DEEDU - Departamento de Educação
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Resultados da Pesquisa
Item Processos de alfabetização e inclusão em escolas públicas municipais durante a pandemia : Mariana.(Neppai, 2021) Franco, Marco Antônio Melo; Freitas, Rafaela Flávia de; Souza, Waleska Medeiros deItem Processos de alfabetização e inclusão em escolas públicas municipais durante a pandemia : Santa Efigênia de Minas.(Neppai, 2021) Franco, Marco Antônio Melo; Bomfim, Duanne Antunes; Freitas, Rafaela Flávia deItem Pedagogical practices in special education, teacher training and action research : what the studies say.(2022) Freitas, Rafaela Flávia de; Franco, Marco Antônio MeloThe study aimed to identify and analyze what has been produced in the academic field about pedagogical practices in special education from 2008 to 2020. A systematic literature review was carried out that articulates the themes that involve inclusive pedagogical practices in special education, teacher training, action research. The search was carried out by combining the descriptors: Inclusion, Special Education, Inclusive Education with the descriptors Action Research, Collaborative Research. 193 articles were found, of which 44 articles approached the topic. it was observed that most publications on the subject occurred after the enactment, in 2015, of the Brazilian law for the Inclusion of Persons with Disabilities. Furthermore, it was possible to identify that action research appears as an important theoretical-methodological instrument for the development of more effective pedagogical practices and for the continuing education of Special Education teachers.Item Práticas pedagógicas e formação docente : um estudo sobre a percepção de professoras que atuam no AEE nos municípios da região dos Inconfidentes em Minas Gerais.(2022) Freitas, Rafaela Flávia de; Franco, Marco Antônio Melo; Franco, Marco Antônio Melo; Ferreira, Carla Mercês da Rocha Jatobá; Santiago, Mylene CristinaDiversos estudos, no campo da formação docente e da inclusão educacional, têm evidenciado a precarização do trabalho docente, bem como a dificuldade que muitos docentes ainda possuem em lidar com a pessoa com deficiência. Tem-se observado que, por mais que a temática esteja em evidência há mais de 30 anos, muito ainda há que se fazer. Nesse sentido, o estudo aqui desenvolvido buscou analisar as percepções de professoras do atendimento educacional especializado (AEE), dos municípios da região dos Inconfidentes – Minas Gerais, sobre as relações entre a formação docente e o desenvolvimento de práticas no processo de ensino e aprendizagem do público-alvo da educação especial (PAEE). Para desenvolver a pesquisa utilizou-se a abordagem qualitativa de pesquisa. Inicialmente e como forma de melhor identificar as discussões recentes sobre a temática investigada, foi realizada uma revisão sistemática da literatura na base de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Para a coleta de dados a escolha foi pela realização de entrevistas semiestruturadas com as participantes. Fazem parte da pesquisa professoras do AEE da Região dos Inconfidentes, que compreende os municípios de Mariana, Ouro Preto, Itabirito, Diogo de Vasconcelos e Acaiaca. Inicialmente foram contatadas nove professoras, sendo que, após o convite para participarem da pesquisa sete aceitaram. Como perspectiva analítica dos dados coletados, utilizamos a Análise de Conteúdo. Os resultados da pesquisa revelaram que a formação docente inicial e continuada e as condições sob as quais o trabalho das professoras se desenvolve, refletem no desenvolvimento de práticas de ensino voltadas para o PAEE. Conforme a percepção das professoras entrevistadas, foi possível inferir que durante o processo formativo do profissional docente é importante que ocorra a articulação entre teoria e prática, proporcionando aos professores em formação a reflexão-ação-reflexão acerca do trabalho docente e do processo de inclusão. Além disso, as professoras evidenciaram que a prática colaborativa se apresenta como uma possibilidade para promover a formação continuada, a (re) construção de conhecimentos e contribui para o rompimento de crenças construídas a respeito do AEE.