PPGCC - Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação
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Item Um sistema embarcado de detecção de fadiga e distração de motoristas.(2020) Santos, Ricardo Creonte Câmara de Meira; Oliveira, Ricardo Augusto Rabelo; Oliveira, Ricardo Augusto Rabelo; Bianchi, Andrea Gomes Campos; Correia, Luiz Henrique Andrade; Silva, Jorge Miguel SáEstudos mostram que grande parte dos acidentes nas estradas são causados por falhas humanas, dentre estas falhas estão fadiga e distração dos condutores de veículos. Neste trabalho é apresentado uma proposta de sistema de detecção de fadiga e desatenção de condutores baseado em visão computacional, visando o aumento da segurança no ambiente veicular. Este sistema realiza uma análise na imagem da face do motorista. Através desta análise facial o sistema é capaz de detectar distrações e fadiga dos condutores. A detecção de distrações é realizada através da orientação (posição) da face e a fadiga é detectada através da medição da duração das piscadas e bocejos. Para a análise de piscadas é utilizada a medida PERCLOS (Percentage of Eyelid Closure). Ao detectar uma situação de risco o sistema alerta os condutores para evitar a ocorrência de acidentes. Neste trabalho é mostrada uma comparação de diferentes plataformas de desenvolvimento embarcado ao executar algoritmos de detecção e classificação de face e olhos. Esta comparação serviu para escolha do hardware utilizado no sistema embarcado. Após a escolha do hardware é apresentado a proposta de sistema e sua validação. Os testes de validação foram realizados em ambiente real com motoristas profissionais, livrando os testes de viés laboratoriais e mostrando a eficácia do sistema na detecção de situações de risco. Por fim, é apresentado como os alertas de áudio emitidos pelo sistema influenciam de maneira positiva o comportamento dos motoristas. Para isso, é comparado a diferença no comportamento dos motoristas quando o sistema está gerando os alertas de áudio e quando os alertas estão desabilitados. Os testes mostraram que ao utilizar os alertas de áudio os motoristas tendem a gerar uma quantidade menor de situações de risco.