DEEDU - Departamento de Educação

URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/604

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Item
    Metodologias ativas e formação inicial : investigando reflexos na prática docente de professores de matemática.
    (2021) Altino Filho, Humberto Vinício; Nunes, Célia Maria Fernandes; Ferreira, Ana Cristina
    Este estudo teve como objetivo verificar se (e como) o uso de Metodologias Ativas na formação de professores de Matemática se reflete, em alguma medida, na prática docente de egressos que estão lecionando. A coleta de dados se deu por meio de: entrevistas com duas coordenadoras e com três egressos do curso em questão; questionário aplicado aos egressos dessa instituição formados entre 2014 e 2016; e observações de aulas dos três professores egressos. Os resultados evidenciam a existência de alguns reflexos das Metodologias Ativas na prática docente atual desses egressos, principalmente na mescla de momentos expositivos e momentos com formatos mais ativos ao longo das aulas de Matemática ministradas por eles, bem como na valorização das interações entre pares e nas tarefas práticas propostas. Observou-se, ainda, um destaque à aprendizagem em grupos, e, em alguns casos, à aprendizagem por projetos.
  • Item
    Metodologias ativas no ensino de matemática : o que dizem as pesquisas?
    (2020) Altino Filho, Humberto Vinício; Nunes, Célia Maria Fernandes; Ferreira, Ana Cristina
    As metodologias ativas de aprendizagem estão em evidência nos debates educacionais. Tais metodologias têm por finalidade o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias na sociedade contemporânea, pautando-se no protagonismo do aluno no processo de ensino e aprendizagem. Neste artigo, apresenta-se uma análise da produção brasileira sobre a utilização de metodologias ativas no ensino de matemática, a partir da consulta ao banco de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A análise das pesquisas aponta para a utilização de propostas de inserção de métodos ativos para a sala de aula de Matemática no geral, apresentando aplicações da Team Based Learning, do Just-in-Time-Teaching e da Peer Instruction, por exemplo.
  • Item
    Práticas avaliativas em Matemática na educação de jovens e adultos : relato de uma experiência diferenciada.
    (2011) Monteiro, Eliziê Frans de Castro; Nunes, Célia Maria Fernandes; Ferreira, Ana Cristina
    Este trabalho teve como objetivo identificar, apresentar e analisar práticas avaliativas em Matemática realizadas na Educação de Jovens e Adultos pautadas nos pressupostos atuais de avaliação para essa modalidade de ensino. Para tanto, identificou-se uma escola que possui em sua proposta pedagógica a perspectiva de avaliação desejada e após a autorização de seus educadores, acompanhou-se as práticas avaliativas em Matemática realizadas na Educação de Jovens e Adultos dessa instituição. A pesquisa de abordagem qualitativa de estudo de caso utilizou como instrumentos de coleta de dados entrevista semiaberta com professores, observação, questionários aplicados aos alunos e análise de documentos: registro de cadernos e provas de Matemática, diário de campo e ficha de avaliação de alunos com o objetivo de permitir a análise das práticas avaliativas em Matemática. Após a análise dos dados levantados foi possível identificar uma prática avaliativa baseada em valores tais como dialogicidade, autonomia, coletividade, flexibilidade e inovação.