DESSO - Departamento de Serviço Social
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Item Paulo Freire y trabajo social en España : análisis socio-histórico y contribuciones para el contexto actual.(2022) Oliver Perelló, Miguel Àngel; Carrara, Virginia Alves; Silveira, Rosana de MatosIntroducción. El reconocimiento de Paulo Freire como una de las más importantes e influyentes figuras en el ámbito educativo a nivel mundial, resulta hoy incuestionable. Ahora bien, lo que quizás resulta menos divulgado, o caído en todo caso en el olvido en las últimas décadas, es su presencia en la profesión de Trabajo Social, particularmente fuera de América Latina. Este trabajo tiene por objetivo mostrar la entrada y presencia de Freire en la profesión de Trabajo Social en España, especialmente significativa en los años 70, y al mismo tiempo destacar como, las condiciones del contexto y realidad social actual, que exige desarrollar un enfoque crítico del mismo, permiten afirmar la vigencia e importancia de las aportaciones realizadas por Freire a lo largo de su trayectoria. Metodología. Las reflexiones aquí presentadas son el resultado de un estudio, en el marco de una investigación internacional, desarrollada desde una metodología cualitativa, que parte de dos líneas de recogida de datos. La primera, fuentes documentales-bibliográficas, relacionadas con el contenido de Jornadas y Congresos de Asistentes Sociales celebrados en los años 70 en España, y la segunda, a través de la realización de entrevistas en profundidad a trabajadoras sociales de la época. Resultados. Los datos indican que en la década de los 70 la influencia de las obras de Paulo Freire ha sido significativa para las trabajadoras sociales militantes activas en las asociaciones vecinales de los barrios populares y en los movimientos de resistencia anti-dictadura. Discusión y conclusiones. Discutimos los límites y posibilidades del pensamiento de Freire para la profesión de Trabajo Social, en los campos de la formación y la práctica profesional, y concluimos sobre la actualidad de sus obras en una profesión que, si pretende abandonar su carácter benéfico, precisa apostar también en los momentos actuales, por una concienciación social que permita obtener cambios significativos en la intervención social y en la propia realidad social.Item Rede ibero-americana de investigação em serviço social : diálogos, cooperação e produção de conhecimento.(2022) Guerra, Yolanda Aparecida Demetrio; Martins, Alcina Maria de Castro; Carrara, Virginia AlvesO artigo apresenta e debate uma concepção de internacionalização da pesquisa, orientada pelos organismos internacionais, em contraponto com a fecunda experiência de interlocução internacional, gestada na Rede Ibero-Americana de Investigação em Serviço Social/Trabajo Social. Problematiza alguns aspectos da atual produção de conhecimento com ênfase no trinômio Investigar, Desenvolver e Inovar (I+D+I) no contexto de internacionalização da ciência a serviço do capital e os desafios ao Serviço Social na perspectiva crítica A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfico-documental, recorrendo- se à produção sobre a temática. Utilizou-se como fonte de dados secundários sobre o tema da internacionalização da pesquisa e dados coletados entre outubro e novembro de 2021 no levantamento preliminar sobre a Rede Ibero- Americana. Conclui-se pela necessária constituição de redes e experiências de intercâmbio internacional, que se contraponha à lógica positivista subjacente à concepção de ciência moderna, bem como à racionalidade instrumental vigente nas propostas de internacionalização e pesquisa em rede das agências de fomento nacionais e internacionais.Item Ensino e formação virtuais : a nova estratégia do projeto de educação a serviço do capital.(2022) Guerra, Yolanda Aparecida Demetrio; Martins, Alcina Maria de Castro; Carrara, Virginia AlvesO artigo desenvolve a hipótese de que há uma íntima relação entre os interesses do capital e educação como estratégia na construção dos sujeitos que vão disputar um mercado de trabalho escasso, precário e instável. Analisa alguns documentos dos organismos multilaterais, seus mecanismos ideológicos e estratégias acionadas na direção de construir consensos sobre a necessidade de um “novo” projeto educacional, no qual há a substituição lenta e gradual do ensino presencial, via sistemas híbridos. Está em curso a mudança mais concreta, completa e complexa do ensino/educação: sua virtualização ou digitalização, que foi projetada desde a reforma de Bolonha (1999). Concluímos que o capital, em sua busca de valorização, encontrou na pandemia as estratégias e táticas para a continuidade e intensificação do uso de tecnologias digitais na educação, transformando-a em ensino à distância e impondo um novo projeto educacional. Este projeto encontrou uma oportunidade e uma justificativa sem precedentes: a Covid-19.Item Política de segurança alimentar e nutricional no enfrentamento da fome produzida pelos impérios alimentares.(2022) Nogueira, Mariana Brito Horta; Carrara, Virginia Alves; Pereira, Simone Cardoso LisboaEste artigo, de natureza qualitativa, recorre à metodologia bibliográfica e documental, consistindo em um ensaio apresentado em três seções, além da introdução e das considerações finais. Objetiva discutir a fome na agenda política brasileira que viola o direito ao acesso a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente e sustentável. Problematiza sobre: a produção da fome como expressão da desigualdade de classe na sociedade capitalista; o direito à alimentação e a Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, a partir da análise socio-histórica do enfrentamento à fome e da formulação do arcabouço legal na agenda política brasileira; e como a estrutura e dinâmica do sistema alimentar hegemônico sustenta os impérios alimentares, com repercussão na redução do acesso à comida de verdade, no apagamento do patrimônio alimentar, desrespeitando a soberania alimentar, e no incentivo ao elevado consumo de alimentos/mercadorias ultraprocessados e seus efeitos deletério para a saúde humana e biodiversidade.Item Desarrollo comunitario, participación ciudadana y dimensión política del Trabajo Social. Artículo homenaje a Marco Marchioni, pionero del trabajo social comunitario en España.(2022) Oliver Perelló, Miguel Àngel; Carrara, Virginia Alves; Silveira, Rosana de MatosEl presente artículo recoge un extracto de los contenidos de dos entrevistas realizadas al trabajador social e investigador Marco Marchioni, llevadas a cabo durante el verano de 2019. Las entrevistas se realizaron en el marco de una investigación que ha procurado recuperar retazos de memoria para la historia del Trabajo Social en España de las décadas de 1960 hasta 1980, así como las posibles influencias en el mismo del Movimiento de Reconceptualización Latinoamericano, a través de documentos escritos y de testimonios verbales. En un contexto global como el actual, en el que aumentan progresivamente las desigualdades y se viene produciendo un recorte de derechos en numerosos territorios en el marco del discurso neoliberal, se hace necesario recordar la dimensión política y el compromiso de la profesión de Trabajo Social con la defensa de la democracia y del papel de la ciudadanía. Ambos constituyen aspectos fundamentales sobre los cuáles Marchioni trabajó y defendió incansablemente a lo largo de su dilatada trayectoria. Este trabajo pretende también ser un modesto homenaje a una de las figuras más importantes de los últimos cincuenta años de la profesión del Trabajo Social en España.Item Iniciação científica em tempos pandêmicos : limites e desafios para a formação em serviço social.(2021) Sousa, Jacqueline; Carrara, Virginia AlvesA pandemia do COVID-19 aprofundou a crise do capital no mundo. Na realidade brasileira, seus impactos ganham particularidade e se agudizam devido ao ultraliberalismo associado ao posicionamento de extrema direita do presidente Jair Messias Bolsonaro. A pandemia impactou todos os âmbitos da vida e do trabalho, intensificou o uso dos ambientes virtuais e das tecnologias digitais, na educação e no ensino superior, repercutindo nas áreas: ensino, extensão e pesquisa. O Ensino Remoto Emergencial (ERE) impôs desafios à vivência universitária. As reflexões aqui apresentadas, a partir da experiência de iniciação científica, vinculada ao Projeto “Ingressante e Egresso do Curso de Serviço Social da UFOP: um estudo sobre seus perfis” trazem os desafios e os limites do desenvolvimento da atividade de investigação, especificamente, da iniciação científica em Serviço Social, que vem sofrendo o impacto da pandemia do COVID-19. A pandemia confirma a exigência de respostas e estratégias coletivas em defesa da vida e da emancipação humana, na luta contra a crise sanitária e o capital.Item ABEPSS itinerante quarta edição. Fundamentos do Serviço Social : atribuições e competências profissionais.(2020) Repetti, Gustavo Javier; Carrara, Virginia AlvesO relatório que aqui apresentamos é parte da documentação e registro da quarta edição do projeto ABEPSS ITINERANTE sob coordenação da ABEPSS durante o biênio 2017-2018, intitulado Os Fundamentos do Serviço Social: as atribuições e competências profissionais em debate. O documento situa historicamente o projeto - sua construção e execução -, sua lógica, como continuidade das três edições anteriores, como estratégia político-acadêmica de enfrentamento ao processo de precarização da formação profissional, das condições de trabalho de assistentes sociais e aos ataques constantes às instâncias de organização acadêmicopolítica. Apresentamos os dados referentes à sua implementação nas 34 oficinas em 22 estados do país e no Distrito Federal, com a participação aproximada de 1300 pessoas entre profissionais e estudantes. Os principais desafios para a formação, o trabalho e a organização política de assistentes sociais no Brasil são apresentados, apontando algumas estratégias para o seu enfrentamento.Item La formación en Trabajo Social en Brasil : desafíos para su patrimonio académicopolítico y socio-profesional.(2019) Ortiz, Fátima da Silva Grave; Santos, Claudia Monica dos; Carrara, Virginia Alves; Guerra, Yolanda Aparecida DemetrioEste texto tiene por objeto la formación en Trabajo Social en Brasil. Señala las repercusiones de las determinaciones macroscópicas en la formación de los profesionales y docentes en Trabajo Social, enfatizando algunos de sus desafíos para la concreción de un perfil profesional crítico, teóricamente consistente, comprometido con los valores humanos genéricos, y competente técnica y políticamente. Parte de la consideración de que el proyecto educativo brasileño, especialmente el de la enseñanza universitaria, históricamente se ha sometido a los imperativos del capital nacional y a las demandas inmediatas del mercado de trabajo. Es importante que el conjunto de los sujetos implicados (profesionales, docentes y estudiantes) sean conscientes de que la lucha contra la precarización de la formación profesional conlleva algo más que la mera lucha contra las propuestas gubernamentales vigentes; conlleva también la lectura de la realidad actual; una aprehensión crítica de los retrocesos, así como un análisis responsable de los avances, reconociendo siempre las conquistas obtenidas hasta ahora, teniéndolas en consideración en el establecimiento de las salidas y estrategias en defensa del proyecto de formación.Item Trabajo social en la realidad española en los años 1960 a 1980 : a la búsqueda de autodefinición y reconocimiento profesional.(2018) Carrara, Virginia Alves; Oliver Perelló, Miguel Àngel; Silveira, Rosana de Matos; Xavier, Marinêz de Oliveira; Aguiar, Rafaela de Souza Reis; Bergamo, DeniseEn este artículo presentamos los análisis, aún preliminares, de los movimientos contestatarios experimentados por el Trabajo social en España en el período de 1960 a 1980, y que mantienen una relación indisociable con el movimiento macro societario interno de la sociedad española, y externamente, a partir del ingreso del Estado Español en los mecanismos de las políticas internacionales desarrollados especialmente por los Estados Unidos desde los años 1950. Dentro de ese período, el Movimiento de Reconceptualización Latinoamericano fue conocido entre los trabajadores sociales españolas, pero su influencia no se generalizó, apareciendo en segmentos de la profesión con posiciones politizadas más progresistas, reconociendo su importancia y buscando una producción teórica e intervencionista de la profesión adaptada a la realidad española.Item A emigração dos assistentes sociais portugueses : faces do trabalho e do desemprego em tempos de crise e austeridade.(2015) Castro, Alcina Maria Martins de; Tomé, Rosa Maria; Carrara, Virginia AlvesA atual crise do capital imprimiu um ciclo de emigração aos diplomados portugueses. Não encontrando possibilidades de traba¬lho, licenciados, mestres e doutores buscam emprego, impelidos pela ideia de livre circulação dos cidadãos da União Europeia e pela inter¬nacionalização da formação superior com o Processo de Bolonha. A emigração dos diplomados portugueses é refletida como uma estratégia do capital no recrutamento de força de trabalho qualificada e excedente e por parte dos trabalhadores no enfrentamento ao desemprego, em determinados países.