PPGCC - Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação
URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/596
Navegar
5 resultados
Resultados da Pesquisa
Item Uma rede U-Net modificada para segmentação de lesões de pele em imagens dermatoscópicas.(2022) Araujo, Graziela Silva; Cámara Chávez, Guillermo; Oliveira, Roberta Barbosa; Cámara Chávez, Guillermo; Oliveira, Roberta Barbosa; Ferreira, Anderson Almeida; Saúde, André VitalO diagnóstico auxiliado por computador pode ser viável para o diagnóstico precoce de câncer de pele. Para isso a tarefa de segmenta- ção de imagem desempenha um papel importante. A segmentação de uma imagem é um processo do qual a imagem é dividida, e a região de interesse é destacada, nesse caso, a lesão de pele pigmentada é segmentada. A segmentação de imagens dermatoscópicas é um desa- fio para os métodos tradicionais de segmentação e também para os métodos de aprendizado de máquina devido às diferentes condições de imagem. Há uma variação significativa na cor, textura, forma, tamanho e localização nas imagens dermatoscópicas. Além disso, po- dem conter imagens com variação de iluminação e diversos artefatos, como pelos, régua, bolhas de ar/óleo e amostra de cor. As imagens dermatoscópicas são adquiridas a partir de um dermatoscópio que permite que eventuais lesões possam ser visualizadas considerando estruturas nas camadas mais profundas da pele. Enfim, a arquitetura U-Net, é amplamente utilizada na literatura para segmentar imagens dermatoscópicas. O presente trabalho propõe um modelo baseado na arquitetura U-Net para segmentação de lesão de pele em imagens dermatoscópicas. Ainda, apresenta um estudo de ablação para jus- tificar as modificações feitas no modelo U-Net original, sendo elas, o número de épocas de treinamento, tamanho da imagem, funções de ativação e otimização, dropout e número de blocos convolucionais. Experimentos foram realizados nos conjuntos de dados ISIC 2017 e ISIC 2018 e mostram que é possível chegar a um modelo simples capaz de apresentar resultados competitivos em relação a outros trabalhos de última geração com os devidos ajustes em seus parâmetros.Item Aquisição de imagens digitais e identificação dos ovos do mosquito Aedes Aegypti baseado em um modelo de aprendizado profundo.(2019) Garcia, Pedro Saint Clair; Cámara Chávez, Guillermo; Cámara Chávez, Guillermo; Ferreira, Anderson Almeida; Bianchi, Andrea Gomes Campos; Saúde, André VitalO mosquito Aedes aegypti pode transmitir algumas doenças, o que faz o estudo da proliferação deste vetor uma tarefa necessária. Com o uso de armadilhas feitas em laboratório, denominadas ovitrampas, é possível mapear a deposição de ovos numa determinada comunidade. Uma máquina fotográfica acoplada a uma lupa foi utilizada para adquirir imagens contendo os elementos (ovos) a serem contados. Essas imagens foram processadas a partir de um sistema de cores com o objetivo de encontrar a cor negra, que corresponde `a cor dos ovos. A partir dessas imagens já trabalhadas, foi realizado um processo de transferência de aprendizado com uma rede neural convolucional (CNN). A intenção era separar os elementos que realmente eram ovos dos demais. Por meio desse método, foi possível identificar cada ovo como um simples objeto. Em 90% das imagens testadas a contagem realizada pelo modelo em relação ao número real de ovos foi considerada de correlação perfeita. Para as demais 10% das imagens de teste, a contagem foi considerada de forte correlação, isso aconteceu em imagens que continham uma alta densidade de ovos ou que continham elementos negros que se pareciam com ovos do mosquito.Item Fusão de características na re-identificação de pessoas.(2018) Sales, Anderson Luís Cavalcanti; Cámara Chávez, Guillermo; Cámara Chávez, Guillermo; Ferreira, Anderson Almeida; Bianchi, Andrea Gomes Campos; Schwartz, William RobsonRe-Identi cação de pessoas é um problema de correspondência entre identidades capturadas por câmeras de vigilância não sobrepostas. Essa correspondência, também conhecida como rastreamento multi-câmeras é uma tarefa da área de visão computacional. Tem grande foco por se tratar, principalmente, de demandas nas esferas de segurança pública e/ou pessoal. Esse foco se dá em vista das possíveis incapacidades humanas na realização de tarefas repetitivas por um tempo prolongado, por exemplo. Intenciona-se com essa abordagem suavizar, quão possível, os custos inerentes ao processo computacional tradicional. A abordagem proposta é fracionada em duas partes: aprendizado de um espaço métrico de baixa dimensionalidade (denominado fase inicial) e reorganização de rank de amostras a partir de uma classi cação binária ponderada, a m de reduzir a incompatibilidade entre várias câmeras. Usa-se handcrafted image descriptors como ferramentas. Adicionalmente, emprega-se na abordagem proposta, um modelo de aprendizado métrico discriminante para representar features em uma nova dimensão; aprendizado métrico de similaridade em larga escala e distância métrica para construção dos ranks primários entre amostras de teste e imagens da galeria. Em todo o trabalho as imagens amostrais foram divididas a partir da imagem original em secções, a m de aumentar a discriminação entre as amostras.Item Proposta e avaliação de um sistema automático para identificação de veículos.(2013) Oliveira Neto, Vantuil José de; Menotti, David; Menotti, David; Cámara Chávez, Guillermo; Bianchi, Andrea Gomes Campos; Facon, Jacques; Guimarães, Silvio Jamil Ferzoli; Santos, Haroldo GambiniSistemas automáticos de identificação de veículos têm como objetivo a identificação de automóveis por meio de suas placas. A maioria dos trabalhos relatados na literatura científica utilizam imagens únicas de um veículo, em geral capturadas sob condições de iluminação e distância controladas, utilizando em muitos casos um gatilho que informa ao sistema qual o momento em que a imagem deve ser processada pelo sistema. Nosso sistema parte de uma abordagem diferente: a localização e o rastreamento dos veículos ao longo da cena. Com esta abordagem o uso do gatilho é dispensado, a área para localização da placa é diminuída devido ao rastreamento do veículo e a quantidade de quadros disponíveis para um mesmo veículo é aumentada. Construímos uma base de vídeos com 1061 veículos divididos em 23 vídeos diferentes, capturados em quatro pontos distintos no acesso principal da nossa universidade. O sistema foi desenvolvido utilizando C++ e OpenCv, e constituído de 6 módulos: localização de movimento, rastreamento de veículos, seleção do melhor frame, localização da placa, segmentação dos caracteres e reconhecimento; cada um dos módulos foi construído independentemente, permitindo assim que trabalhos futuros alterem apenas um destes módulos, dando mais flexibilidade a trabalhos futuros. O sistema funciona em tempo real, processando o vídeo em menos tempo do que o tempo total do vídeo. Em nossa base, o sistema foi capaz de identificar perfeitamente apenas 27,7% dos veículos, no entanto de reconhecer 54,7% dos caracteres rotulados. Em pontos de referência mais adequados, atingimos 65,8% e 65,03% de reconhecimento de caracteres, com 71,11% e 70,30% de identificação de veículos com quatro ou mais dígitos da placa corretamente reconhecidos. Embora o sistema não apresente resultados promissores nos vídeos avaliados, ele abre espaço para que diferentes métodos e abordagens encapsulados em módulos do sistema possam ser facilmente avaliados.Item Um método de determinação de origem-destino e contagem de veículos em ambiente urbano.(2015) Mendes, Jean Carlo; Pereira Junior, Álvaro Rodrigues; Bianchi, Andrea Gomes Campos; Mercshmann, Luiz Henrique de Campos; Medeiros, Fátima Nelsizeuma Sombra deA quantidade de veículos que transitam pelas vias urbanas têm crescido constantemente fazendo com que o controle de tráfego se torne uma tarefa cada vez mais complicada. Os órgãos governamentais se vêem obrigados a adotar políticas de controle mais rígidas como, por exemplo, a implantação de sistemas de rodízio onde somente os veículos que se enquadram em categorias pre-estabelecidas podem trafegar em determinados dias e horários. A determinação de quais vias necessitam de intervenção pode ser uma tarefa bastante difícil e demorada quando feita de forma manual, já que a quantidade de vias e de veículos presentes em uma cidade é grande. Considerando este cenário, técnicas automatizadas de determinação de origem-destino e contagem de veículos podem ser de grande auxílio para o controle de tráfego urbano. Este trabalho propõe uma melhoria nos algoritmos de determinação de origem-destino de veículos tradicionais através da construção de técnicas que minimizam a ocorrência de erros de segmentação e rastreio de objetos. A performance do framework construído foi avaliada através do uso de duas bases de dados de vídeo, sendo uma delas de domínio público e outra obtida através de uma câmera de controle de tráfego instalada em um cruzamento de uma capital brasileira. Os resultados obtidos com as melhorias desenvolvidas apresentaram um ganho em relação aos resultados obtidos com o uso do algoritmo tradicional usado como baseline.