DESSO - Departamento de Serviço Social
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Item ABEPSS itinerante quarta edição. Fundamentos do Serviço Social : atribuições e competências profissionais.(2020) Repetti, Gustavo Javier; Carrara, Virginia AlvesO relatório que aqui apresentamos é parte da documentação e registro da quarta edição do projeto ABEPSS ITINERANTE sob coordenação da ABEPSS durante o biênio 2017-2018, intitulado Os Fundamentos do Serviço Social: as atribuições e competências profissionais em debate. O documento situa historicamente o projeto - sua construção e execução -, sua lógica, como continuidade das três edições anteriores, como estratégia político-acadêmica de enfrentamento ao processo de precarização da formação profissional, das condições de trabalho de assistentes sociais e aos ataques constantes às instâncias de organização acadêmicopolítica. Apresentamos os dados referentes à sua implementação nas 34 oficinas em 22 estados do país e no Distrito Federal, com a participação aproximada de 1300 pessoas entre profissionais e estudantes. Os principais desafios para a formação, o trabalho e a organização política de assistentes sociais no Brasil são apresentados, apontando algumas estratégias para o seu enfrentamento.Item As diretrizes curriculares da ABEPSS e a temática família.(2020) Horst, Claudio Henrique MirandaA partir da lógica das diretrizes curriculares da ABEPSS, o objetivo deste artigo é apontar possibilidades para o estudo e o debate sobre a família na formação profissional em Serviço Social. Partimos do pressuposto de que as Diretrizes Curriculares exigem a apreensão dos diversos conteúdos que perpassam a formação/trabalho numa perspectiva de totalidade. Portanto, compreendemos que os fundamentos da profissão – expressos nas diretrizes curriculares – possibilitam, através dos diferentes núcleos de fundamentação, a compreensão da família, por meio de fundamentos críticos, condizentes com o Projeto Ético-Político. Mediante indicações de como os componentes curriculares podem desenvolver as reflexões sobre família, apontamos estratégias possíveis de uma análise que rompa com o conservadorismo moral, religioso e com as expressões pragmáticas, no exercício profissional, sustentadas por experiências pessoais.Item Serviço Social português e brasileiro em diálogo : internacionalização da formação profissional.(2014) Martins, Alcina Maria de Castro; Carrara, Virginia AlvesO ensino superior, nos quatro cantos do mundo, tem na atualidade a temática e realidade do processo de internacionalização que vem intensificando a circulação de alunos, professores e pesquisadores a realizarem estudos e investigações no estrangeiro. Este artigo é uma aproximação, através de estudo bibliográfico e análise documental, do diálogo estabelecido entre o Serviço Social português e brasileiro a partir dos anos 1960, a fim de identificar as relações internacionais no âmbito da qualificação profissional e da formação de quadros docentes e investigadores em Serviço Social, no contexto das transformações da educação e da internacionalização do ensino superior.