DECAT - Departamento de Controle e Automação

URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/490

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Item
    Espectroscopia de refletância aplicada na identificação de contaminantes do minério de ferro associados a cálcio e magnésio.
    (2022) Oliveira, Rafael Pedrosa de; Pabón, Rosa Elvira Correa; Pabón, Rosa Elvira Correa; Cota, Luciano Perdigão; Carrino, Thais Andressa
    Esse trabalho tem como objetivo o estudo aprofundado acerca do uso da espectroscopia de refletância na identificação de contaminantes do minério de ferro. Tal estudo destina-se à exploração de amostras de trincheira da Mina de Conceição, localizada no Complexo de Itabira - MG. A técnica de espectroscopia de refletância, foi usada para composição de uma biblioteca espectral compreendida no intervalo do Visível ao Infravermelho de Ondas Curtas (Visible to Short Wave Infrared - VSWIR - 350 – 2500 nm). A fim de destacar as feições características dos minerais em estudo, os dados foram normalizados através da remoção do contínuo e foi calculada a segunda derivada de Savitzky Golay. Os dados processados foram analisados através da análise de componentes principais para avaliar a discriminação dos contaminantes. Os resultados obtidos foram satisfatórios para ambos os métodos de processamento, contínuo removido e segunda derivada, pois permitiram classificar amostras em dois grupos, uma que não apresenta teor dos contaminantes e outra que contém óxido de cálcio e/ou óxido de magnésio a partir do teor mínimo detectável na análise química, 0,7\% e 0,4\% respectivamente. Além da classificação das amostras, alguns métodos de aprendizado de máquina foram implementados na tentativa de realizar a estimativa do teores de contaminantes. Porém, o resultado alcançado foi insatisfatório devido à baixa disponibilidade de amostras para alimentar os modelos.
  • Item
    Monitoramento da qualidade de SINTER FEED através de dados espectrais associados a aprendizado de máquina – estudo de caso : Mina de Carajás Serra Sul (S11D).
    (2021) Silva, Ana Cristina Pinto; Pabón, Rosa Elvira Correa; Pessin, Gustavo; Pabón, Rosa Elvira Correa; Souza, Jefferson Rodrigo de; Coimbra, Keyla Thayrinne Oliveira; Cota, Luciano Perdigão
    Essa pesquisa compreende na geração de bibliotecas espectrais e caracterização espectroscópica de sínter feed, visando contribuir no aprimoramento dos métodos tradicionais utilizados na indústria mineral, para determinação de percentual de ferro e contaminantes na Mina de Carajás Serra Sul, mais conhecida como S11D. Para tanto, foram realizadas em ambiente de laboratório, leituras espectrais de amostras de sínter feed de produto final e amostras preparadas, pulverizadas e secadas. As bibliotecas espectrais e sua caracterização espectroscópica foram realizadas no intervalo de 350 – 2500 nm. A biblioteca espectral gerada será integrada a dados geoquímicos como fluorescência de raio X, com o intuito de construir modelos empíricos que permitam determinar o percentual de ferro e identificar contaminantes nas amostras. Os dados produzidos deverão gerar informações que permitam: (i) identificar as bandas espectrais na assinatura do sínter feed associadas ao conteúdo de ferro; (ii) identificar as bandas espectrais na assinatura do sínter feed referentes aos contaminantes: (iii) gerar modelos estatísticos que permitam estimar o percentual de ferro nas amostras de sínter feed; (iv) avaliar o uso de métodos de aprendizado de máquinas para estimar o teor de ferro em amostras de minério de ferro, com base em bibliotecas espectrais; (iv) espera-se que na medida em que os objetivos do projeto sejam atingidos, avaliar a possibilidade de uso dos critérios viii derivados em laboratório para prever situações reais nas atividades de mineração e gerar uma nova metodologia que permita determinar o percentual de ferro e identificação de contaminantes de maneira precisa e oportuna, para a tomada de decisões e otimização nos processos produtivos.