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    A diversidade étnico-racial em escolas privadas confessionais : a propósito da lei nº10.639/03.
    (2014) Gonçalves, Carmen Regina Teixeira; Santos, Erisvaldo Pereira dos
    Esta pesquisa visa compreender como é realizado o trabalho pedagógico sobre a temática da diversidade étnico-racial em duas escolas privadas confessionais do município de Belo Horizonte, mais especificamente, como a Lei nº 10.639/03 está sendo incorporada nas práticas educativas dessas instituições; verificar como implementamos dispositivos legais que estabelecem o trato com a diversidade e a pluralidade cultural na educação nacional. Seu objetivo principal é identificar os desafios, os limites do trabalho com essa temática e contribuir para a elaboração de subsídios pedagógico e teórico para a formação de professores. A metodologia seguiu a abordagem qualitativa na modalidade estudo de caso. Como instrumento na coleta de dados foi utilizado um questionário, a fim de construir um perfil dos sujeitos investigados, bem como a compreensão que possuem da Lei nº 10.639/03; como também entrevistas semiestruturadas com os profissionais selecionados nas duas escolas pesquisadas: professores, coordenadores pedagógicos e bibliotecários. Outros sim, alguns documentos foram obtidos durante a pesquisa, tais como, planos educativos de aula e provas. Os dados foram analisados à luz de estudos teóricos sobre pluralidade cultural, multiculturalismo e das relações étnico-raciais. Em virtude da especificidade do campo de investigação, também foram utilizados documentos da Igreja Católica referentes à questão educacional em relação ao trato da diversidade. Os resultados apontam para um cenário em que foi possível identificar práticas pedagógicas com a temática da diversidade étnico-racial, embora tenha ocorrido resistências referentes à implementação da legislação supracitada bem como as dificuldades encontradas no campo empírico. Ficou evidenciado que os documentos eclesiais sustentam as bases da realização de uma educação para a diversidade e que a concepção humanista do fazer pedagógico está presente nos projetos educativos. Por fim, a pesquisa contribuiu para compreender os desafios e avanços na implementação da Lei nº10.639/03 em sua relação como universo