológico por meio de uma abordagem qualitativa, realizamos uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa de campo que utilizou como instrumentos de coleta de dados a aplicação de questionários e entrevista semi- estruturada. Analisamos os dados obtidos tendo como base os conceitos trabalhados para refletir sobre a formação e a atuação dos pedagogos e pedagogas que desenvolvem seu trabalhos nesses espaços educativos da educação não formal. A pesquisa nos permitiu identificar a existência de uma multiplicidade de tarefas que são realizadas pelas pedagogas. Esse fato reflete um fenômeno que permeia o mundo do trabalho e, particularmente, o trabalho docente, ou seja as próprias caraterísticas da educação não formal e a indefinição de sua função. Podemos concluir que isso se deve ao fato de a educação não formal ser um campo em construção, e por isso, ainda requer a definição das ações de atuação dos profissionais que lá trabalham.