DEEDU - Departamento de Educação

URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/604

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 4 de 4
  • Item
    O que as ocupações nos ensinam sobre a adolescência, o laço social e a educação?
    (2017) Coutinho, Luciana Gageiro; Andrade, Cláudia Braga de
    Este artigo busca refletir sobre o movimento das ocupações das escolas ressaltando a inovação que essa experiência traz para se repensar a escolarização de jovens, sobretudo nos laços que podem ser estabelecidos entre os jovens e a escola. A partir das contribuições teóricas da psicanálise a respeito do mal-estar na cultura e nos modos de fazer frente a ele, articulamos a noção de laço social com as ocupações, privilegiando dois eixos de análise fundamentais: 1) como esses novos laços sociais internos e externos contribuem para a sustentação de um novo ideal de escola; 2) de que modo essa nova configuração social presente no contexto das ocupações nos permite pensar sobre a relação entre transmissão do conhecimento e desejo de saber no espaço escolar.Por fim, destacamos que as ocupações inauguram um modo de fazer laço na escola através de uma nova posição discursiva na qual os estudantes podem estar presentes enquanto sujeitos desejantes que reivindicam e recriam a escola.
  • Item
    The specificity of language in psychoanalysis.
    (2016) Andrade, Cláudia Braga de
    A especificidade da linguagem na psicanálise. O artigo tem por objetivo discutir a concepção de linguagem proposta na obra freudiana, considerando a especificidade da noção de representação e apontar seus desdobramentos na prática clinica. Na teoria de representação é possível conceber uma noção de linguagem caracterizada pela heterogeneidade (representação da palavra e representação da coisa) em que seu efeito de significação é produzido através de um complexo de associações e sua vinculação a uma abordagem intensiva (representante pulsional). A partir deste modelo, admite-se que a linguagem excede a sua função semântica e o regime representacional não se restringe ao campo da racionalidade e da verbalização.
  • Item
    A escrita de Derrida : notas sobre o modelo freudiano de linguagem.
    (2016) Andrade, Cláudia Braga de
    Pretende-se retomar o debate de Derrida sobre a concepção de linguagem e seu encontro com a psicanálise. Apesar de constatar a influência da tradição filosófica da metafísica nos conceitos metapsicológicos da psicanálise, Derrida reconhece no discurso freudiano um potencial de desconstrução da concepção de linguagem associada a uma atividade representativa verbal. Por fim, aborda-se como a hipótese da concepção do inconsciente como escrita e a escrita do inconsciente implica outra interpretação do discurso na psicanálise em que se promove uma junção entre força e sentido.
  • Item
    Violências e juventudes : processos de subjetivação no contexto escolar.
    (2015) Andrade, Cláudia Braga de
    O artigo pretende analisar a manifestação da violência na juventude, especialmente, em relação aos casos de conflito entre grupo de jovens. Para tal, propõe uma reflexão sobre a complexidade do fenômeno da violência em seu aspecto semântico conceitual e sobre os impactos da reestruturação da figura do jovem na sociedade contemporânea, sustentando a hipótese de que a violência se tornou uma referência fundamental nas formas atuais de subjetivação. Por fim, o artigo discute as várias perspectivas da violência escolar, da abrangência do tema às tentativas de definir seu campo e faz uma análise crítica das medidas protetivas propostas para o seu enfrentamento.