DEEDU - Departamento de Educação
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Item A internet na educação : o site como uma ferramenta educacional.(2018) Freitas, Michelle Ramos de; Mendes, Cláudio Lúcio; Mendes, Cláudio Lúcio; Corrêa, Hércules Tolêdo; Goulart, Ilsa do Carmo VieiraNesta pesquisa, nos propomos a investigar o contexto de produção dos sites das escolas da cidade de Mariana-MG, levando em consideração a cultura digital construída nesse ambiente. Sabemos que os artefatos tecnológicos são usados com assiduidade pela sociedade, principalmente pelos jovens, por isso, pretendemos entender os motivos pelos quais essas ferramentas não são utilizadas com frequência no âmbito escolar. Nesse sentido, constituiu-se, como objetivo dessa dissertação, discutir o contexto de produção dos sites das escolas de Mariana-MG, a fim de compreender a lógica de funcionamento dos sites para atingir o público escolar e a comunidade. Vale ressaltar que, do total de 52 escolas da cidade de Mariana-MG, apenas cinco possuem sites. Fizemos uma discussão sobre a necessidade social e cultural de se ter um site. Para isso, analisamos os cinco sites e coletamos dados dos agentes escolares de duas dessas escolas, Centro Educacional Arte do Saber e Colégio Providência. Dessa forma, o estudo se insere na perspectiva da abordagem qualitativa e quantitativa, utilizando-se das seguintes metodologias: 1) Entrevista netnográfica e observacional via WhatsApp em um grupo de mães e um de alunos; 1.1) Como instrumentos de pesquisa: o questionário (aplicados aos pais, professores, alunos e à direção/coordenação pedagógica) e um diário de campo para anotar todos os detalhes e reflexões a partir das visitas às escolas; 1.2) Entrevista face a face com os produtores dos sites das escolas; 1.3) Análise bibliográfica de plataformas que permitem criar sites grátis. Para o desenvolvimento do trabalho, foram feitas aproximações, principalmente, com os estudos históricos e filosóficos de Deleuze, Donna Haraway, Paula Sibilia, Hari Kunzru, Tomaz Tadeu, Marcus Doel, Nikolas Rose e outros, em torno da subjetivação e das práticas culturais da sociedade, e, como inspiração, utilizamos a argumentação em torno dos Estudos Culturais. A partir dos dados coletados, observamos que os produtores dos sites construíram as páginas com a finalidade de divulgar os procedimentos escolares e com o intuito de destacar as informações básicas e os eventos realizados, além de promoverem a interação com a comunidade escolar. Porém, notamos, pelos dados dos questionários e da entrevista netnográfica, que o acesso aos sites não ocorre com frequência e, quando ocorre, os navegantes não encontram todas as informações que desejam. Assim, podemos dizer, à luz dos modos de subjetivações e das práticas culturais, que cada escola tem seu modelo de sistematização das informações nos seus respectivos sites. Isso se deve às particularidades, objetivos e intenção de cada um. Todavia, não é possível visualizar, nos sites, a cultura escolar como um todo, pois não trazem todas as atividades pedagógicas realizadas, o que observamos são informações gerais sobre o funcionamento da escola. Portanto, cada site tem o seu foco e se direciona a um determinado público. Assim, essa pesquisa contribuiu para analisar a perceptibilidade sobre os impasses e as potencialidades provenientes do uso de tecnologias digitais no contexto escolar, no nosso caso, de sites, bem como colaborar com novas propostas educacionais, integrando esses novos recursos no ambiente escolar.