DECAT - Departamento de Controle e Automação

URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/490

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Item
    Modelagem, simulação e controle de densidade de polpa em espessadores.
    (2019) Magalhães, Sabrina de Almeida Fontana; Euzebio, Thiago Antonio Melo; Monteiro, Paulo Marcos de Barros; Euzebio, Thiago Antonio Melo; Monteiro, Paulo Marcos de Barros; Cocota Júnior, José Alberto Naves; Braga, Carmela Maria Polito
    No tratamento de minérios a maioria das operações unitárias acontece a úmido, por isso, nos estágios finais do tratamento, é necessário separar o produto ou rejeito gerado, da água. Um dos processos de separação é o espessamento contínuo. O espessamento contínuo consiste na separação sólido-líquido por meio da gravidade. O objetivo é obter uma polpa concentrada com determinada concentração no underflow e água livre de sólidos no overflow. Este trabalho tem como objetivo implementar um simulador por meio de um modelo matemático do processo de espessamento contínuo e projetar controladores para esse processo. As estratégias de controle propostas aqui serão validadas no simulador implementado, de forma a ser possível a aplicação dos controladores em uma planta real.
  • Item
    Um estudo numérico e experimental do escoamento de aço durante o vazamento de uma panela de aciaria.
    (2007) Rodrigues, Eliana Ferreira; Marins, Ângelo Máximo Fernandes; Solimani, Márcio Rodrigo
    O presente trabalho apresenta uma metodologia numérica e experimental para determinação dos parâmetros de controle da temperatura do aço líquido contido na panela de aciaria durante o vazamento para o distribuidor, por ocasião dos seus ciclos normais de operação. Inicialmente os modelos idealizados são resolvidos numericamente com a aplicação da técnica do método de elementos finitos, obtendo-se, como principais resultados, o perfil de temperatura no aço líquido juntamente com a parede refratária e o perfil de velocidade do banho metálico. Os resultados obtidos da simulação são comparados com os retirados de experimentos na indústria realizados pelos autores. Pode-se, assim, identificar os pontos críticos na perda de temperatura do banho metálico e empregar medidas preventivas, de modo a evitar um superaquecimento ou um aquecimento prematuro que resulta em uma série de problemas durante o lingotamento contínuo.