DEEDU - Departamento de Educação

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    Universitarización de la formación docente en la Escuela Normal colombiana.
    (2022) Rátiva Velandia, Marlén; Jardilino, José Rubens Lima
    Objetivo: Dar a conocer cómo ha sido el proceso de universitarización de la formación docente en las Escuelas Normales colombianas, atendiendo a tres elementos: profesionalización docente, sistema educativo y calidad educativa, y a qué forma de implementación corresponde en el contexto colombiano. Originalidad/aporte: Se evidencian los elementos de la universitarización que se adoptaron en la política pública colombiana para la transformación de las Escuelas Normales, y la forma de implementación. Este tema ha sido poco abordado en el país. Método: Investigación de tipo histórico en la que se recolectaron y organi- zaron fuentes (heurística y doxografía). A partir del análisis documental se revisó la normativa colombiana referida a las Escuelas Normales, la Ley General de Educación y normatividad de la educación superior, identificándose categorías que fueron contrastadas con la teoría para establecer la comprensión (síntesis histórica) de la implementación de la universitarización en el país. Estrategias/recolección de información: Para recolectar la información, se revisó la legislación colombiana en el Centro de documentación del Ministerio de Educación Nacional, desde 1970, tiempo en el que en Latinoamérica se empezaron a transformar las escuelas y se revisaron en bases de datos, artículos de reflexión e investigación, tesis de maestría y doctorado, y libros que abordan la universitarización y la formación docente. Conclusiones: Las Escuelas Normales en Colombia han estado en el proceso de universitarización de la formación docente a partir de la incor- poración del modelo universitario, lo que ha conllevado un cambio en la organización institucional, denominación, planes de estudio y financiación en el ciclo complementario.
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    Narrativas sobre educação dos povos indígenas no Brasil : aportes para a história da educação.
    (2018) Jardilino, José Rubens Lima
    O presente artigo faz uma reflexão sobre a educação escolar indígena na perspectiva da História da Educação no Brasil. Utiliza-se de fontes documentais e da produção do conhecimento sobre a temática no campo científico da História da Educação. Tem como objetivo discutir no panorama da História do Brasil, as lacunas de uma historiografia da Educação Indígena. Parte-se da periodização tradicional dos estudos em História da Educação, para apontar lacunas do campo na contemporaneidade. Conclui-se com um exercício de reflexão sobre a história do tempo presente no que diz respeito ao campo educacional e sócio-político da questão indígena no Brasil hoje.
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    Teacher training and distance education in the state of São Paulo, Brazil : an analysis of production (2000-2010).
    (2015) Jardilino, José Rubens Lima; Silva, Marcelo Donizete da
    Neste artigo, analisamos as teses e dissertações produzidas nas três universidades do Estado de São Paulo; USP, UNESP e UNICAMP, no período de 2000 a 2010. O foco da pesquisa é a presença da temática da formação de professores na produção da Educação a Distância. Considerando que as políticas de Estado para o ensino superior, na educação a distância, têm se dirigido prioritariamente às licenciaturas, indagamo-nos de que maneira nas teses e dissertações essa temática têm sido abordada. Utilizamos nessa amostragem a mesma metodologia empregada nos estudos da arte ou do conhecimento realizados no campo da pesquisa educacional. Os achados da pesquisa indicam a presença forte do tema da Formação do Professor na produção analisada, entretanto, há um redirecionamento de foco para outras particularidades da formação que não estão centradas no professor, sua prática e sua carreira.
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    A formação de professores e o livro didático : avaliação e controle dos saberes escolares.
    (2010) Horikawa, Alice Yoko; Jardilino, José Rubens Lima
    Este trabalho pretende enfocar o contexto histórico-cultural que justifica o destaque que o livro didático recebe hoje nas instituições escolares do Brasil. Com esse objetivo apresentamos, inicialmente, um breve panorama dos processos de formação de professores que marcaram e marcam a história educacional deste país, pois é nossa convicção de que a crescente produção de livro didático no Brasil associa-se com a formação de educadores no âmbito da formação inicial e continuada. Na segunda parte, apresentamos um panorama histórico, expondo uma experiência estatal de avaliação de livros didáticos produzidos no país, mobilizados pelo objetivo de demonstrar em que medida esse processo avaliativo contribui para o aprimoramento da qualidade de ensino oferecido às camadas populares.
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    Políticas de formação de professores em conflito com o currículo : estágio supervisionado e PIBID.
    (2014) Jardilino, José Rubens Lima
    No quadro das políticas de governo destinadas a formação de professores, este artigo tem como objetivo compreender as relações entre ao Estágio Curricular e o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), ambos realizados na Escola. A reflexão é fruto do processo de observação e etnografia no campo, e entrevistas com os trabalhadores da educação que atuam nas unidades escolares onde se desenvolvem estágio e PIBID. As conclusões de pesquisa apontam para uma tênue relação, por vezes conflituosa, entre o componente curricular e o programa de governo, uma vez que ambos possuem similitudes, apresentam propósitos diferenciados, separados por objetivos, legislação e financiamentos distintos. Percebe-se uma sobreposição destas duas atividades que se realizam no interior da Escola.