DEEDU - Departamento de Educação
URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/604
Navegar
4 resultados
Resultados da Pesquisa
Item O papel dos avós nos cuidados com a educação e a saúde das crianças.(2018) Coutrim, Rosa Maria da Exaltação; Figueiredo, Adriana Maria de; Júnio, José Antonio de Oliveira; Resende, ArmandaA relação entre avós e netos é plena de aprendizados. Principalmente no caso dos avós que são responsáveis pelos cuidados de seus netos, os vínculos se constituem em meio a situações de tensão e de apoio familiar. O objetivo principal desta pesquisa foi investigar como os agentes de saúde, os professores e os próprios avós percebem a educação dada pelos avós aos netos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada em um pequeno distrito de Minas Gerais. Foram entrevistadas 7 avós que cuidam dos netos diariamente, aplicados questionários a 12 professoras e especialistas na escola e realizado um grupo focal com profissionais de saúde do distrito. Os resultados demonstram que os avós cuidadores oferecem afetividade e segurança aos netos. Isso é reconhecido pelos profissionais da escola e da Unidade de Saúde, que percebem a importância dos avós como agentes na promoção da saúde e do bom desempenho escolar das crianças.Item Entre o passado e o presente : a influência geracional nas perspectivas de futuro profissional dos jovens.(2012) Coutrim, Rosa Maria da Exaltação; Cunha, Maria Amália de Almeida; Assis, Cristina Ferreira; Aleixo, Vítor CorrêaCompreender expectativas e frustrações dos jovens é um desafio para as Ciências Sociais e a Educação. Tendo como principal objetivo conhecer como se dão as relações familiares e os reflexos das mesmas no universo escolar, propomos uma reflexão sobre a construção do diálogo entre três gerações, pais, avós e netos, no que diz respeito à compreensão do papel da escola na formação do jovem, bem como a expectativa de cada geração quanto ao futuro profissional do mesmo. Seguindo duas abordagens metodológicas, a quantitativa e a qualitativa, foram aplicados questionários a 149 estudantes do 3º ano do Ensino Médio de duas escolas públicas (de melhor e o pior qualidade segundo as avaliações externas subnacionais ou nacional) de Mariana e Belo Horizonte, Brasil, e foram entrevistados pais, avós, professores e diretores dessas escolas. Os resultados revelam, entre outras coisas, uma forte influência da família e dos amigos nas escolhas dos jovens, mesmo inseridos numa configuração social marcada pelas mais diversas matrizes de socialização.Item Idosos trabalhadores : perdas e ganhos nas relações intergeracionais.(2006) Coutrim, Rosa Maria da ExaltaçãoEste artigo é fruto de uma pesquisa qualitativa realizada com idosos de baixa renda que trabalham informalmente nas ruas de Belo Horizonte. As condições de escassez material fazem com que a coabitação seja recorrente entre estes indivíduos, contudo, esta estratégia para diminuir o impacto da pobreza permite às famílias estabelecer também trocas intergeracionais. Se, de um lado, existe o conflito devido à intensa convivência entre várias gerações, de outro, existe a solidariedade e o amparo mútuo dos familiares. Os idosos trabalhadores ocupam papel econômico central na vida das famílias em que os mais jovens estão desempregados ou subempregados, e, assumindo o papel de provedores do domicílio, os idosos mantêm o poder de negociação com as demais gerações com que convivem.Item Relação escola e família : uma construção sócio-histórica.(2012) Coutrim, Rosa Maria da Exaltação; Carvalho, Rosana Areal de; Almeida, João Paulo Pereira deFamília e escola são instituições fundamentais no processo de socialização das crianças e dos jovens, porém, situações de diálogos entre essas instituições são pontuais. Como todas as instituições, ambas são agentes ativos e também fruto da interação social, sofrendo influências diretas da política, da cultura e do processo histórico. Este estudo tem como principal meta fazer uma reflexão a respeito da construção da relação entre família e escola a partir do estudo de caso de uma escola pública no interior de Minas Gerais entre os anos 60 e 90. Em um esforço de aproximação dos olhares sociológico e histórico sobre o tema partiu-se de um problema contemporâneo, vivenciado pelas escolas e famílias no Brasil, e buscou-se indícios nos documentos e na historiografia da educação elementos para a compreensão da construção dessa complexa relação.