PPGCC - Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação

URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/596

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Item
    GLUE : um modelo de Clusterização utilizando mobilidade.
    (2013) Silva, Fernando Augusto Medeiros; Oliveira, Ricardo Augusto Rabelo
    O uso de clusters em MANETs é comum em situações de roteamento e entrega de conteúdo. O aumento do uso de smartphones com suporte a comunicação ponto a ponto, em especial o WiFi Direct, justifica o uso de algoritmos de clusterização adaptados a esses dispositivos e seus casos de uso. Em um cenário de turistas utilizando smartphones em visitação a pontos de interesse, podemos esperar comportamentos de cooperação entre os usuários. Nós propomos um algoritmo de clusterização que se utiliza do padrão de mobilidade apresentado por esse cenário. O GLUE utiliza a informação de movimentação para a formação quanto para a manutenção de Clusters de dispositivo. Diferente dos métodos analisados, nosso método provê suporte a fusão de clusters e reafiliação baseada no histórico de mobilidade dos nós. Realizamos experimentos medindo o número de clusters formados e estabilidade em cenários com 30, 60 e 90 nós com padrão de mobilidade RWP, RPGM e combinação dos dois. Demonstramos a superioridade do nosso método na relação menor número de clusters/estabilidade nos cenários com padrão RPGM e RPGM com RWP.
  • Item
    Caracterização de FHSS em modelos estáticos de formação Scatternet Bluetooth.
    (Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação. Departamento de Ciência da Computação, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto., 2013) Ferreira, Célio Márcio Soares; Oliveira, Ricardo Augusto Rabelo
    O potencial das aplicações WPAN - Wireless Persona Network se encontra praticamente inexplorado. O baixo custo e a sua presença na maioria dos dispositivos móveis, faz do Bluetooth a tecnologia a ser explorada. Os modelos que representam e formam redes Bluetooth, negligenciam as caracteríticas de sua técnica de comunicação, o FHSS - Frequency-hopping spread spectrum. Parte do desafio na geração de algoritmos Scatternet eficientes está relacionado as características desta técnica. Definimos o grafo dinâmico Bluetooth, descrevendo as restrições e novos procedimentos, que representam os atrasos na inicialização de redes, efeitos colaterais do FHSS. Ajustamos um modelo centralizado de Scatternets, para resultar em topologias coerentes com as encontradas por protocolos em um modelo dinâmico.