DEEDU - Departamento de Educação

URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/604

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Item
    Relato de experiência com o processo de ensino e aprendizagem em um curso de formação de professores na modalidade a distância.
    (Editora Atena, 2018) Paulo, Jacks Richard de; Endo, Maria Antônia Tavares de Oliveira; Bertin, Marta
    O estudo de caso investiga como ocorre o uso de metodologias ativas e tecnologias na disciplina de gestão de pessoas em um Centro Universitário da Serra Gaúcha e, identifica quais recursos tecnológicos e metodologias ativas têm sido usadas na disciplina que estão surtindo bom resultado. Visando entender quais desses recursos são essenciais para a aprendizagem efetiva. E indicar melhorias da prática ativa na disciplina em questão. Para alcançar os objetivos propostos foi realizado um questionário que foi aplicado em quatro turmas, com abordagem quali- quantitativa e realizada a análise dos dados via gráfico e análise de conteúdo. Onde o mínimo de aceitação dos alunos em relação às metodologias ativas foi de 75% para uma prática de confecção e apresentação de cartazes após análise de cases. Já de 80 a 89% aprovaram diversas práticas e recursos utilizados na disciplina e a maioria de 90 a 99% aprovaram uma grande quantidade de metodologias ativas e tecnologias como forma efetiva de aprendizagem. Por fim compreende- se que cerca de 90 a 99% dos alunos obtiveram aprendizagem de forma dinâmica, divertida e efetiva, além de elogiarem o formato em que a disciplina foi realizada. O que demonstrou a eficácia e aceitação do uso de metodologias ativas e tecnologias no ensino superior apresentando indicação também para outras disciplinas e estudos a esse respeito.