DEEDU - Departamento de Educação
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Resultados da Pesquisa
Item Museu da Inconfidência e as marcas da educação nos livros de visitantes (1945-1965).(2018) Carmo, Betânia dos Anjos do; Hamdan, Juliana Cesário; Hamdan, Juliana Cesário; Coelho, Priscilla Arigoni; Segantini, Verona CamposO objetivo deste trabalho foi o de identificar e qualificar, no Museu da Inconfidência, localizado na cidade de Ouro Preto, Minas Gerais, a sua relação com o público vindo de instituições educacionais que o visitaram e assim compreender as estratégias e movimentos feitos por grupos de interesse público, particular e pessoal que procuravam reconstruir o discurso da história dos Inconfidentes, a partir das escolhas das memórias que deveriam ser preservadas como instrumentos ideológicos. Foram utilizadas como fontes cartas e ofícios encaminhados por professores e diretores de escolas, direcionados aos diretores do Museu e utilizou-se também os cadernos com as assinaturas dos visitantes, objeto privilegiado nesta pesquisa, com foco na visitação de sujeitos que puderam ser identificados como ligados a instituições educacionais. Para a referida pesquisa optou-se pelo período compreendido entre os anos de 1945 a 1965, uma vez que estes espaços institucionalizados muitas vezes serviram como referência para discursos republicanos e nacionalistas, amparados por vários tipos de suportes de divulgação. O tipo de análise da pesquisa iniciou-se a partir dos textos constitucionais elaborados nas primeiras décadas do século XX, a fim de compreender os desdobramentos das constituições promulgadas entre as décadas de 1930 e 1960, com a finalidade de localizar nos textos as referências entre as legislações voltadas à educação e à preservação do patrimônio histórico nacional e os sujeitos envolvidos nesses processos. Em seguida, foram verificados os visitantes auto declarados estudantes, instituições de ensino e professores, para uma análise do público alvo. Como referencial teórico a pesquisa fundamentou-se nos estudos voltados às análises quantitativas em educação para o tratamento das fontes estudadas. Assim concluindo, verificou-se quais foram as instituições escolares que buscaram esse espaço de memória, de parte dessa história do país e qual foi a relação entre as escolas e o museu, no período delimitado.