DECAT - Departamento de Controle e Automação

URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/490

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Item
    Proposta de sensores virtuais baseados em aprendizado de máquina para estimativa de parametros de qualidade na etapa de pelotamento de minério de ferro.
    (2021) Dias, Fabricio Bertholi; Pessin, Gustavo; Pessin, Gustavo; Euzebio, Thiago Antonio Melo; Coelho, Bruno Nazário; Souza, Jefferson Rodrigo de
    O processo industrial de pelotização de minério de ferro foi desenvolvido objetivando-se o beneficiamento e aproveitamento comercial dos finos de minério. O pelotamento é a etapa deste processo responsável pela formação das pelotas, sendo influenciado por diversas variáveis, com reflexos diretos sobre a qualidade do produto. Logo, é importante que certas características físicas, desejadas para as pelotas, sejam continuamente monitoradas durante o processo produtivo. Atualmente o processo de garantia da qualidade é feito através de ensaios em laboratórios, atividade com alta latência de resposta. Dada a necessidade de aumento de eficiência deste processo e o respectivo impacto em toda a cadeia produtiva, este trabalho propõe a aplicação de um sensor virtual para estimar parâmetros de qualidade na etapa de pelotamento em uma usina de pelotização de minério de ferro. Foram comparadas 3 técnicas de aprendizado de máquinas: Redes Neurais Artificias, Random Forests e KNN – K Nearest Neighbors. Foi proposto um modelo de regressão baseado na coletânea nos melhores modelos individuais comparados. A identificação das variáveis que mais influenciam nos parâmetros de qualidade de pelotas cruas de minério de ferro é descrita, fundamentando-se na teoria da metalurgia do processo de pelotização. As variáveis de processo candidatas (features / targets) ao modelo foram tratadas, formando a base de dados para a geração do modelo de predição. Os modelos dos sensores virtuais foram validados com sucesso, obtendo-se R2 de 0,944 e RMSE de 0,075 para o modelo de coletânea, comprovando a importância de variáveis, tais como dosagens de aglomerantes, taxas de dosagem e rotação dos discos de pelotamento, volumes de produção e retorno. A validação dos modelos evidencia seu potencial para aplicação em um ambiente real, e abre espaço para continuidade de estudos futuros.
  • Item
    Monitoramento da qualidade de SINTER FEED através de dados espectrais associados a aprendizado de máquina – estudo de caso : Mina de Carajás Serra Sul (S11D).
    (2021) Silva, Ana Cristina Pinto; Pabón, Rosa Elvira Correa; Pessin, Gustavo; Pabón, Rosa Elvira Correa; Souza, Jefferson Rodrigo de; Coimbra, Keyla Thayrinne Oliveira; Cota, Luciano Perdigão
    Essa pesquisa compreende na geração de bibliotecas espectrais e caracterização espectroscópica de sínter feed, visando contribuir no aprimoramento dos métodos tradicionais utilizados na indústria mineral, para determinação de percentual de ferro e contaminantes na Mina de Carajás Serra Sul, mais conhecida como S11D. Para tanto, foram realizadas em ambiente de laboratório, leituras espectrais de amostras de sínter feed de produto final e amostras preparadas, pulverizadas e secadas. As bibliotecas espectrais e sua caracterização espectroscópica foram realizadas no intervalo de 350 – 2500 nm. A biblioteca espectral gerada será integrada a dados geoquímicos como fluorescência de raio X, com o intuito de construir modelos empíricos que permitam determinar o percentual de ferro e identificar contaminantes nas amostras. Os dados produzidos deverão gerar informações que permitam: (i) identificar as bandas espectrais na assinatura do sínter feed associadas ao conteúdo de ferro; (ii) identificar as bandas espectrais na assinatura do sínter feed referentes aos contaminantes: (iii) gerar modelos estatísticos que permitam estimar o percentual de ferro nas amostras de sínter feed; (iv) avaliar o uso de métodos de aprendizado de máquinas para estimar o teor de ferro em amostras de minério de ferro, com base em bibliotecas espectrais; (iv) espera-se que na medida em que os objetivos do projeto sejam atingidos, avaliar a possibilidade de uso dos critérios viii derivados em laboratório para prever situações reais nas atividades de mineração e gerar uma nova metodologia que permita determinar o percentual de ferro e identificação de contaminantes de maneira precisa e oportuna, para a tomada de decisões e otimização nos processos produtivos.
  • Item
    Aprendizado de máquina aplicado em previsão de curto prazo de valores de indicadores de nível de água.
    (2021) Kümmel, Luiz Frederico de Freitas; Pessin, Gustavo; Torres, Vidal Félix Navarro; Sabino, Jodelson Aguilar; Pessin, Gustavo; Sabino, Jodelson Aguilar; Girao Sotomayor, Juan Manuel; Hidaka, Renato
    A estabilidade e solidez de barragens de rejeito para resíduos de atividades industriais de mineração é de importância primordial para a segurança da sociedade e meio ambiente localizado a sua jusante. Para assegurar as essenciais exigências de segurança e exposição ao risco das barragens ao longo da sua vida útil, devem ser implementadas ações mitigatórias de prevenção e controle dessas condições, nesse intuito esse trabalho visa aplicar métodos de Machine Learning, para prever o comportamento dos indicadores de nível de água associados a carta de risco. Os algoritmos de machine learning mostraram elevadas taxas de acerto para predição, sendo que a combinação de métodos de classificação e regressão permitiu aumentar ainda mais a qualidade de resposta do sistema proposto.