DEEDU - Departamento de Educação

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    O espaço e a história da educação em Minas Gerais : uma análise a partir de Campanha da Princesa, no século XIX.
    (2019) Fonseca, Marcus Vinícius; Batista, Vanessa Souza
    This article aims to bring elements that allow the analysis of education in Campanha da Princesa, the most important city in the southern region of Minas Gerais in the nineteenth century. In order to address the education of the city, we situate it in the process of social and political changes in Minas Gerais, which took place after the quick development of the Rio das Mortes region in the late 18th century. We highlight Campanha as the protagonist of this process and the constitution of a territorial identity that originated the idea of the South of Minas as a specific region. We present some particularities of education and the people in the schools. For this, we highlight its specificities, especially when compared with other regions of Minas Gerais. Thus, we present some elements that point to the importance of considering regional specificities in the studies of education in Minas Gerais.
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    A educação da “boa mocidade” sul-mineira : considerações sobre o perfil do alunado da instrução primária (1824-1840).
    (2018) Batista, Vanessa Souza; Fonseca, Marcus Vinicius; Fonseca, Marcus Vinicius; Hamdan, Juliana Cesário; Lage, Ana Cristina Pereira
    A presente pesquisa teve como principal objetivo identificar o perfil dos sujeitos que participaram da instrução primária, no sul de Minas Gerais, na primeira metade do século XIX. A escolha por esse período se relaciona ao fato de que houve, após a independência do Brasil (1822), um movimento de disseminação da instrução a todas as camadas da sociedade, em uma perspectiva de civilizar a população brasileira. Mediante isso, interessou-se por conhecer os sujeitos que participaram desse processo, via categorias como gênero, pertencimento étnico-racial, condição socioeconômica e grupo familiar do qual advinham. Esses dados possibilitariam compreender se, de fato, os diferentes segmentos da sociedade oitocentista participaram do processo de escolarização. No que diz respeito ao recorte espacial, utilizou-se uma perspectiva regionalista. A grande diversidade econômica e demográfica nos diferentes espaços de Minas Gerais possibilitou a formulação da seguinte hipótese: a escolarização também foi um aspecto que se diferiu dentro da província, principalmente no que permeia seu público escolar, sendo justificável o desenvolvimento de investigações versando sobre uma determinada região. Com isso, escolheu-se e delimitou-se o sul de Minas, região na qual foi possível identificar o compartilhamento de aspectos demográficos, econômicos e principalmente históricos e sociais. Em vista disso, para alcançar os objetivos almejados, fez-se uso de uma documentação censitária: as listas nominativas de habitantes de 1831/1832. Essa fonte apresentou informações de todos os habitantes de um domicílio de vários distritos mineiros, inclusive algumas listas apontaram para a participação de crianças no processo de escolarização. A partir dessa informação, foi possível estabelecer uma série de estimativas numéricas referentes aos índices de participação na instrução primária e sobre o perfil do alunado. Destaca-se que, além dos dados quantitativos, se utilizou também uma abordagem qualitativa, na perspectiva de compreender o significado da participação de diferentes segmentos no processo de escolarização. Assim, os dados referentes aos alunos foram confrontados com os dados da população total. Ademais, empreendeu-se também o cruzamento com outras fontes, como a legislação escolar, os relatórios dos presidentes da província de Minas Gerais, atas de câmaras de determinados municípios sul-mineiros e memórias escolares. Com isso, foi possível identificar que, no que diz respeito à escolarização, a perspectiva da regionalização do sul de Minas Gerais se sustenta, uma vez que o perfil do seu alunado possuía características muito particulares e distintas das demais regiões, como a já estudada Mineradora Central. Ao fim da pesquisa, detectou-se que mesmo com a participação de meninas, crianças pobres e negras, no processo de escolarização, de uma maneira geral, existiu uma predominância de indivíduos brancos, do sexo masculino, filhos de escravistas, advindos de grupos familiares que possuíam um perfil econômico elevado.