DEEDU - Departamento de Educação
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Resultados da Pesquisa
Item A difícil transição : a participação da família na escolha profissional de jovens egressos do Ensino Médio.(2016) Coutrim, Rosa Maria da Exaltação; Cunha, Maria Amália de Almeida; Matos, Daniel Abud SeabraO final do Ensino Médio é um período de difícil transição para a vida adulta. Com o intuito de compreender como diferentes esferas de socialização influem nessa fase crucial de decisão e planejamento perante o futuro, foram selecionados para esta pesquisa alunos de quatro escolas públicas de Minas Gerais, duas delas localizadas em Belo Horizonte e outras duas em Mariana. A metodologia selecionada foi a qualitativa, e as técnicas utilizadas foram o questionário e a entrevista. O questionário visou identificar as tendências e fazer um panorama descritivo dos jovens egressos e suas famílias. As entrevistas contribuíram para uma análise da realidade cotidiana e das transmissões intergeracionais entre avós, pais e jovens. Assim, essa pesquisa discute como as diferentes gerações presentes em um mesmo espaço doméstico enfrentam o ingresso no mercado de trabalho, como constroem suas estratégias e planos frente ao futuro e como se relacionam com outras esferas de socialização do jovem.Item As biografias educativas como fonte de pesquisa e estudo no campo da formação docente : notas iniciais para uma discussão teórico/metodológica.(2017) Cunha, Maria Amália de Almeida; Nunes, Célia Maria FernandesEste artigo busca analisar uma tendência teórica, mas sobretudo metodológica, que vem se constituindo como um campo rico de estudos e pesquisas na área da formação docente: as narrativas biográficas, os estudos de memórias de formação elaboradas pelos professores em exercício ou em formação. Recorrem na escrita de memoriais que podem ser percebidos como uma ferramenta de reflexão biográfica a respeito da formação inicial e continuada, momento em que são expostos os desafios, as dificuldades e as crises da vida profissional, a partir de lembranças sobre o passado escolar e das reflexões sobre o presente e o devir. Sem pretender fazer um balanço da bibliografia já existente e muito menos esgotar o tema, pretende-se com esta discussão inicial situar o debate sobre os estudos biográficos como fonte teórico-metodológica e suas contribuições na formação docente.Item Entre o passado e o presente : a influência geracional nas perspectivas de futuro profissional dos jovens.(2012) Coutrim, Rosa Maria da Exaltação; Cunha, Maria Amália de Almeida; Assis, Cristina Ferreira; Aleixo, Vítor CorrêaCompreender expectativas e frustrações dos jovens é um desafio para as Ciências Sociais e a Educação. Tendo como principal objetivo conhecer como se dão as relações familiares e os reflexos das mesmas no universo escolar, propomos uma reflexão sobre a construção do diálogo entre três gerações, pais, avós e netos, no que diz respeito à compreensão do papel da escola na formação do jovem, bem como a expectativa de cada geração quanto ao futuro profissional do mesmo. Seguindo duas abordagens metodológicas, a quantitativa e a qualitativa, foram aplicados questionários a 149 estudantes do 3º ano do Ensino Médio de duas escolas públicas (de melhor e o pior qualidade segundo as avaliações externas subnacionais ou nacional) de Mariana e Belo Horizonte, Brasil, e foram entrevistados pais, avós, professores e diretores dessas escolas. Os resultados revelam, entre outras coisas, uma forte influência da família e dos amigos nas escolhas dos jovens, mesmo inseridos numa configuração social marcada pelas mais diversas matrizes de socialização.Item Escolha ou destino? : a influência intergeracional na vida de jovens egressos do ensino médio.(2011) Coutrim, Rosa Maria da Exaltação; Cunha, Maria Amália de AlmeidaItem O habitus a serviço da formação docente e a construção do professor bricoleur : como pode a sociologia da educação ser útil ao futuro professor?(2011) Cunha, Maria Amália de Almeida; Nunes, Célia Maria FernandesEste artigo pretende analisar a contribuição da disciplina Sociologia da Educação nos processos de formação continuada para professores em exercício. Para tanto, recorremos ao uso do conceito de habitus de Bourdieu, entendido aqui como uma gramática geradora das práticas e que pode ser uma ferramenta útil para um trabalho de formação continuada aos professores da educação básica, uma vez que estes, ao desenvolverem uma prática reflexiva e experimentarem rotinas não prescritivas em sua prática, podem romper a distância que separa o mundo da formação inicial e o exercício de sua prática, campo em que emergem as ambiguidades da profissão. Os trabalhos de formação continuada em parceria com a Universidade podem representar o ‘termo ausente’ que faltava na atividade laboral do professor.Item As políticas educacionais e o desafio da pesquisa na formação e na prática do professor da educação básica.(2007) Nunes, Célia Maria Fernandes; Cunha, Maria Amália de AlmeidaDiante das exigências das políticas educacionais atuais, procuramos, neste artigo, problematizar acerca da necessidade de se repensar a formação e a prática docente, reativando a idéia de formar o professor/pesquisador. Como material empírico, analisamos pequenos excertos respondidos por uma amostra de alunos dos cursos de licenciatura da Universidade Federal de Ouro Preto que também são professores da rede pública de ensino. Embora se reconheça a importância dos documentos oficiais em privilegiar, nos cursos de formação, a construção do chamado professor/pesquisador, constatamos que uma política apenas de cunho vertical não é suficiente para a sua execução, pois requer a conjugação de esforços de todos aqueles inseridos no processo educativo.