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    A “evasão” de jovens e adultos na EJA no município de Ouro Preto- MG : trajetórias interrompidas.
    (2018) Carvalho, Débora Bogioni Pira de; Araújo, Regina Magna Bonifácio de; Araújo, Regina Magna Bonifácio de; Nunes, Célia Maria Fernandes; Pádua, Karla Cunha
    No contexto educacional, sobretudo na trajetória de conquistas dos direitos à educação pelos educandos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), é possível vislumbrar diversas razões de ordem social e, principalmente, econômica que concorrem para a evasão escolar dentro de tal modalidade de ensino. Os desafios e as discussões sobre evasão na EJA dentro das instituições escolares são recorrentes, no entanto, há poucas produções científico-acadêmicas acerca dessa temática. Determinados autores fundamentaram a presente pesquisa, como Freire (1982; 2015), Gadotti (2007), Romão (2007), Haddad (2000, 2007), Arroyo (2005), Soares (2008), entre outros. Assim, fazendo uso das abordagens qualitativa e quantitativa, esta pesquisa tem como objetivo investigar a evasão escolar na educação das pessoas jovens e adultas e o cenário escolhido para a sua realização são duas escolas estaduais, sendo uma localizada na sede e outra na zona rural do município de Ouro Preto/MG. O instrumento de pesquisa escolhido para esta investigação foi a entrevista narrativa com os discentes evadidos, o que permitiu uma maior aproximação e interação com os participantes. Os dados produzidos foram avaliados por meio da Análise do Conteúdo, com o intuito de se levantar elementos de reflexão acerca da problemática estudada nesta pesquisa. Os resultados desta pesquisa indicam, como fatores que levam à evasão escolar na EJA mais recorrentes, e que são externos ao ambiente escolar: o trabalho, a gravidez precoce na adolescência, problemas de saúde, distância da moradia em relação à escola, dificuldade de conciliar o trabalho com os estudos, a falta de transporte público, a questão da baixa autoestima, o cansaço, a violência nas escolas e as políticas que não contemplam a diversidade e as necessidades da EJA. Evidencia-se, também, dentre os aspectos internos à escola, questões significativas e desafiadoras nas trajetórias escolares dos educandos como a questão geracional, a falta de formação docente, a dificuldade de aprendizagem dos conteúdos, a falta de avaliação diferenciada, a falta de currículos específicos, a falta de recursos pedagógicos, as precárias condições do trabalho docente e a ausência de acompanhamento escolar. Espera-se que os resultados aqui obtidos possam colaborar com os estudos desenvolvidos na área da Educação, em especial com as discussões acerca da evasão na EJA, reconhecendo-se as trajetórias de vida dos educandos, na procura por uma educação emancipadora de qualidade.