DEEDU - Departamento de Educação
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Item Multiletramentos e usos das tecnologias digitais da informação e comunicação no ensino remoto emergencial.(2023) Dias, Daniela Rodrigues; Corrêa, Hércules Tolêdo; Corrêa, Hércules Tolêdo; Lima, Guilherme da Silva; Pimenta, Viviane Raposo; Coscarella, Carla Viana; Araújo, Júlio César Rosa deO objetivo geral desta tese é refletir, em tempos de pandemia da covid-19, sobre os relatos dos docentes e discentes, especificamente do Departamento de Computação e Sistemas - DECSI do Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas - ICEA da Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP - Brasil, quanto às práticas de multiletramentos e usos das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação - TDIC a partir das estratégias didáticas adotadas no Ensino Remoto Emergencial - ERE em contexto de distanciamento social. Para tanto, estabelecemos os seguintes objetivos específicos: i) entender e apreender como foi para os professores e alunos a experiência com o ERE; ii) identificar os usos das TDIC por professores e alunos; iii) descrever as práticas de multiletramentos realizadas por professores e alunos e as estratégias didáticas adotadas pelos professores; iv) compreender a relação entre as práticas de multiletramentos e usos das TDIC com as estratégias didáticas e v) analisar os possíveis desafios da experiência com o ERE e perspectivas futuras. A fundamentação teórica é embasada nos estudos desenvolvidos por pesquisadores das áreas de Linguagens (Letramentos e Multiletramentos), Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação - TDIC e Ensino Remoto Emergencial - ERE. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, que utiliza como procedimentos metodológicos, a pesquisa bibliográfica, documental e de campo. A investigação adotou os procedimentos de coleta de dados concebidos por essa abordagem, tais como o formulário e entrevista semiestruturada on-line. Na sequência, a análise dos dados coletados foi realizada confrontando o referencial teórico levantado e os resultados encontrados na realização da pesquisa à luz do princípio ético de respeito à diferença e valorização dos sujeitos envolvidos. Os dados coletados evidenciam que as práticas de multiletramentos foram intensificadas no ERE em virtude da utilização das TDIC por professores e alunos como um dos principais meios de acesso e comunicação, permitindo aos professores transformarem as suas práticas pedagógicas com a adoção de diversificadas estratégias didáticas. Os achados desta investigação confirmam a nossa hipótese inicial, de que a situação da pandemia da covid-19 e o repentino distanciamento social, ao provocar mudanças no processo de ensino e aprendizagem, alterou o percurso formativo dos professores e alunos, a organização e adaptação das disciplinas, a gestão do tempo e espaço, a autonomia discente, a mediação pedagógica, os critérios de avaliação, concepção e adoção de estratégias didáticas baseadas em metodologias específicas e usos das TDIC. Os dados coletados também apontam para as perspectivas futuras de continuidade do Ambiente Virtual de Aprendizagem - Moodle durante as aulas presenciais, constituindo-se em uma proposta promissora para a educação, tendo em vista o cenário brasileiro e seus distintos contextos. Assim, esperamos que os dados e informações desta pesquisa possam contribuir para a elaboração de estratégias didáticas relacionadas aos estudos dos multiletramentos e usos das TDIC; desenvolvimento profissional docente; a valorização docente e das instituições públicas; compartilhamento das diversas iniciativas implementadas no contexto de distanciamento social; como também na elaboração de políticas públicas necessárias para a integração das TDIC em todas as modalidades da educação.Item Multiletramentos e usos das TDIC : um estudo de caso do IFMG campus Ouro Preto – MG.(2015) Dias, Daniela Rodrigues; Corrêa, Hércules TolêdoEsta pesquisa tem como objetivo geral compreender o olhar do aluno em relação aos Multiletramentos e Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação - TDIC; e como objetivos específicos identificar seus usos pedagógicos em sala de aula; os usos das TDIC no cotidiano dos alunos dentro e fora da escola e contribuir para a utilização das TDIC de forma integrada ao conteúdo curricular. A pesquisa enfatiza a Educação Profissional Técnica de Nível Médio, mais especificamente a realidade dos alunos de dois cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, inseridos no contexto da disciplina de Língua Portuguesa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - IFMG Campus Ouro Preto. A fundamentação teórica é embasada nos estudos desenvolvidos por pesquisadores das áreas de Linguagens (Letramentos e Multiletramentos), Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação - TDIC e Educação, mais especificamente a Educação Profissional Técnica de Nível Médio - EPTNM. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa que utiliza o estudo de caso e a pesquisa-intervenção como procedimentos metodológicos. A investigação adota os procedimentos de coleta de dados concebidos por essa abordagem, tais como a observação em sala de aula, entrevista semiestruturada com os professores e alunos participantes e aplicação de questionário aos alunos. Os dados coletados evidenciam que, apesar de as TDIC terem uma forte presença no cotidiano dos alunos, elas têm sido pouco exploradas dentro da sala de aula e que os alunos acreditam na contribuição das TDIC no ensino-aprendizagem. Os dados coletados também apontam para a importância do desenvolvimento dos Multiletramentos e usos das TDIC através de projetos integrados com o conteúdo curricular da disciplina, proporcionando aos professores formas efetivas de se trabalhar conteúdos relevantes e aos alunos o desenvolvimento da autonomia e da criatividade, por meio de trabalhos em equipe, pesquisas e seleções de informações. Espera-se que essa pesquisa possa subsidiar o trabalho do professor e da equipe escolar em alguns de seus desafios cotidianos, além de contribuir para o debate sobre os Multiletramentos e usos das TDIC no contexto da Educação Profissional Técnica de Nível Médio, fomentando a compreensão do olhar do aluno e possibilitando a colaboração e o diálogo entre todos os envolvidos.