DEEDU - Departamento de Educação

URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/604

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Item
    Saberes e práticas : dialogando sobre representações no ensino da geografia.
    (Ponta Grossa, 2020) Paulo, Jacks Richard de; Araújo, Stela Maris Mendes Siqueira; Ferreira, Wellington Rodrigo
    A formação inicial de professores constitui um momento singular para que o futuro docente possa experienciar momentos que potencialize a articulação entre teoria e prática e que corroborem para o processo tanto de ensino quanto de aprendizagem. No entanto, durante as aulas na graduação, os futuros professores demonstraram certo desconforto para abordarem o espaço geográfico a partir de ilustrações do livro didático. Neste sentido, esta investigação analisa as contribuições da experiência vivenciada durante a disciplina de Geografia ofertada para o curso de Pedagogia de uma Instituição Pública, localizada no estado de Minas Gerais. Para tal, os futuros professores procederam a construção de representações do espaço geográfico por meio de massinha de modelar. Os dados dessa investigação vislumbraram que para os futuros educadores tais representações contribuíram tanto para estimular a problematização quanto para promoverem a leitura crítica do espaço geográfico.
  • Item
    O ensino de geografia em tempos de pandemia : reflexões sobre o trabalho docente.
    (2022) Paulo, Jacks Richard de; Araújo, Stela Maris Mendes Siqueira; Pereira, Daniela de Oliveira; Oliveira, Priscila Daniele de
    Os momentos de pandemia, em geral, impõem novas regras e hábitos à sociedade. No contexto atual, a pandemia da Covid-19 tem sido um momento caracterizado por intensos desafios, o que tem provocado diversas reflexões por parte de pesquisadores no interior de seus grupos de pesquisa, principalmente, no que se refere às práticas docentes durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE). Nesse sentido, o objetivo dessa pesquisa foi de refletir sobre o uso das tecnologias digitais e das estratégias metodológicas contempladas por professores de geografia para promoverem o processo de ensino e de aprendizagem no ERE. A metodologia que auxiliou na busca dos objetivos foi a quantitativa/qualitativa, em que os dados foram obtidos por meio de um questionário semiestruturado online, organizado com o intuito de identificar o perfil de formação inicial e continuada dos docentes no que se refere à formação para lidar com as tecnologias; conhecer sobre a infraestrutura que possuem e as estratégias metodológicas adotadas durante o ERE. Nessa pesquisa houve a participação de professores da referida área de conhecimento e que atuam em cursos Técnicos Integrados do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG). Os dados da pesquisa revelaram que há um descompasso entre o uso das tecnologias e de metodologias, pois, muitas vezes, embasam-se em propostas inovadoras e ativas, mas culminam em mera reprodução de metodologias tidas como tradicionais. Por fim, percebeu-se que utilizar ferramentas tecnológicas nos processos de ensino, de aprendizagem e de construção de conhecimento demandam repensar amplamente sobre o saber fazer pedagógico docente.