PPGCC - Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação

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    Desenvolvimento de uma abordagem para o reconhecimento de gestos manuais dinâmicos e estáticos.
    (2015) Escobedo Cárdenas, Edwin Jonathan; Cámara Chávez, Guillermo
    Durante os últimos anos, têm sido desenvolvidas diversas abordagens para o reconhecimento de gestos manuais, tanto estáticos como dinâmicos. Todas com o objetivo de melhorar a interação homem-computador. Muitas dessas abordagens, inicialmente baseados nas informações de intensidade, não fornecem dados suficientes para uma boa caracterização. Devido ao avanço da tecnologia, novos dispositivos estão surgindo como é o caso do sensor Kinect o qual, além da informação de intensidade, provê as informações de profundidade e posições das articulações do corpo. Dessa maneira, obtém-se uma maior vantagem no desenvolvimento de um modelo para reconhecimento de gestos, pois ajuda reduzindo alguns processos complexos como é o caso da segmentação e localização da mão. Contudo as novas informações de profundidade e posição podem também ser usadas para a geração de novas características e melhorar as taxas de reconhecimento. Nesta dissertação apresentamos dois modelos para o reconhecimento de gestos, tanto estáticos como dinâmicos, usando as informações de intensidade e profundidade (RGBD), além da informação das posições das principais articulações do corpo. No modelo para reconhecer gestos estáticos, usou-se a informação de profundidade, propondo um método baseado na representação da mão em uma nuvem de pontos. Logo, usando a teoria de cossenos de direção, gerou-se um vetor de Histogramas de Magnitudes Acumuladas, o qual representa as novas características locais da mão. Finalmente, usando o classificador SVM (Support Vector Machine), geraram-se resultados superiores a outros modelos da literatura, sendo o melhor resultado de 99.21% de acurácia media. No modelo para reconhecer gestos dinâmicos, usou-se a informação das posições da mão para gerar a trajetória do gesto e propor um algoritmo de extração de quadros principais, evitando assim o uso reiterado de técnicas invariáveis ao tempo como os Hidden Markov Models (HMM) ou Dinamyc Time Warping (DTW). Depois, geraram-se três vetores: o vetor de informação espacial VSI , o vetor de informação temporal VTI e o vetor de mudanças da posição da mão VHC, os quais representam as características globais do gesto. Também, o descritor local SIFT foi usado nas imagens de intensidade e profundidade para obter características das mãos. A partir dessas características, foram gerados atributos de nível médio usando a técnica Bag-of-Words (BoW), gerando o vetor de características locais. Esse modelo foi testado usando o classificador SVM (Support Vector Machine) usando três bases de dados diferentes, gerando resultados superiores a outros modelos da literatura em cada caso (100%, 88.38% e 98.28%).