Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada

URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7798

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Item
    Complexidade econômica e pobreza : uma análise econométrica.
    (2023) Valle, Camilla Moraes do; Ferraz, Diogo; Ferraz, Diogo; Souza, Michel Cândido de; Hartmann, Dominik
    A literatura internacional tem analisado a relação entre a sofisticação da estrutura produtiva com o crescimento econômico, a desigualdade de renda, e o desenvolvimento humano. Entretanto, esta literatura tem negligenciado a importância da estrutura produtiva para a inclusão das famílias pobres no processo de desenvolvimento econômico. Esta dissertação tem como objetivo analisar o impacto da sofisticação da estrutura produtiva sobre a pobreza no mundo e no Brasil. Esta dissertação utilizou modelos econométricos para dados em painel com tratamento para a heterocedasticidade e a autocorrelação serial. O primeiro artigo revelou que o aumento no índice de complexidade econômica diminuiu o número de indivíduos vivendo na extrema pobreza no mundo. O segundo artigo revelou que a diversificação das atividades produtivas e a diversificação das ocupações foram fatores relevantes para diminuir o número de pessoas pobres nos municípios brasileiros. Neste sentido, a principal contribuição desta dissertação decorre da comprovação que a sofisticação da estrutura produtiva é uma relevante política pública para diminuir a presença de famílias pobres na sociedade.
  • Item
    O mercado de etanol brasileiro : uma análise econométrica dos determinantes da demanda.
    (2023) Santos, Lucas Miranda Vilela; Torres, Carlos Eduardo da Gama; Costa, Alan André Borges da; Torres, Carlos Eduardo da Gama; Costa, Alan André Borges da; Delgado, Victor Maia Senna; Almeida, Ana Cecília de
    Nas últimas décadas, a questão energética recebeu crescente destaque no campo da teoria econômica em virtude do seu papel central no crescimento econômico dos países. Em virtude do processo de industrialização brasileira que teve um enfoque no transporte rodoviário, o setor de transportes é hoje um dos principais consumidores de combustíveis fósseis e renováveis. Contudo, o mercado de combustíveis nacional sofreu mudanças significativas na última década. Alterações na precificação dos produtos derivados do petróleo,resultaram em aumentos sucessivos no preço dos combustíveis para os consumidores. Portanto, o presente trabalho se propõe a avaliar empiricamente o impacto das mudanças de precificação dos combustíveis na demanda de etanol no Brasil. Os resultados das estimativas da demanda confirmaram a hipótese da presença de heterogeneidade entre os estados brasileiros na determinação do consumo do combustível. Através da introdução de variáveis binárias, foi possível averiguar com mais precisão o efeito médio dos eventos macroeconômicos que influenciaram os preços dos combustíveis e como estes afetam a elasticidade preço do etanol. Acontecimentos como a introdução do Preço de Paridade de Importação reduziram a elasticidade do consumo etanol em relação ao seu preço.
  • Item
    Gasto do tempo médio de sinalização sob controle em gráficos de controle para séries temporais.
    (2019) Araújo, Gabriela; Silva, Ivair Ramos; Silva, Ivair Ramos; Silva, Fernanda Faria; Torres, Carlos Eduardo da Gama; Silva Júnior, Júlio César Araújo da
    Dentre as principais ferramentas de controle estatístico de qualidade destacam-se os gráficos de controle, utilizados com o objetivo de analisar o desempenho, os desvios e tendências do modelo observado. Em paralelo, metodologias de previsão utilizam informações presentes e passadas, a fim de que sejam previstos movimentos futuros no comportamento dos dados. A união dessas ferramentas ao se trabalhar com séries temporais é de grande importância para a análise e previsão de modelos econométricos, tornando possível melhor compreensão do cenário e a antecipação de políticas econômicas. Este trabalho propõe uma metodologia de controle mais refinada ao utilizar limites variáveis para os gráficos de controle com o objetivo de se perceber mudanças na estrutura da série antes que os efeitos dessas mudanças sejam percebidos. Para tanto, por meio de um estudo numérico baseado em modelos ARMA e no conceito de análise sequencial, função gasto de alpha, é introduzido o conceito de gasto do tempo médio de sinalização e apresentada sua forma ótima. Este conceito é aplicado a um modelo econométrico da taxa de câmbio1 brasileira, a fim de que, se e quando estes limites variáveis estabelecidos forem ultrapassados, indicando uma mudança estrutural na série, um processo inflacionário ou deflacionário, possa ser identificado com mais rapidez. Esta agilidade na percepção das mudanças estruturais nas séries traz a principal contribuição do trabalho, antecipar medidas para que o efeito das variações seja amenizado e decisões mais assertivas possam ser tomadas a tempo de se evitar o agravamento das consequências econômicas.