Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada

URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7798

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 4 de 4
  • Item
    Complexidade econômica e pobreza : uma análise econométrica.
    (2023) Valle, Camilla Moraes do; Ferraz, Diogo; Ferraz, Diogo; Souza, Michel Cândido de; Hartmann, Dominik
    A literatura internacional tem analisado a relação entre a sofisticação da estrutura produtiva com o crescimento econômico, a desigualdade de renda, e o desenvolvimento humano. Entretanto, esta literatura tem negligenciado a importância da estrutura produtiva para a inclusão das famílias pobres no processo de desenvolvimento econômico. Esta dissertação tem como objetivo analisar o impacto da sofisticação da estrutura produtiva sobre a pobreza no mundo e no Brasil. Esta dissertação utilizou modelos econométricos para dados em painel com tratamento para a heterocedasticidade e a autocorrelação serial. O primeiro artigo revelou que o aumento no índice de complexidade econômica diminuiu o número de indivíduos vivendo na extrema pobreza no mundo. O segundo artigo revelou que a diversificação das atividades produtivas e a diversificação das ocupações foram fatores relevantes para diminuir o número de pessoas pobres nos municípios brasileiros. Neste sentido, a principal contribuição desta dissertação decorre da comprovação que a sofisticação da estrutura produtiva é uma relevante política pública para diminuir a presença de famílias pobres na sociedade.
  • Item
    Complexidade econômica e saúde mental.
    (2023) Biciati, Priscila Gonzaga; Ferraz, Diogo; Ferraz, Diogo; Silva, Fernanda Faria; Hartmann, Dominik
    O aumento da incidência de transtornos mentais coloca a saúde mental no debate para políticas públicas em todo o mundo. Diversos estudos demonstram a influência dos aspectos socioeconômicos sobre as condições de saúde mental da população. Entretanto, o impacto da estrutura produtiva tem sido negligenciado para as questões sobre a saúde mental. Esta dissertação tem como objetivo mensurar o impacto da complexidade econômica sobre a saúde mental da população. Para tanto, dois artigos científicos utilizaram modelos econométricos com dados em painel para analisar a relação entre estrutura produtiva e saúde mental. O primeiro artigo analisa o impacto do Índice de Complexidade Econômica sobre a depressão, os transtornos mentais e o suicídio em 133 países entre 2000 e 2018. O segundo artigo analisa a influência da estrutura produtiva sobre a suicídio em 508 microrregiões brasileiras entre 2007 e 2016. Os resultados para mundo revelaram que a complexidade econômica reduziu os transtornos mentais, mas aumentou os níveis de depressão e suicídio. Ademais, os resultados econométricos comprovaram a não-linearidade entre complexidade econômica, transtornos mentais e suicídio no mundo. Para o Brasil, os resultados econométricos revelaram que o Índice de Complexidade Econômica, Entropia, Diversificação via CNAE e CBO impactam negativamente o suicídio nas microrregiões brasileiras.
  • Item
    Dinâmica das firmas e diversificação da estrutura produtiva nas microrregiões brasileiras.
    (2023) Bueno, Alan; Ferraz, Diogo; Ferraz, Diogo; Hartmann, Dominik; Souza, Michel Cândido de; Moralles, Herick Fernando
    A dinâmica das firmas é um fenômeno relevante para a conjuntura econômica. Este fenômeno tem sido analisado por diversos estudos acadêmicos, embora a dinâmica das micro e pequenas firmas tenha recebido menor atenção, em especial, sobre o impacto no processo de diversificação econômica e diversificação de ocupações para os países em desenvolvimento. Desta forma, o objetivo desta dissertação é analisar o impacto da dinâmica de realocação intrasetorial (crescimento/decrescimento de micro e pequenas firmas do setor industrial) sobre a diversificação da estrutura produtiva e da diversidade das ocupações para as microrregiões brasileiras. Este estudo utilizou dados de 558 microrregiões brasileiras entre 2003 e 2015, com dados em painel do setor industrial, para estimar os modelos econométricos Feasible Generalized Least Squares (FGLS), Driscoll-Kraay (DK) e de Variáveis Instrumentais (IV). Os resultados demonstraram o efeito positivo e estatisticamente significativo para a dinâmica das micro e pequenas empresas sobre a diversificação da estrutura produtiva e diversificação das ocupações. Neste sentido, os resultados corroboram para formulação de estratégias de desenvolvimento econômico por meio da diversificação econômica do Brasil.
  • Item
    Uma aplicação do método estrutural-diferencial para a região dos Inconfidentes frente à estrutura produtiva econômica no período de 2007 a 2017.
    (2020) Belisário, Helen Patrícia Pádua; Viana, Francisca Diana Ferreira; Viana, Francisca Diana Ferreira; Silva, André Luís; Lima, Isabel Cristina de
    O objetivo central desta dissertação é analisar o comportamento econômico da estrutura produtiva dos municípios de Congonhas, Itabirito, Mariana, Ouro Branco, Ouro Preto, São João Del Rei e Tiradentes no que se refere à economia mineira no período de 2007 a 2017. Por meio do Método Diferencial-Estrutural (Shift-Share), que analisa a dinâmica regional descrevendo o crescimento econômico de uma região em termos de sua estrutura produtiva, verificou-se se houve alguma mudança significativa na composição da estrutura produtiva de tais municípios no que diz respeito a variáveis: PIB, renda, emprego, importação e exportação. A presente pesquisa está dividida em três capítulos. O primeiro trata dos antecedentes históricos da estrutura produtiva mineira. O segundo aborda o perfil socioeconômico dos municípios escolhidos. O terceiro, por sua vez, trata dos aspectos metodológicos, dos resultados e das discussões da pesquisa.