DEAMB - Departamento de Engenharia Ambiental

URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/480

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 10 de 20
  • Item
    Um importante episódio na história da gestão dos recursos hídricos no Brasil : o controle da Coroa Portuguesa sobre o uso da água nas minas de ouro coloniais.
    (2006) Fonseca, Alberto de Freitas Castro; Prado Filho, José Francisco do
    Neste artigo, será evidenciada a existência de um importante episódio na história da gestão dos recursos hídricos no Brasil, ocorrido, durante o período colonial, nas minas de ouro de Minas Gerais. São apresentados os trabalhos de mineração e o modo como a água era utilizada nesses trabalhos. São apresentados, ademais, o controle que a Coroa portuguesa exerceu sobre o uso da água nessas minas e as conseqüências ambientais desse empreendimento, como o assoreamento e as alterações da paisagem. Ao final, conclui-se que a gestão dos recursos hídricos no Brasil não deve ser considerada um fenômeno recente, que surgiu ao longo do século XX, como sugerem ou divulgam, equivocadamente, algumas publicações do setor, mas sim um processo que foi inerente à colonização portuguesa, variando conforme as conjunturas sociais, políticas, econômicas e ambientais. Palavras-chave: ; ; ;.
  • Item
    Ouro Preto, água limpa : o abastecimento doméstico de água no epicentro do ciclo do ouro.
    (2008) Fonseca, Alberto de Freitas Castro; Prado Filho, José Francisco do
    Este artigo aborda o abastecimento doméstico de água em Ouro Preto, MG, durante o ciclo do ouro. Nesta época, ocorreu um dos mais relevantes episódios do gerenciamento dos recursos hídricos brasileiros no período colonial, no qual foi instaurado um primitivo sistema de licença de uso de águas, bem como uma legislação determinando a mineração como o uso prioritário. Neste contexto, procurou-se entender quais eram os problemas relacionados ao abastecimento de água na Vila e como o poder público local procurou solucioná-los. Os métodos utilizados na pesquisa contemplaram revisões bibliográficas, entrevistas, inspeções de campo e uma extensa consulta documental em arquivos públicos. As pesquisas comprovaram que a demanda por água durante o ciclo do ouro foi intensa não apenas nos serviços de mineração, mas também nos novos centros urbanos. No caso de Vila Rica, como era conhecida Ouro Preto na época, esta demanda se traduziu na construção de chafarizes públicos e particulares, na cobrança de taxas pela posse de água pública e na instauração de posturas urbanas coibindo irregularidades no uso da água. Alguns documentos pesquisados comprovam que ocorreram prisões e aplicações de multas devido ao descumprimento destas medidas. Foram identificados aspectos técnicos e culturais no sistema de abastecimento que se diferenciam dos observados nas cidades litorâneas da época. Passados quase três séculos, o sistema de abastecimento de águas de Ouro Preto ainda guarda muito das suas antigas características, tais como dezenas de pontos captação, falta de medição de consumo e problemas relacionados à quantidade e qualidade da água fornecida à população. Espera-se que as informações aqui geradas possam auxiliar o recém criado Serviço Municipal de Água e Esgotos de Ouro Preto e demais serviços gestores de saneamento a tomarem decisões mais conscientes das variáveis históricas e culturais relacionadas ao controle e uso da água. No caso de Ouro Preto, uma cidade considerada Patrimônio Cultural da Humanidade, tais variáveis são essenciais.
  • Item
    Concentração de metais pesados nos sedimentos de corrente no Parque Estadual do Itacolomi e arredores, MG.
    (2005) Oliveira, Mara Regina de; Roeser, Hubert Mathias Peter; Horn, Adolf Heinrich
    Este trabalho teve como objetivo, a investigação das concentrações de metais pesados selecionados em sedimentos de fundo em riachos do Parque Estadual Itacolomi e arredores na região de Ouro Preto, Minas Gerais. A água destes riachos é largamente utilizada pela população ribeirinha, levando estas pessoas a uma situação de vulnerabilidade a qualquer alteração da água. Foram investigados os elementos Cd, Cr, Cu, Ni, Pb e Zn. As amostras foram coletadas seguindo a metodologia proposta pela CETESB (1988) e analisadas em um aparelho de espectrometria de emissão atômica do Laboratório de Geoquímica Ambiental do Departamento de Geologia da Universidade Federal de Ouro Preto, M.G. Os resultados mostram que os principais carreadores dos elementos traços nos sedimentos são material orgânico, minerais argilosos e oxidos e hidroxidos de Al, Fe e Mn. Para se avaliar a existência de valores anômalos de metais traços no sedimento de corrente na área, recorreu-se ao método do cálculo do fator de contaminação (F.C.) de cada elemento analisado. Os resultados demonstram que o cádmio tem concentração alta em alguns pontos da área de estudo, caracterizando alguns locais com concentrações anômalas deste elemento, não podendo se afirmar que se trata de intervenção antrópica. Os outros metais apresentam baixo fator de contaminação, caracterizando a área em estudo como não anômala para estes metais e suas principais fontes, são as rochas quartzíticas da Formação Cercadinho e do Grupo Itacolomi e dos xistos do Grupo Sabará.
  • Item
    Estudo microbiológico relacionado à geração de drenagem ácida em antigas minas de pirita no município de Ouro Preto, MG.
    (2004) Martins, Cláudio Manoel; Daman, Dominique; Roeser, Hubert Mathias Peter; Nalini Júnior, Hermínio Arias
    Este trabalho possui um enfoque geomicrobiológico, voltado para investigar a existência de microrganismos oxidantes em ambientes ácidos de regiões que envolvem antigas minas de pirita (FeS2 ) de Ouro Preto, MG. Este estudo tem o propósito de verificar a presença de microorganismos acidófilos em tais regiões, e constatar se os mesmos atuam na oxidação da pirita. Para tanto, foram coletadas amostras de rochas e sedimentos contendo esse sulfeto, localizados em ambientes ácidos de duas antigas minas. Nos experimentos realizados, pôde-se relacionar um aumento brusco no potencial de oxi-redução (Eh) à existência de bactérias acidófilas que atuam na oxidação da pirita contida nas amostras de rochas e sedimentos. A presença de bactérias foi posteriormente confirmada pela observação desses microrganismos ao microscópio.
  • Item
    Mapeamento de deteriorações em monumentos históricos de pedra sabão em Ouro Preto.
    (2003) Silva, Maria Elizabeth da; Hoeser, Hubert Matias Peter
  • Item
    Métodos e técnicas aplicados na avaliação ambiental do aterro da BR-040 da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte - MG.
    (2002) Sousa, Helio Antonio de; Roeser, Hubert Mathias Peter; Matos, Antônio Teixeira de
    Esse trabalho representa a primeira parte da seqüência de três artigos a serem publicados pela Revista Escola de Minas – REM, sobre a avaliação do nível de contaminação por metais pesados e substâncias orgânicas na área do Aterro Sanitário da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte-MG, Brasil, como resultado da Dissertação de Mestrado na área de Concentração Geoquímica Ambiental, defendida junto ao Departamento de Geologia da UFOP, em julho de 1998. Essa primeira publicação trata-se dos métodos e técnicas utilizados na realização dos trabalhos. A discussão dos resultados será feita nos próximos dois artigos. A área está situada às margens da BR-040, km 2, na divisa do município de Belo Horizonte com o município de Contagem. Amostras de solos coletadas em áreas sem lixo sobreposto e em áreas cobertas por lixo urbano com diferentes idades, além de amostras de água superficial, do nível freático e de chorume, foram analisadas por meios físicos e químicos. As análises físicas incluíram análises textural, mineralógica e micromorfológica. As análises químicas permitiram determinar a capacidade de troca catiônica dos diversos solos da área. As formas de retenção dos metais no solo foram investigadas por extrações químicas seqüenciais nas seguintes frações: total, trocável, matéria orgânica e óxidos de ferro e manganês, realizadas em amostras de 07 perfis de solos e de 02 trincheiras abertas no perfil de resíduos sólidos. Para o estudo das águas, foram coletadas e analisadas 09 amostras, incluindo as de chorume. As análises físicas e químicas dos solos permitiram o entendimento da mobilidade dos metais pesados e sua dispersão nos perfis.
  • Item
    O licenciamento ambiental da mineração no Quadrilátero Ferrífero de Minas Gerais – uma análise da implementação de medidas de controle ambiental formuladas em EIAS/RIMAs.
    (2004) Prado Filho, José Francisco do; Souza, Marcelo Pereira de
    Instrumento de política pública ligado ao licenciamento ambiental prévio de projetos de empreendimentos potencialmente degradadores do ambiente, a Avaliação de Impacto Ambiental (AIA), atualmente, apresenta algumas inconsistências. Dentre elas, autores registram a disparidade no que se refere à indicação e à efetiva implantação das medidas de controle ambiental estabelecidas nos EIA/RIMAs. Diante disso, o presente trabalho analisa a implantação das medidas mitigadoras estabelecidas para empreendimentos minerais licenciados pela Fundação Estadual do Meio Ambiente (FEAM) do Estado de Minas Gerais, para a região do Quadrilátero Ferrífero. No estudo, constata-se que intervenções ambientais são hoje partes integrantes dos projetos minerais; porém, como na mineração a operação impõe certo dinamismo ao empreendimento, verifica-se que parte das medidas mitigadoras apontadas no EIA acaba não sendo executada, como o “previsto e o aprovado” na fase da Licença Prévia (LP), enquanto outras apenas ficam listadas como propostas de mitigação de impactos, deixando de ser efetivamente executadas.
  • Item
    Desempenho operacional e ambiental de unidades de reciclagem e disposição final de resíduos sólidos domésticos financiadas pelo ICMS ecológico de Minas Gerais.
    (2007) Prado Filho, José Francisco do; Sobreira, Frederico Garcia
    Este estudo avalia sistemas de reciclagem e de disposição de resíduos sólidos domésticos que possuem incentivos fiscais definidos pela Lei Estadual nº 13.803/2000 de Minas Gerais. A pesquisa foi desenvolvida por análise de documentação de licenciamento ambiental de aterros sanitários e usinas de reciclagem e compostagem de resíduos financiados pela referida Lei e por visitas às unidades sanitárias, sendo usados os instrumentos metodológicos da agência ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) que avaliam as condições de instalação e operação desses tipos de empreendimentos. Do estudo, constatou-se que o incentivo de Minas Gerais, definido pela Lei do ICMS Ecológico, traz importantes benefícios ambientais aos municípios, embora ainda seja reduzido o número dos contemplados por esse fomento à gestão dos resíduos sólidos urbanos. Conclui-se, também, que algumas das unidades estudadas apresentam problemas de natureza ambiental e operacional.
  • Item
    Comportamento hidrológico superficial e erodibilidade dos solos da região de Santo Antônio do Leite, Distrito de Ouro Preto - MG.
    (2002) Santos, Clibson Alves dos; Sobreira, Frederico Garcia; Neto, Ana Luiza Coelho
    O presente trabalho analisou o comportamento hidrológico superficial e a erodibilidade dos solos na região de Santo Antônio do Leite (Ouro Preto-MG), que se destaca pela intensidade e pelas proporções gigantescas de processos erosivos em forma de ravinas e voçorocas. Esse estudo analisou a resistência da camada superficial dos solos, em relação às chuvas, que, nesse caso, constitui-se no principal agente erosivo. Para tanto, monitorou-se uma vertente, através de parcelas de monitoramento de erosão laminar, ensaios de infiltração, ensaios de Inderbitzen, ensaios de estabilidade de agregados dosolo e análise granulométrica. Pode-se concluir que a camada superficial dos solos da região é resistente à erosão laminar e que essa camada serve como uma superfície protetora dos horizontes sub-superficiais, que são friáveis quando impactados pelas chuvas. No entanto, a regiãoé palco de grandes voçorocas e, dessa forma, pode-se entender que algum distúrbio de ordem natural ou antrópica deve ter ocorrido, para romper essa camada superficial e auxiliar no surgimento e/ou desenvolvimento das feições erosivas observadas. Esse trabalho teve o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG).
  • Item
    Práticas e produtos ambientalmente sustentáveis : análise do conteúdo das informações veiculadas em revista de circulação no Brasil.
    (2008) Damasceno, Angélica Lucas; Prado Filho, José Francisco do; Camargos, Silvana Prata
    O estudo apresenta um levantamento de peças publicitárias impressas que utilizaram mensagens com apelo ambiental. Fez-se uma análise de conteúdo destas peças procurando identificar o apelo ambiental explicitado e os setores responsáveis pela veiculação. Foram utilizados exemplares de revista semanal, com ampla circulação nacional. Como forma de delimitação das “propagandas ecológicas” utilizou-se os critérios desenvolvidos por Enéias (2005), considerando os apelos visuais e discursivos da área ambiental, e os usados por Guimarães (2006), quais foram: relação entre produto/serviço e o meio biofísico; promoção de estilo de vida “verde” sem destacar um produto/serviço, e divulgação da imagem responsabilidade ambiental da corporação. A análise foi realizada no período de maio/2005 a abril/2007. Como resultado, o trabalho apresenta um panorama da utilização das estratégias do marketing ambiental no Brasil, mostrando que os setores da economia brasileira que mais se utilizaram destes recursos foram o bancário, o mínero-metalúrgico e o de cosméticos. Observou-se que as instituições estão mais preocupadas com a imagem a ser passada aos consumidores do que em mostrar os atributos ecológicos dos seus produtos. Da pesquisa, contatou-se que o apelo menos utilizado foi aquele que busca em promover o estilo de vida “ecologicamente correto”, normalmente veiculado por Organizações Não Governamentais.