DECAT - Departamento de Controle e Automação

URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/490

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Item
    Utilização de conversores analógico-digitais endereçáveis para medições de variáveis climáticas.
    (2006) Martins, José Helvecio; Pinto, Paulo Raimundo; Lopes, Daniela de Carvalho; Monteiro, Paulo Marcos de Barros; Monte, José Eduardo Carvalho
    A utilização de dispositivos eletrônicos endereçáveis em sistemas de automação vem aumentando consideravelmente, assim como o desenvolvimento e a aplicação de sistemas automáticos, para o setor agrícola, têm sido bastante incentivados. Devido à complexidade destes sistemas e à necessidade de maior confiabilidade e simplicidade em suas estruturas, novas formas de transmissão de dados têm sido propostas e estudadas. Neste trabalho, instrumentos digitais para medições de temperatura do ar, umidade relativa do ar, radiação solar e velocidade do ar foram desenvolvidos com base em conversores analógico-digitais endereçáveis. A utilização dos dispositivos propostos possibilita a implantação de sistemas de monitoramento e controle com apenas três fios, conectados diretamente a um computador, responsável pelo gerenciamento da transmissão e pelo tratamento dos dados. Calibrações e validações preliminares foram realizadas com os instrumentos digitais endereçáveis desenvolvidos, resultando em medidas com exatidão e precisão elevadas.
  • Item
    Desenvolvimento de sensor de nível capacitivo para uso no irrigâmetro.
    (2010) Pinto, Paulo Raimundo; Martins, José Helvecio; Oliveira, Rubens Alves de; Monteiro, Paulo Marcos de Barros
    Neste trabalho teve-se como objetivo desenvolver um sensor de nível capacitivo para uso no tubo de alimentação do Irrigâmetro, a fim de controlar automaticamente equipamentos de irrigação. O Irrigâmetro é um aparelho evapopluviométrico desenvolvido na Universidade Federal de Viçosa para ser utilizado no manejo da irrigação. Para a calibração do sensor usado na medição do nível de água no tubo de alimentação do Irrigâmetro, foi utilizada a escala impressa no próprio tubo, graduada de 0 a 44 mm de lâmina de água, e a correspondente corrente na saída (mA) obtida por meio do sensor de nível capacitivo implementado, obtendo-se um coeficiente de determinação (r2) igual a 0,9998, mostrando ótima correlação entre o sensor e a escala padrão utilizada.
  • Item
    Sistema automático para secagem de produtos agrícolas em camada fina.
    (2008) Monte, José Eduardo Carvalho; Martins, José Helvecio; Lopes, Daniela de Carvalho; Monteiro, Paulo Marcos de Barros; Pinto, Paulo Raimundo
    Geralmente, o controle do processo de secagem em camada fina, é realizad com base na pesagem de amostras, retirando-se periodicamente a bandeja do secador e levando-a até uma balança, para determinar, por diferença de massa, a quantidade de água que foi retirada do produto durante o processo. Essa operação é a principal fonte de erro na determinação das taxas de secagem, tendo em vista a interrupção do processo de secagem ou a perda de parte da amostra durante a etapa de pesagem. Este trabalho propõe a automação do controle da secagem em camada fina, utilizando-se um sistema baseado em uma célula de carga e em dispositivos eletrônicos endereçáveis. Os valores obtidos pelo monitoramento realizado pelo sistema proposto são armazenados e comparados com valores finais predefinidos para o processo de secagem. Quando não houver diferença significativa entre os valores medidos e os pré-definidos, encerra-se o processo. O sistema proposto foi testado e validado, fornecendo uma série de resultados confiáveis, com elevada precisão e um excelente desempenho.