DEEDU - Departamento de Educação
URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/604
Navegar
2 resultados
Resultados da Pesquisa
Item A metodologia das produções narrativas na pedagogia da alternância : contribuições para o projeto profissional do jovem.(2021) Santos, Marcelo Loures dos; Carvalho, Eduarda Santos de OliveiraO presente trabalho busca avaliar as contribuições de uma Escola Família Agrícola de Minas Gerais para a formação técnica de seus estudantes. Para tanto, foram realizadas entrevistas narrativas semiestruturadas com 05 (cinco) estudantes sobre sua trajetória de vida e estudantil, além de entrevistas de avaliação com os estudantes participantes e uma professora da instituição sobre o desenvolvimento do Projeto Profissional do Jovem na EFA. O artigo tem como marco teórico-metodológico a Metodologia das Produções Narrativas. Os resultados sugerem aproximação entre a proposta da Metodologia das Produções Narrativas com os referenciais da pedagogia da alternância utilizados pelas EFAs; a importância das Escolas Famílias Agrícola para uma educação contextualizada para os povos do campo e as dificuldades enfrentadas pelos egressos para a implementação dos Projetos Profissionais do Jovem.Item Cante lá que eu canto cá : a experiência do grupo GiraCampo no território dos Inconfidentes.(2020) Campos, Alexandra Resende; Marcatti, Amanda Aparecida; Santos, Marcelo Loures dos; Honorato, Juscimara dos Santos; Carvalho, Eduarda Santos de Oliveira; Vaz, André Geraldo Gilberto AlvesO GiraCampo UFOP é um grupo de pesquisa e ação, que realiza atividades de ensino, extensão e pesquisa em torno das temáticas Educação do Campo e Agroecologia no Território dos Inconfidentes. Tem como princípios ações que integrem os saberes científicos e populares, valorizando e reconhecendo ambos como necessários para uma educação transformadora. No âmbito do ensino, possui um Grupo de Estudos que realiza encontros regulares de formação sobre distintas temáticas; Grupo de Trabalho voltado para a construção de uma rede de Ed. do Campo no Território dos Inconfidentes, contribuindo também na formação de professores que lecionam em escolas do campo. Na pesquisa, desenvolve investigações através das Metodologias de Produção Narrativa com estudantes do Curso de LICENA da UFV, bem como escolas da região do Rio Doce. Na Extensão faz o acompanhamento da implementação das Diretrizes para a Ed. do Campo e Agroecologia em escolas públicas do campo e o organiza o estágio curricular na EFA-Paulo Freire.