Programa de Pós-graduação em Turismo e Patrimônio
URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/17253
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Item Análise do bordado tradicional de Ouro Preto enquanto patrimônio imaterial e sua relação com o turismo.(2023) Gallisa, Mônica de Fátima do Sacramento; Carvalho, Alissandra Nazareth de; Volta, Carolina Lescura de Carvalho Castro; Carvalho, Alissandra Nazareth de; Volta, Carolina Lescura de Carvalho Castro; Knupp, Marcos Eduardo Carvalho Gonçalves; Frederico, Isabela BarbosaEsta pesquisa apresenta um estudo do bordado tradicional referente ao Ofício dos Grupos de Bordadeiras e Rendeiras de Ouro Preto, Minas Gerais, a partir do Dossiê (2019), trazendo um recorte para os trabalhos artesanais desenvolvidos na Associação de Senhoras Artesãs - Grupo ASA. Tem como objetivo geral compreender a prática do bordado e sua importância no patrimônio e as possibilidades para o desenvolvimento econômico, social e turístico relacionou- se a prática das artesãs, em seus espaços e vivências com a realidade local e o turismo. Desta forma, destaca-se o tema da valorização do patrimônio referenciando o bordado tradicional e a renda como elementos de preservação cultural, da memória e dos bens patrimoniais do município de Ouro Preto. A metodologia da pesquisa é de natureza qualitativa, descritiva e exploratória, envolvendo pesquisa de campo no Grupo ASA. O “saber fazer” é investigado pela estratégia de observação participante que possibilitou maior interação e aproximação ao universo das bordadeiras. Na oportunidade, realizou-se entrevistas semiestruturadas com os sujeitos da investigação em seus espaços de trabalho. Por conseguinte, os relatos e as vivências foram transcritos compondo uma documentação de análise, tendo disso analisado por meio da técnica análise de conteúdo. As apreciações se ativeram: às atividades cotidianas das bordadeiras e artesãs, à compreensão de como o saber é praticado e transmitido, ao aprimoramento das técnicas de execução dos bordados, às relações sociais com a comunidade e região. Os resultados indicaram a existência de práticas sustentáveis na gestão de uma organização comunitária por meio do Grupo ASA. Os dados apontaram que historicamente, o bordado é um saber que se desenvolveu enquanto técnica dentro de um espaço muito específico, como um produto feminino em ambiente doméstico. As narrativas das artesãs bordadeiras mostraram que o bordado é tradição projetado na contemporaneidade. Constatou-se que o bordado tradicional está em constante transição: significados, expressões, inovações e as novas tecnologias contribuem para o aperfeiçoamento e estimulam a criatividade das bordadeiras. Os resultados revelaram ainda que o município de Ouro Preto preserva o ofício das bordadeiras e rendeiras em diversos grupos e associações que se organizam, trocam experiências e vivências, e buscam ainda uma forma de complementação de renda para o orçamento familiar. As contribuições da pesquisa se dão no âmbito do reconhecimento da prática do bordado tradicional nas possibilidades e potencialidades do “saber fazer” podendo ser referência para outros grupos de bordadeiras e gestores de políticas públicas.Item A imagem de destino turístico : um estudo fotoetnográfico da imagem de Ouro Preto.(2023) Shishito, Marcelo; Volta, Carolina Lescura de Carvalho Castro; Volta, Carolina Lescura de Carvalho Castro; Achutti, Luiz Eduardo Robinson; Carvalho, Alissandra Nazareth de; Knupp, Marcos Eduardo Carvalho GonçalvesO turista escolhe um destino para passar as férias com base na imagem que tem desse lugar. Portanto, a imagem do destino é um fator essencial a ser considerado no desenvolvimento do marketing turístico, já que é responsável por influenciar a escolha do destino pelo turista. Assim, uma imagem única, forte e dinâmica se torna um diferencial competitivo para um destino turístico. Este estudo tem o objetivo geral de apresentar a imagem do destino de Ouro Preto pela perspectiva de seus moradores e visitantes. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de natureza teórica-empírica e de abordagem qualitativa, que faz uso da Fotoetnografia (Achutti, 1997, 2004) e de um conjunto de técnicas de pesquisa, como pesquisa bibliográfica, observação participante, entrevistas semiestruturadas e registro fotográfico. Considerando a complexidade do construto imagem de destino turístico este estudo se fundamentou na teoria da imagem global dos modelos de Baloglu e Mcleary (1999) e de Qu, Kim e Im (2011). Constatou-se que a imagem global de Ouro Preto emerge como uma interseção complexa entre aspectos cognitivos, afetivos e únicos. Em sua dimensão cognitiva, os atrativos turísticos como a arquitetura colonial preservada, as igrejas barrocas, os museus e os eventos realizados ao longo do ano, criam uma base sólida para essa imagem. A conexão emocional com o passado, a cordialidade dos moradores com os visitantes, a sensação de segurança ao percorrer suas ruas históricas e o clima romântico imprimem um caráter afetivo à cidade. Nesse sentido, a riqueza histórica e cultural, os sentimentos de vivacidade e a atmosfera autêntica da cidade dão sinergia a uma imagem que transcende o simples olhar, transformando Ouro Preto em um destino turístico verdadeiramente especial e único. Por fim, a realização deste estudo serve para comprovar o potencial da Fotoetnografia para o desenvolvimento de estudos de imagem de destino turístico e para colaborar na consolidação de um método pouco utilizado em pesquisas de Turismo. Além disso, os resultados deste estudo pretendem contribuir para o desenvolvimento científico do marketing de destinos, servindo de base para investigações futuras sobre a imagem de Ouro Preto, como também de outros destinos turísticos.Item Pós-mineração em Congonhas/MG : o turismo criativo como alternativa para o desenvolvimento sustentável.(2023) Vieira, Ana da Cruz Alcântara Campos; Knupp, Marcos Eduardo Carvalho Gonçalves; Knupp, Marcos Eduardo Carvalho Gonçalves; Carvalho, Alissandra Nazareth de; Volta, Carolina Lescura de Carvalho Castro; Emmendoerfer, Magnus Luiz; Oliveira, Ataualpa Luiz deO município de Congonhas, em Minas Gerais, é conhecido por seu patrimônio barroco epossui um sítio patrimonializado pela UNESCO. No entanto, vive a dependência econômica da mineração, inicialmente do ouro e atualmente do minério de ferro. Essa dependência tem levado os moradores a priorizarem os benefícios da mineração, deixando de desfrutar plenamente seu rico patrimônio cultural. Para conferir um caráter diferenciado ao território, a hipótese proposta é que é necessário construir novasrelaçõese oportunidades de desenvolvimento regional, e o turismo criativo se apresenta como umadas soluções que oferece essa oportunidade de desenvolver o potencial criativo do território, por meio de experiências de aprendizagem e interação com a cultura local. Além disso, o turismo criativo promove a aproximação entre visitantes e moradores, assim como o surgimento de novos modelos de negócios. Esta pesquisa tem como objetivo analisar as interações entre a atividade minerária e o território de Congonhas, enfocando o turismo criativo como uma alternativa produtiva e de diversificação econômica no pós-mineração. Para isso, foram identificados indicadores e táticas que fortalecem os mecanismos de integração e governança; sendo fundamental o alinhamentoàs metas dos 17 ODS da Agenda 2030, para que a sustentabilidade e a resiliência sejam incorporadas aos espaços rurais e minerados do município. Nesse sentido, apresenta-se as contribuições do “Policy Design” nas políticas públicas do turismo criativo, além de instrumentos de financiamento e gestão que valorizem a criatividade e as diversidades culturais, bem como priorizem o conhecimento e incluam as cidades circunvizinhas. A investigação adotou uma abordagem qualitativa, com entrevistas semiestruturadas utilizando o método da História Oral integrado à amostragem "bola de neve" para a coleta de dados. Além disso, a técnica da fotografia documental foi utilizada como recurso. A pesquisa revelou a plausibilidade da hipótese de despertar e estimular o turismo criativo como uma alternativa viável para o desenvolvimento sustentável, especialmente no pós- mineração em Congonhas. Contudo, verificou-se a necessidade de planejar, estruturar e implementar uma série de medidas para garantir o êxito desta iniciativa, maximizando seus benefícios para a comunidade local e oferecendo experiências enriquecedoras aos visitantes.