DEEDU - Departamento de Educação

URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/604

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 4 de 4
  • Item
    Formação de professores na América Latina : apontamentos introdutórios.
    (2020) Araújo, Regina Magna Bonifácio de; Nunes, Célia Maria Fernandes
    As pesquisas sobre a formação de professores têm sido temáticas de destaque tanto no Brasil como América Latina. Neste artigo pretendemos apresentar o Dossiê que integra este número da Revista Formação Docente, bem como destacar alguns aspectos que ora aproximam, ora distanciam os países objeto dessas reflexões. Esse estudo envolveu seis países, a saber, Brasil, Peru, Argentina, Colômbia, Uruguai e Chile. A escolha se baseou tanto na diversidade dos processos formativos evidenciados em cada país como na proximidade com os pesquisadores e pesquisadoras convidados. Mesmo com os avanços que cada país sinalizou em relação à formação de seus professores, os governos na América Latina ainda precisarão investir na formação e valorização profissional dos docentes, como um passo importante e decisivo na melhoria da qualidade da educação ofertada, bem como na redução das desigualdades sociais que enfrentam cada contexto regional.
  • Item
    A docência no curso de pedagogia-licenciatura : o que dizem os professores sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais.
    (2017) Albuquerque, Helena Machado de Paula; Haas, Celia Maria; Araújo, Regina Magna Bonifácio de
    Este artigo apresenta o que dizem os professores que atuam nos cursos de Pedagogia, nas instituições envolvidas na pesquisa “O significado de ser Pedagogo para os alunos do novo curso de Pedagogia-Licenciatura”, desenvolvida nos anos de 2010 e 2011, tendo como campo três universidades: uma instituição privada, uma municipal e outra federal, localizadas em dois estados da região sudeste do Brasil. Adotou-se no processo investigativo uma metodologia com abordagem qualitativa, com pesquisa documental da legislação e dos projetos pedagógicos das instituições. Três categorias fundamentaram a investigação: o significado de ser pedagogo, o projeto pedagógico e o currículo e a nova legislação. Em 2006, foi aprovada a Resolução nº 1, do Conselho Nacional de Educação, que instituiu as novas diretrizes curriculares nacionais para o curso de Pedagogia (DCNs). Conquanto, estas diretrizes, não tenham impedido a formação dos profissionais da educação, a dificultou pelo excesso de atributos exigidos na formação do professor. Os resultados da pesquisa apontam que nos cursos implantados após 2006, os professores percebem a incorporação do conceito de Profissional da educação na formação para a gestão no curso de Pedagogia. No curso mais antigo, os professores julgam que, embora as diretrizes não impeçam, inviabilizam na prática a formação do gestor e sentem dificuldade para se desvencilhar da cultura anterior do curso, mostram certa nostalgia em relação a esse e apontam que não houve a discussão necessária com quem iria implantá-las. Há uma concordância nos três grupos de que houve inovação nos projetos pedagógicos após a aprovação das diretrizes, destacando-se o esforço na integração teoria e prática e na ampliação do espaço para as metodologias de ensino da Educação Básica. A maioria dos professores entrevistados afirma que os projetos pedagógicos dos cursos em que atuam assumem a formação do licenciado com todos os requisitos previstos pelas DCNs. As instituições apresentaram em comum o desafio para articular a formação geral e específica do Pedagogo, contemplando todos os pré-requisitos oficiais para a formação do licenciado.
  • Item
    O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência e a educação de jovens e adultos : novos olhares para a formação docente em EJA.
    (2013) Araújo, Regina Magna Bonifácio de
    O presente texto contempla a experiência vivenciada no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID, do subprojeto denominado Programa de Estímulo à Docência na Educação de Jovens e Adultos (PED/EJA), da Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP e compartilha algumas reflexões sobre a importância deste projeto para a formação docente e para a Educação de Jovens e Adultos - EJA. Iniciado em 2011, este subprojeto atende todas as escolas que atuam na Educação de Jovens e Adultos no município de Mariana-MG, acolhendo cerca de 1300 alunos e alunas da EJA, 15 bolsistas da graduação e 03 supervisoras, professoras da rede municipal de ensino e que atuam como pedagogas nas escolas envolvidas com o projeto.
  • Item
    Projetos pedagógicos para a formação de professores : um estudo comparado das estratégias e práticas em três universidades da Região Sudeste do Brasil.
    (2012) Albuquerque, Helena Machado de Paula; Haas, Celia Maria; Araújo, Regina Magna Bonifácio de
    No presente artigo temos por objetivo estudar comparativamente os projetos pedagógicos institucionais de três universidades da Região Sudeste do Brasil que participam do Projeto de Pesquisa intitulado “O significado de ser pedagogo para os alunos do novo curso de Pedagogia-Licenciatura”, com propósito de compreender o processo de construção dos respectivos projetos pedagógicos, a partir das exigências estabelecidas pelas Diretrizes Curriculares, aprovadas pela Resolução CNE/CP nº 1/2006. Definiram-se, para tanto, três categorias de análise como critérios para o estudo: a) o significado de ser pedagogo no projeto pedagógico; b) o projeto pedagógico e o currículo; e, c) a nova legislação e o projeto pedagógico. Como resultado reconheceu-se que o cuidado com a legislação é explicitado diferentemente em cada projeto pedagógico, dependendo fundamentalmente dos propositores.