Programa de Pós-Graduação em Comunicação

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Resultados da Pesquisa

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    Cartografia da verticalização de vídeos online : perspectivas para uma instagramática audiovisual.
    (2022) Gonçalves, Charles Santos; Lopez, Debora Cristina; Lopez, Debora Cristina; Quadros, Cláudia Irene de; Souza, Marcelo Freire Pereira de
    O surgimento e o aprimoramento das ferramentas audiovisuais inseridas no Instagram foram capazes de impulsionar e popularizar a produção e o consumo dos vídeos verticais. A presente pesquisa busca delinear algumas perspectivas sobre a instagramática audiovisual, por meio de um processo cartográfico que se debruça sobre o vídeo vertical. São cartografados alguns formatos de vídeos verticais oriundos das ferramentas audiovisuais do Instagram, como o IGTV e os demais vídeos que hoje compõem a denominada Instagram TV. O aporte teórico da pesquisa é baseado em discussões no campo do audiovisual, da gramática das interações (SCOLARI, 2004), atrelada aos conceitos de remediação (BOLTER; GRUSIN, 2000) e de plataformização (VAN DIJCK, 2013). Desta forma, a pesquisa considera a linguagem, a gramática e/ou instagramática proveniente do encontro entre o usuário e as plataformas de mídias sociais digitais, como o Instagram. Os procedimentos metodológicos recorrem à cartografia (DELEUZE; GUATTARI, 1995), por meio da investigação cronológica das ferramentas e dos formatos audiovisuais disponibilizados pelo Instagram (FRIER, 2021) e os pontos de encontro na relação da usabilidade adaptada e remodelada, por meio da relação estabelecida com o usuário. O estudo sugere o impulsionamento e a popularização dos formatos audiovisuais verticalizados, a partir da possibilidade de produção e disponibilização desses vídeos online, por meio das redes móveis do usuário e levando em consideração a facilidade e a possibilidade de gravar, editar e compartilhar essas produções nas plataformas de mídias sociais digitais.
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    Marketing político no WhatsApp : mineração de small data nas eleições municipais de Ouro Preto.
    (2021) Martins, Gilson Fernandes Antunes; Martins, Nair Prata Moreira; Martins, Nair Prata Moreira; Santos, João Guilherme Bastos dos; Souza, Marcelo Freire Pereira de
    Em 2020, o isolamento social, decorrente da pandemia causada pela doença Covid-19, impediu a realização de comícios e convenções presenciais, seguindo as recomendações sanitárias dos órgãos de saúde para evitar a propagação do coronavírus. Nessa perspectiva, os candidatos necessitaram utilizar as mídias sociais digitais para divulgar suas propostas e angariar apoiadores, sendo o WhatsApp o principal aplicativo de mensagem com os eleitores. Dessa forma, esta dissertação tem como objetivo analisar a utilização do WhatsApp pelos candidatos ao cargo de Prefeito nas eleições municipais de Ouro Preto, em Minas Gerais, realizadas em 2020. Para isso, desenvolveu-se um método de coleta dos dados dos grupos de WhatsApp a partir de Garimella e Tyson (2018), Resende et al. (2019) e Melo et al. (2019). Foram selecionados oito grupos de WhatsApp que têm como tema central a discussão sobre a melhoria da qualidade de vida dos moradores de Ouro Preto. Todo conteúdo produzido pelos participantes dos grupos entre os dias 4 de abril de 2020 a 22 de novembro de 2020 foi extraído e analisado. O presente estudo é um dos primeiros a utilizar small data do WhatsApp na análise de campanha eleitoral.
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    As performances de si nas redes como ciberacontecimento : análise da hashtag ten years challenge.
    (2020) Silva, Maria Gorete da; Machado, Felipe Viero Kolinski; Machado, Felipe Viero Kolinski; Souza, Marcelo Freire Pereira de; Henn, Ronaldo Cesar
    O objetivo geral desta pesquisa é compreender os sentidos produzidos nas interações performáticas dos usuários do Facebook durante o desafio dos dez anos, em janeiro de 2018, com análise e categorização desses processos. Para tanto, alguns objetivos específicos passaram a ser buscados como: identificar como este desafio se insere nas perspectivas do ciberacontecimento; caracterizar os públicos participantes neste desafio por meio de suas performances; observar como a ação dos corpos podem produzir significados distintos em uma proposta de interação; verificar como os internautas se posicionam sobre o envelhecimento em seus corpos; evidenciar elementos interligados a proposta interativa que podem interferir no olhar dos internautas e suas reações interativas; e identificar a relevância dos estudos envolvendo o ciberacontecimento para se entender a nossa realidade e suas implicações no meio social. Conforme três constelações de sentido: “Não envelheci, continuo jovem”, “Envelheci e estou bem” e “Eu me manifesto”. Em um processo de inferências, foram feitas análises, as quais tiveram como base as características próprias da rede, os princípios semióticos e as interações de sentidos com referência em estudos sobre as identidades dos sujeitos, sociedade do espetáculo, sociedade do consumo, performance em rede, corpos, culto ao belo, celebridades, envelhecimento e juventude. Com isso, observou-se que a maioria das manifestações foi da ordem da subjetividade, ou seja, as performances dos sujeitos em rede tinham como material propulsor das semioses as questões abissais dos sujeitos, mais profundas, que buscam dar sentido à existência e ao estar no mundo atual.
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    Discussões políticas entre celebridades e seus fãs na sociedade em processo de midiatização : o caso Anitta e a #elenão nas redes sociais.
    (2020) Monteiro, Livia Alessandra Campos; Prado, Denise Figueiredo Barros do; Prado, Denise Figueiredo Barros do; Sarmento, Rayza; Tavares, Frederico de Mello Brandão
    A presente dissertação tem como objetivo discorrer sobre como as interações entre Anitta e seus fãs foi afetada pelo posicionamento da artista com relação à #elenão, durante a campanha eleitoral brasileira de 2018. O referencial teórico do trabalho aborda a performatividade das celebridades, o consumo contemporâneo ligado a identidade dos consumidores, os ativismos das celebridades e as celebridades políticas, as interações sociais na sociedade em processo de midiatização, a midiatização como processo de referência e as novas formas de cultura da celebridade emergentes desse processo. A metodologia utilizada para a pesquisa é um estudo de caso midiatizado utilizando três operadores metodológicos: zonas de contato; dispositivos interacionais e ângulos estratégicos da midiatização. Concluímos a partir de nossa análise que os circuitos interacionais entre fãs e Anitta na sociedade em processo de midiatização geram discussões políticas por meio de um relacionamento que cobra tanto por autenticidade da performance da celebridade quanto por coerência em seu discurso político.
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    O Facebook como espaço discursivo : interação e estratégias discursivas na Fanpage Quadrinhos Ácidos.
    (2017) Lage, Nara Bretas; Borges, Priscila Monteiro; Borges, Priscila Monteiro; Arão, Lilian; Prado, Denise
    Entendendo a rede social digital Facebook como espaço discursivo propício a variadas situações comunicativas, a presente dissertação analisa discursivamente posts e a interação autor-leitor e leitor-leitor na página Quadrinhos Ácidos. A pergunta norteadora procura entender de que maneira e em que circunstâncias o autor interage com seus leitores na página do Facebook Quadrinhos Ácidos, bem como quais são as estratégias discursivas usadas pelo autor na produção, além da atribuição de sentido feita pelos leitores. Para isso, adotamos pressupostos teóricos relativos ao universo dos estudos sobre Quadrinhos Digitais como linguagem (EISNER, 2013; FRANCO, 2004; SANTOS, 2013; RAMOS, 2013; etc); trabalhos sobre redes sociais digitais e conversação em rede (BOYD E ELLISON, 2007, 2013; PARISER, 2012; RECUERO, 2009, 2013; SANTAELLA, 2013; ZAGO, 2014; etc); pesquisas relativas à análise do discurso francesa (CHARAUDEAU, 2013; ORLANDI, 2012; PECHÊUX, 1995; etc) – usada, neste trabalho, como uma perspectiva teórico-metodológica – e desdobramentos de suas noções conceito no ambiente digital (EMEDIATO, 2015; MAINGUENEAU, 2015; NOGUEIRA, 2015). Para o estudo, foi realizada uma compilação e recorte do material virtual da página, com o auxílio de print screens, no período de janeiro de 2016 a fevereiro de 2016, dos quais selecionamos como corpus desta pesquisa as publicações em que Pedro Leite comenta. Os procedimentos metodológicos combinam as análises qualitativas e quantitativas (SANTAELLA, 2001), a fim de entender melhor a dinâmica interativa entre os sujeitos- usuários na Fanpage. Essa dinâmica é estudada com base nos três tipos de interação definidos por Fragoso, Recuero e Amaral (2013), bem como analisada por meio da noção de estratégias discursivas definida por Charaudeau (2009). Tal perspectiva aponta algumas particularidades dos Quadrinhos Digitais, que, além de possibilitarem um feedback mais rápido dos leitores em relação às tiras, viabilizam uma troca maior entre leitores e proporcionam o contato deles com o criador das tiras.