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Resultados da Pesquisa

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    Arquitetura do medo em escolas públicas de Belo Horizonte.
    (2020) Ambrosio, Poliana Matias; Silva, Luciano Campos da; Silva, Luciano Campos da; Fonseca, Marcus Vinícius; Tosta, Sandra de Fátima Pereira
    As ruas das grandes cidades estão marcadas pelo medo da violência. O medo está moldando a paisagem urbana das grandes cidades contemporâneas. E a arquitetura que carrega os signos do medo é chamada de Arquitetura do Medo, presente nas grandes cidades, e que, na presente pesquisa, foi investigada nos espaços de escolas públicas de Belo Horizonte (MG). A investigação apresentou um fenômeno complexo, a Arquitetura do Medo em escolas públicas, com múltiplas causas e diversas formas de manifestação, um fenômeno multidisciplinar, que abarca Educação, Sociologia, Arquitetura e Urbanismo. Nesse contexto, esta pesquisa objetiva analisar quais os signos do medo podem ser identificados na Arquitetura Escolar de escolas públicas da Rede Municipal de Belo Horizonte. De modo mais específico, o interesse é particularmente a identificação dos tipos de signos do medo presentes na arquitetura escolar, bem como dos locais em que os signos do medo estão localizados no espaço escolar, assim como houve interesse na verificação de possíveis relações entre os signos do medo presentes na escola e o contexto social em que ela está inserida. Para tanto, o estudo buscou a abordagem qualitativa, com técnicas de observação, registros fotográficos e aplicação de entrevista semiestruturada. Participaram sete escolas da rede municipal, responsáveis principalmente pelo Ensino Fundamental e duas diretoras foram entrevistadas. Os resultados mais gerais da pesquisa indicam a presença de elementos da Arquitetura do Medo em escolas públicas e revelam também que as escolas utilizam mecanismos de mitigar o medo de perigos externos e internos a essa. E quanto menos aderem à dinâmica da Arquitetura do Medo, mais se aproximam do conceito de espaços públicos.