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Resultados da Pesquisa

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    Descrição e medida da competência leitora no ensino fundamental.
    (2020) Barbosa, Lauren Angela Maria Nogueira; Matos, Daniel Abud Seabra; Soares, José Francisco; Matos, Daniel Abud Seabra; Corrêa, Hércules Tolêdo; Soares, José Francisco; Coscarelli, Carla Viana
    No contexto educacional atual, existe uma dificuldade de informar, de maneira clara e adequada, o que se espera que os alunos aprendam como resultado do ensino. Uma grande quantidade de objetivos de aprendizagem, muitas vezes vagos, costuma ser utilizada na educação. Esta pesquisa se propôs a elaborar objetivos de aprendizagem a partir de sentenças descritoras de itens de avaliações externas em Língua Portuguesa. O principal referencial teórico usado foi a Taxonomia Revisada de Bloom que apresenta, como estrutura para a elaboração de objetivos de aprendizagem, o uso de um verbo para nomear um processo cognitivo e de um substantivo para indicar o objeto de conhecimento. Essa taxonomia é constituída por duas dimensões: conhecimento e processos cognitivos. A primeira compreende quatro tipos: factual, conceitual, procedimental e metacognitivo. A segunda abarca 19 processos, distribuídos em seis categorias com complexidade cognitiva crescente (lembrar, compreender, aplicar, analisar, avaliar e criar). Em associação, o quadro conceitual do PISA de leitura foi usado na fundamentação teórica e, em especial, suas três categorias de processos cognitivos: localizar informações, compreender, avaliar e refletir. No percurso metodológico, trabalhou-se com 1.813 sentenças descritoras de itens de avaliações externas de Língua Portuguesa, oriundas de relatórios pedagógicos do SAEB, da Prova São Paulo e de documentos curriculares dos Estados do Rio de Janeiro e de São Paulo. As informações foram categorizadas e analisadas, para serem usadas na discriminação dos objetos de conhecimento e dos processos cognitivos selecionados na elaboração dos objetivos de aprendizagem. O número final de objetivos de aprendizagem em leitura elaborados neste trabalho foi de 84, distribuídos em três grandes grupos: elementos contextuais (24), elementos textuais (43) e elementos linguísticos (17). As habilidades da nova matriz de Língua Portuguesa do SAEB (2018) foram analisadas. Observa-se uma progressão em termos de complexidade cognitiva nas habilidades do 5º para o 9º ano da nova matriz, na maior parte dos casos. No entanto, revela-se a presença significativa de processos de baixa complexidade cognitiva na matriz, pela utilização de verbos que envolvem a recuperação da informação da memória em várias habilidades. Processos mais elevados, que abordam a compreensão, a análise e a integração de informações, poderiam estar mais presentes a fim de contribuir para a elaboração de testes nos quais a leitura avaliada não se limite à reprodução de conhecimentos escolares. Como contribuições da pesquisa, considerase que o conjunto de objetivos de aprendizagem elaborados trazem uma síntese representativa da área de Leitura, com um potencial de aplicação muito grande: elaboração ou avaliação de materiais didáticos ou de propostas de ensino; análise e avaliação de currículos em redes estaduais e municipais; possibilidade de diálogo e de melhorias da BNCC; formação de professores, dentre outras. Sugerimos a utilização de conceitos das taxonomias cognitivas na elaboração de objetivos de aprendizagem que possam orientar, de forma clara e específica, o que se pretende ensinar e como a aprendizagem pode ser avaliada. Essa utilização pode ser integrada a outros quadros teóricos e expandida para diferentes áreas de conhecimento, além de ser usada na formação/capacitação dos profissionais da Educação.