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    Processos de alfabetização e inclusão em escolas públicas municipais durante a pandemia : Contagem.
    (Neppai, 2021) Franco, Marco Antônio Melo; Carvalho, Renata Cristina de Souza; Gonçalves, Janaina Oliveira
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    Processos de alfabetização e inclusão em escolas públicas municipais durante a pandemia : Soledade de Minas.
    (Neppai, 2021) Rodrigues, Paula Cristina de Almeida; Franco, Marco Antônio Melo; Carvalho, Renata Cristina de Souza
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    Processos de alfabetização e inclusão em escolas públicas municipais durante a pandemia : Virginópolis.
    (Neppai, 2021) Franco, Marco Antônio Melo; Bomfim, Duanne Antunes; Carvalho, Renata Cristina de Souza
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    Práticas no campo educacional : o que dizem as pesquisas.
    (2022) Carvalho, Renata Cristina de Souza; Franco, Marco Antônio Melo
    Considerando a polissemia que o termo prática invoca e suas manifestações no campo educacional, objetivou-se investigar os principais conceitos e evidenciar os contextos relacionados a esse tema na formação docente e no que tange ao ensino de Ciências. Foi realizada uma revisão sistemática com buscas no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, num recorte temporal compreendido entre os anos de 2010 a 2021. Tem-se que os trabalhos apresentam a concepção de prática como uma importante abordagem que promove a eficácia do fazer educativo e pedagógico. Nota-se uma reduzida produção científica sobre o tema em relação à formação docente nos cursos de Pedagogia e de Ensino de Ciências.
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    Perspectivas de inovação nos projetos políticos pedagógicos e currículos voltados ao ensino de Ciências nos cursos de Pedagogia : um estudo envolvendo universidades federais do estado de Minas Gerais.
    (2023) Carvalho, Renata Cristina de Souza; Franco, Marco Antônio Melo; Franco, Marco Antônio Melo; Silva, Fábio Augusto Rodrigues e; Nunes, Célia Maria Fernandes; Campani, Adriana; Silva, Fernando César
    O cenário atual é marcado por avanços no campo cientifico e tecnológico e pelas transformações expressivas da sociedade quanto à sua função, estrutura e dinâmica. Esse quadro de evoluções e transformações têm influenciado o campo educacional no âmbito do ensino superior. Sugerem mudanças nas prioridades das instituições de modo que adaptem suas estruturas acadêmica, curricular, pedagógica e metodológica para operar de forma conectada a essas demandas contemporâneas. Esse movimento nos conduziu a pensar a inovação no contexto universitário e observar o papel e a importância que os Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) podem apresentar, para que inovações sejam propostas e executadas. Por isso, no presente estudo, propôs-se investigar as tentativas de inovação nos projetos políticos pedagógicos (PPP) e currículos voltados ao Ensino de Ciências nos cursos de Pedagogia, oferecidos na modalidade presencial pelas Universidades Federais do Estado de Minas Gerais. O estudo dividiu-se em duas partes. A primeira parte referiu-se ao enquadramento teórico que subsidia a investigação, contextualizando sobre: 1) aspectos que orientam a formação inicial docente ressaltando a área de ensino de Ensino de Ciências - contextualizando a temática de investigação que abrange essas duas perspectivas e procurando estabelecer relações entre seus aspectos históricos e pedagógicos, bem como as abordagens metodológicas do Ensino de Ciências que são consideradas inovadoras. 2) estudos teóricos sobre as perspectivas e concepções de Inovação – considerando os múltiplos sentidos e variações que o termo invoca e dialogando com temáticas importantes que permeiam os cenários educacionais em virtude das transformações econômicas e socioculturais que se processam com as demandas atuais. A segunda parte contemplou o estudo propriamente dito, por meio de uma abordagem qualitativa, tendo como instrumento para a coleta de dados a análise documental. As informações foram coletadas em fontes primárias, como os documentos técnicos: Projetos Políticos Pedagógicos dos Cursos de Licenciatura em Pedagogia; Componentes Curriculares; Documentos de Reestruturação Curricular e Ementários. A verificação ocorreu mediante Análise de Conteúdo fundamentada por Laurence Bardin, seguindo três fases pré definidas: pré analise, exploração do material e tratamento dos dados. Nessa análise, foi possível identificar indícios de que os seis PPPs dos cursos de Pedagogia, em suas especificidades, são importantes aliados na promoção de inovações. Estes documentos apresentaram aspectos referentes às perspectivas de Inovação apontadas pelos autores que fundamentaram este estudo. Observou-se que os projetos e inovações caminham juntos quando os objetivos que os direcionam são pensados para uma proposta de formação docente humana, que se preocupa em refletir sobre os diversos saberes, valores, crenças, concepções, que emergem durante o processo formativo. A análise no que tange ao Ensino de Ciências, demostrou a importância de se ressignificar as propostas de formação para que valorizem uma relação horizontal entre os indivíduos envolvidos nos processos de ensino e aprendizagem, articulando: teoria e prática, abordagens metodológicas e tecnologias aos objetivos de aprendizagem, bem como aos diversos saberes que emergem nas instituições e nos cursos de formação docente.