Programa de Pós-graduação em Turismo e Patrimônio

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Resultados da Pesquisa

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    Análise do bordado tradicional de Ouro Preto enquanto patrimônio imaterial e sua relação com o turismo.
    (2023) Gallisa, Mônica de Fátima do Sacramento; Carvalho, Alissandra Nazareth de; Volta, Carolina Lescura de Carvalho Castro; Carvalho, Alissandra Nazareth de; Volta, Carolina Lescura de Carvalho Castro; Knupp, Marcos Eduardo Carvalho Gonçalves; Frederico, Isabela Barbosa
    Esta pesquisa apresenta um estudo do bordado tradicional referente ao Ofício dos Grupos de Bordadeiras e Rendeiras de Ouro Preto, Minas Gerais, a partir do Dossiê (2019), trazendo um recorte para os trabalhos artesanais desenvolvidos na Associação de Senhoras Artesãs - Grupo ASA. Tem como objetivo geral compreender a prática do bordado e sua importância no patrimônio e as possibilidades para o desenvolvimento econômico, social e turístico relacionou- se a prática das artesãs, em seus espaços e vivências com a realidade local e o turismo. Desta forma, destaca-se o tema da valorização do patrimônio referenciando o bordado tradicional e a renda como elementos de preservação cultural, da memória e dos bens patrimoniais do município de Ouro Preto. A metodologia da pesquisa é de natureza qualitativa, descritiva e exploratória, envolvendo pesquisa de campo no Grupo ASA. O “saber fazer” é investigado pela estratégia de observação participante que possibilitou maior interação e aproximação ao universo das bordadeiras. Na oportunidade, realizou-se entrevistas semiestruturadas com os sujeitos da investigação em seus espaços de trabalho. Por conseguinte, os relatos e as vivências foram transcritos compondo uma documentação de análise, tendo disso analisado por meio da técnica análise de conteúdo. As apreciações se ativeram: às atividades cotidianas das bordadeiras e artesãs, à compreensão de como o saber é praticado e transmitido, ao aprimoramento das técnicas de execução dos bordados, às relações sociais com a comunidade e região. Os resultados indicaram a existência de práticas sustentáveis na gestão de uma organização comunitária por meio do Grupo ASA. Os dados apontaram que historicamente, o bordado é um saber que se desenvolveu enquanto técnica dentro de um espaço muito específico, como um produto feminino em ambiente doméstico. As narrativas das artesãs bordadeiras mostraram que o bordado é tradição projetado na contemporaneidade. Constatou-se que o bordado tradicional está em constante transição: significados, expressões, inovações e as novas tecnologias contribuem para o aperfeiçoamento e estimulam a criatividade das bordadeiras. Os resultados revelaram ainda que o município de Ouro Preto preserva o ofício das bordadeiras e rendeiras em diversos grupos e associações que se organizam, trocam experiências e vivências, e buscam ainda uma forma de complementação de renda para o orçamento familiar. As contribuições da pesquisa se dão no âmbito do reconhecimento da prática do bordado tradicional nas possibilidades e potencialidades do “saber fazer” podendo ser referência para outros grupos de bordadeiras e gestores de políticas públicas.
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    Entre a fé e a feira : o sagrado e o profano na constituição do patrimônio cultural do Jubileu de Congonhas.
    (2023) Fernandes, Nayara Souza; Pires, Maria do Carmo; Pires, Maria do Carmo; Brusadin, Lia Sipaúba Proença; Costa, Everaldo Batista da
    O presente trabalho realiza uma reflexão acerca do patrimônio por uma perspectiva que evidencia seu caráter popular, suas práticas e representações, bem como as premissas teóricas que norteiam o campo, suas dinâmicas de atribuição de sentido e valor. A pesquisa foi desenvolvida em forma de estudo de caso e tem por objeto a celebração do Jubileu do Senhor Bom Jesus de Matosinhos em Congonhas, Minas Gerais. Histórica e culturalmente rica, a festividade ao mesmo tempo em que conserva ritos e práticas seculares, manifestações do sagrado, também traz consigo o profano, conceitos opostos que durante a festividade transcendem, abrindo campo para uma ampla discussão acerca do patrimônio enquanto campo científico. A bibliografia utilizada versa em torno dos conceitos de patrimônio e memória, da festa religiosa e das feiras enquanto manifestações culturais, a fim de compreender de que forma as práticas culturais, atreladas aos processos da memória, atuam na constituição do Jubileu enquanto patrimônio cultural e sua preservação. Para além da pesquisa em fontes primárias acerca da festividade do Jubileu, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com participantes da celebração e foram aplicados questionários durante a festividade. O método quali-quantitativo foi adotado para análise dos dados coletados com intuito de identificar como se dão as relações entre os sujeitos e os elementos que compõe a festividade, os processos de atribuição de sentido e valores, seus marcos de vivências e experiências, assim como detectar os elementos que conformam uma cultura para os sujeitos que com ela se identificam. Ainda que a interação dos sujeitos com o objeto vá se modificando com o tempo numa relação de forma e conteúdo, as práticas observadas na festividade estão atreladas a um passado em decorrência da memória. Desta forma, os valores e sentidos que estão sendo constantemente produzidos e reelaborados, colaboram para sua preservação e legitimação enquanto patrimônio.
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    A cultura do milho e o patrimônio de Patos de Minas : diálogos possíveis entre preservação e turismo.
    (2023) Veloso, Fádua Dâmaris Abreu; Pires, Maria do Carmo; Pires, Maria do Carmo; Magalhães, Sônia Maria de; Silva, Luana Melo e
    Busca-se neste estudo investigar como a cidade de Patos de Minas, Minas Gerais, lida com questões relacionadas a sua cultura, ao seu patrimônio, e como estes aspectos podem ser trabalhados no segmento do turismo, cujo desenvolvimento pode configurar um mecanismo de preservação. O foco da pesquisa é a cultura do milho que possui forte presença na cidade e foi inspiração para o surgimento da Festa Nacional do Milho, seu maior evento. Foi discutida a importância de se fortalecer os saberes e os fazeres do povo patense como elementos constituintes de sua identidade e de seu patrimônio. Para isso, foi realizada uma pesquisa exploratória de abordagem metodológica qualitativa baseada na análise de fontes bibliográficas e documentais pertinentes à pesquisa, na qual buscou-se examinar elementos constituintes da cultura patense permeados pela simbologia do milho. Ao final, foi elaborado um mapeamento das manifestações culturais pesquisadas, constituindo um guia turístico denominado “Caminhos do Milho”. Espera-se que este trabalho possa contribuir com a apropriação da noção de patrimônio, ressaltando o repertório histórico e cultural da cidade a ser potencialmente explorado na área do turismo no que tange a simbologia do milho, que é uma grande referência local.
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    Patrimônio cultural, memória e dilemas contemporâneos acerca da acessibilidade em sítios preservados e turísticos : o caso da construção da rampa de acesso à Praça Doutor Gomes Freire em Mariana.
    (2023) Silveira, Ricardo Pacheco da; Paiva, Carlos Magno de Souza; Paiva, Carlos Magno de Souza; Pires, Maria do Carmo; Simão, Maria Cristina Rocha
    A Praça Gomes Freire, localizada em Mariana/MG, é um Patrimônio Cultural tombado pela esfera Federal e Municipal, um lugar de memória e um importante atrativo turístico. Concebido ainda no período colonial para recepcionar a população, passou por diversas modificações. Mantinha o mesmo projeto arquitetônico desde o final do século XIX, até que em 2020, durante as obras de requalificação no local, passou por uma polêmica intervenção materializada em uma rampa de acesso sobre a Rua Barão de Camargos. Instituições públicas e privadas, sociedade civil organizada e moradores do entorno se mobilizaram e a rampa foi modificada, passando a dialogar com o seu entorno. Diante dos fatos, iniciou-se um trabalho de pesquisa qualitativa sobre o direito ao patrimônio cultural e a acessibilidade, visando responder ao tema-problema suscitado pela construção da rampa: convergência de interesses legitimamente protegidos? Buscou-se aprofundar os conceitos considerados estruturantes da pesquisa: patrimônio cultural, memória, acessibilidade e turismo. Avaliou-se a política pública imposta ao Município em relação ao turismo na praça, além de observar a participação da rede colaborativa local. Investigou-se o marco legal sobre patrimônio cultural e acessibilidade, cartas patrimoniais e sobretudo, as manifestações populares e institucionais através da imprensa local, regional e nacional.