DEEDU - Departamento de Educação

URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/604

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 4 de 4
  • Item
    Saberes e práticas : dialogando sobre representações no ensino da geografia.
    (Ponta Grossa, 2020) Paulo, Jacks Richard de; Araújo, Stela Maris Mendes Siqueira; Ferreira, Wellington Rodrigo
    A formação inicial de professores constitui um momento singular para que o futuro docente possa experienciar momentos que potencialize a articulação entre teoria e prática e que corroborem para o processo tanto de ensino quanto de aprendizagem. No entanto, durante as aulas na graduação, os futuros professores demonstraram certo desconforto para abordarem o espaço geográfico a partir de ilustrações do livro didático. Neste sentido, esta investigação analisa as contribuições da experiência vivenciada durante a disciplina de Geografia ofertada para o curso de Pedagogia de uma Instituição Pública, localizada no estado de Minas Gerais. Para tal, os futuros professores procederam a construção de representações do espaço geográfico por meio de massinha de modelar. Os dados dessa investigação vislumbraram que para os futuros educadores tais representações contribuíram tanto para estimular a problematização quanto para promoverem a leitura crítica do espaço geográfico.
  • Item
    Relato da experiência com o movimento de aprender e ensinar geografia : uma articulação necessária.
    (Ponta Grossa, 2020) Paulo, Jacks Richard de; Araújo, Stela Maris Mendes Siqueira; Ferreira, Wellington Rodrigo
    A vivência da formação de professores inclui as intensas reflexões acerca das possibilidades de potencializar o processo de ensino e de aprendizagem de Geografia e como objeto desta pesquisa, tem-se a reflexão sobre a experiência vivenciada com futuros professores em relação a construção de maquete e realização de trabalho de campo. Para tal, pretende-se relatar nesta pesquisa de natureza qualitativa, sobre as ações e práticas desenvolvidas com o intuito de refletir sobre as contribuições para o processo de ensino e de aprendizagem de Geografia com as crianças dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Percebeu-se que tanto o trabalho de campo quanto o processo de confecção de maquete são ferramentas importantes no processo de ensino e de aprendizagem de Geografia, no sentido de contribuir para a construção de conhecimentos, pela possibilidade de motivar os alunos, por promover a aprendizagem de forma concreta ao vivenciarem na prática os conceitos, fatos e fenômenos geográficos que foram trabalhados em sala de aula.
  • Item
    Diálogo sobre a elaboração/construção de materiais didáticos táteis para inclusão de alunos cegos.
    (2020) Paulo, Jacks Richard de; Araújo, Stela Maris Mendes Siqueira; Ferreira, Wellington Rodrigo; Alves, Luan Henrique
    Esta pesquisa tem o objetivo de analisar as contribuições da utilização de recurso tátil para o desenvolvimento de práticas pedagógicas inclusivas em sala de aula, a partir de experiência com a construção/adaptação de recursos a serem utilizados por alunos cegos. Assim, os recursos didáticos foram construídos pelos discentes com intuito de potencializar o ensino sob a perspectiva inclusiva. Os dados da pesquisa revelaram que tal vivência aponta para novas possibilidades práticas de produção de recursos didáticos e práticas inovadoras.
  • Item
    Um retrato proveniente da evasão em EAD no Brasil : o que dizem as pesquisas no período de 2009 a 2019.
    (2021) Ferreira, Wellington Rodrigo; Paulo, Jacks Richard de; Paulo, Jacks Richard de; Dainese, Carlos Alberto; Costa Júnior, José
    A modalidade a distância surge como uma opção viável, causando a criação do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), uma parceria entre as esferas federal, estadual, municipal e o Ministério da Educação (MEC), que colaborou na integração dos cursos, pesquisas e programas de formação docente, visando a universalização do ensino superior e ocasionalmente a maior distribuição da oferta de cursos em cidades distantes dos centros urbanos através dos polos de apoios presenciais. O objetivo do presente estudo é analisar as tendências da evasão em cursos de Educação a Distância (EaD) no período de 2009 a 2019 a partir da base de dados de Teses e Dissertações da CAPES e da base de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e de artigos. Além deste, o estudo buscou verificar as alterações em termos das características que impulsionam a evasão em EaD, ressaltar os pesquisadores mais citados e que mais produziram sobre a temática investigativa, identificar as causas da evasão em EaD. Para que seja capaz de realizar um estudo mais aprofundado, o atual estudo separou os acontecimentos desde o aparecimento de EaD na educação brasileira, as legislações, categorizando, definindo, compreendendo sua estrutura e analisando a respeito da interação entre os que são considerados elementos integrantes de um curso EaD. Como metodologia aplicada utiliza-se o estudo descritivo e a pesquisa qualitativa e exploratória. Já acoleta de dados foi organizada e classificada de acordo com o que se busca interpretar no contexto do estudo, utilizando a pesquisa bibliográfica e documental, fazendo a análise apartir da comparação das informações coletadas nas pesquisas passadas que se referem a problemática da evasão na EaD. Utilizando um apoio a bases teóricas, também é analisado o perfil do aluno evadido e suas motivações para esta tomada de decisão, além de compreendera perspectiva da evasão a partir de um olhar para as instituições e quais medidas são consideradas válidas na iniciativa para a sua redução. Além disso, efetua-se uma análise acerca do problema estudado e quais resultados foram alcançados, separando as pesquisas encontradas por anos, para a melhor visualização e comparação da evolução do tema pesquisado. Os dados da pesquisa demonstram que as características que culminam na evasão vêm sendo alteradas nos últimos anos, além destas, também se evidenciou que a maior parte das pesquisas indica como sugestão de continuidade de estudos relacionados com a atuação conjunta de todos os envolvidos em EaD para mitigar o problema da evasão.