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    Educação de jovens e adultos em Ouro Preto : o currículo nas práticas educacionais do ensino médio na EJA.
    (2015) Costa, Luís Antônio da; Araújo, Regina Magna Bonifácio de
    Os currículos praticados na EJA, segundo os aparatos legais como o Parecer CNE/CEB no.1 de 5 de julho de 2000, devem primar por práticas que priorizem as especificidades dos discentes jovens e adultos. Devem assegurar um modelo pedagógico próprio, com características voltadas à equidade e proporcionalidade, garantindo aos estudantes dessa modalidade a identificação com seus conhecimentos e valores. O presente trabalho trata do currículo e das práticas da Educação de Jovens e Adultos no Ensino Médio na cidade de Ouro Preto-MG. Tem como objetivo principal compreender, por meio das vozes dos docentes das instituições de ensino dessa cidade, como são desenvolvidos os conteúdos curriculares para a EJA no Ensino Médio. Fazem parte também da pesquisa, enquanto sujeitos, os alunos da EJA dessas escolas. Tal pesquisa, direcionada pela vontade de conhecer os currículos nas práticas educacionais dessa modalidade, tem como fundamentação teórico-metodológica a concepção de currículo de Apple (2006), Arroyo (2011, 2012) e Oliveira (2012). A metodologia utilizada foi de abordagem qualitativa, valendo-se de questionários e entrevistas no momento de coleta de dados. Para a análise dos dados, foi empregada a técnica de análise de conteúdo, proposta por Bardin (2010). O estudo revelou que os professores admitem que as orientações legais estão na direção de uma proposta educacional de plenos direitos para a EJA, mas afirmam que os referenciais – como os Conteúdos Básicos Comuns – não favorecem o seu trabalho e a assimilação dos alunos desta modalidade. Os professores entrevistados afirmaram que, por não conhecerem realmente os perfis dos sujeitos da EJA, as instâncias governamentais elaboram currículos pouco adequados à realidade dos estudantes, o que provoca um distanciamento entre as determinações curriculares e as práticas realizadas em classe. Assim, os professores admitem construir seus próprios currículos e metodologias, partindo daquilo que conhecem dos seus alunos. Mesmo afirmando conhecer seus alunos e sabendo que a maioria pretende continuar seus estudos, os professores admitem não trabalhar visando essa continuidade e não os preparam, de maneira ampla, para exames e cursos Pós-Ensino Médio. De forma geral, os professores primam por um trabalho que se aproxima da realidade cotidiana dos alunos, mas admitem não prepará-los de maneira satisfatória para a continuidade acadêmica.