Programa de Pós-Graduação em Comunicação

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Resultados da Pesquisa

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    Beijo com paixão, crime com castigo : possibilidades de afeto gay em telenovelas da TV Globo.
    (2023) Moreira, Matheus Antonio; Mendonça, Felipe Viero Kolinski Machado; Mendonça, Felipe Viero Kolinski Machado; Homrich, Lalo Nopes; Rodrigues, André Iribure
    Esta pesquisa discute as possibilidades do afeto homossexual a partir das cenas de beijo entre personagens masculinos exibidas em produtos teledramatúrgicos produzidos pela TV Globo, reunindo discussões de gênero, sexualidades e masculinidades em uma lógica heteronormativa. Analisaremos 17 cenas de beijos gays, exibidas em 16 produções teledramatúrgicas. Buscamos compreender, o contexto na trama em que as personagens estão inseridas, os conflitos e as formas de opressão impostas a cada uma delas, assim como o perfil e as condições necessários para que o beijo seja possível. No primeiro capítulo apresentamos os estudos de gênero e sexualidade, ancorados nas proposições de Butler (2002;2012;2020), Lauretis (1994), Rubin (2017) sobre as dinâmicas de poder que regulam gênero e sexo na sociedade, também exploramos o desejo homossexual a partir de Hocqhenghem (2009) e Preciado (2009), assim como a lógica heteronormativa e masculinidades a partir de Connell (2013;2015;2016) e Machado (2017). No segundo capítulo trataremos da teoria afetiva apoiados em Espinosa (2015), Deleuze e Guattari (1991) e Freud (1967), encarando os afetos como uma relação de interação entre o corpo e o mundo, assim como parte da psique humana. Trataremos do gênero televisivo telenovela, seu papel de lugar de disputas pela produção e criação de sentidos e identidades a partir de Lopes (2002;2003;2004), e da inserção da temática da homossexualidade nos produtos teledramatúrgicos a partir de Peret (2005), Colling (2007) e Silva (2015). No terceiro capítulo apresentamos a metodologia adotada nesta pesquisa, e a partir perspectivas teóricas de Kellner (2001) propomos uma análise crítica cultural da mídia. Também apresentaremos o mapeamento das cenas de beijo LGBTQI+ realizado para a compor o corpus de análise. No quarto capítulo, realizaremos o trabalho de análise proposto para as 17 cenas. Acionaremos teóricos que dialoguem com os temas tratados, realizando uma discussão em torno dos temas identificados. Através dos dados referentes às cenas de beijo colhidos durante o trabalho de análise, observamos que prevalecem cenas que utilizam do amor romântico, do casamento ou relação análoga ao casamento, da restrição a espaços privados e do contexto de happy ending como respaldo para o beijo acontecer, assim como prevalecem as personagens brancas, jovens, de classe média ou alta e heteronormativas. Ao fim, realizaremos considerações sobre o trabalho de forma abrangente, e acerca dos dados apresentados, suas implicações, e demonstrando o potencial para futuras pesquisas contido no tema.
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    O testemunho jornalístico nas obras “1968 : O ano que não terminou” e “sobre lutas e lágrimas : uma biografia de 2018, o ano em que o Brasil flertou com o apocalipse”.
    (2021) Alves, Ticiane Karita Gomes; Maia, Marta Regina; Maia, Marta Regina; Ijuim, Jorge Kanehide; Silva, Karina Gomes Barbosa da
    Esta pesquisa tem como objetos as obras jornalísticas “1968: o ano que não terminou”, de Zuenir Ventura, e “Sobre lutas e lágrimas, uma biografia de 2018, o ano em que o Brasil flertou com o apocalipse”, de Mário Magalhães, e duas entrevistas desses autores. O objetivo é entender como os testemunhos jornalísticos dão aos anos de 1968 e de 2018 uma segunda vida, tornando-os objetos simbólicos (QUÉRÉ, 2012), numa tentativa de reconstituição da memória dessas épocas e de produção de novos significados no atual contexto de disputas narrativas. Pretendemos também compreender de que forma o testemunho midiático pode contribuir para a ampliação do fazer jornalístico e das vozes anuladas. Aplicamos, como metodologia, a análise da narrativa e das entrevistas dos autores, baseando-nos nos operadores estabelecidos por Dayane Barretos (2017): a relação entre o narrador e os personagens na etapa de captação das informações; a construção da narrativa, e o processo de compartilhamento que pressupõe o leitor. Utilizamos o conceito de “testemunho da mídia”, de Frosh e Pinchevski (2009) - “testemunho na mídia”, “testemunho pela mídia” e “testemunho através da mídia” - como eixos norteadores dos operadores, respectivamente. Entendemos que tanto Zuenir Ventura quanto Mário Magalhães dão uma segunda vida a 1968 e a 2018, narrativizando o testemunho de outros personagens (“testemunho na mídia”), e também os seus próprios testemunhos (“testemunho pela mídia”), de maneira sensível e, ao mesmo tempo, crítica sobre eventos. As duas obras mostram os testemunhos como importantes dispositivos para a produção de novos significados para os acontecimentos, colocando o leitor em uma posição ativa no processo comunicacional como aquele que “testemunha através da mídia”.
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    A contemporaneidade como mistura : Nina Lemos e a seção Badulaque na revista TPM.
    (2017) Rodarte, Ana Paula Silveira Teodoro; Tavares, Frederico de Mello Brandão; Tavares, Frederico de Mello Brandão; Simões, Paula Guimarães; Coração, Cláudio Rodrigues
    Partindo do cenário das revistas jornalísticas e seus componentes, esta dissertação investiga como, na seção Badulaque da revista Tpm, a mistura foi articulada pela jornalista Nina Lemos, criando uma leitura sobre a contemporaneidade. Empregando a bricolagem como norte de pesquisa, o conceito despontou por meio de suas diferentes aplicações e, em especial, da bricolagem metodológica que, enquanto prática, fomentou a conexão de outros métodos como a pesquisa bibliográfica, a entrevista aberta e a análise de conteúdo (AC). Por meio do conjunto de aplicações a partir do emprego da AC, percebemos a presença do “tempo” em Badulaque a partir de três manifestações: 1) em publicações que contavam com a participação da jornalista Nina Lemos na qualidade de sujeito contemporâneo, 2) em matérias que pautavam assuntos paralelos ao mês de cada edição, 3) nos textos que apresentavam assuntos e tendências do tempo presente. A reflexão por meio desses eixos permitiu-nos problematizar alguns tópicos, como o papel da mulher na mídia e as representações, práticas e movimentos do tempo presente. Por esta pesquisa, refletiu-se sobre a contemporaneidade via cultura da mídia e temporalidades, questionando valores do nosso tempo, bem como revelando questões autorais, jornalísticas e editoriais e seus respectivos tensionamentos e entrecruzamentos.
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    Ser mulher : a representação feminina de Nelson Rodrigues e uma leitura da mídia contemporânea.
    (2017) Fontes, Bruna Caroline dos Santos; Rodrigues, Hila Bernadete Silva; Rodrigues, Hila Bernadete Silva; Oliveira, Luciana de; Coração, Cláudio Rodrigues
    Esta dissertação analisa a representação feminina na mídia. Para dar início a este percurso, um estudo sobre como o gênero se inscreve no espaço e tempo social é proposto e revela o modo como o corpo carrega em si reflexos de uma sociedade patriarcal. Sob esta perspectiva, uma breve linha histórica da representação feminina na mídia é traçada e investiga de que modo a mulher é representada nos meios de comunicação, em especial, nas revistas femininas. A obra teatral e jornalística de Nelson Rodrigues, bem como a importância da figura da mulher em sua vida particular, também é estudada, em uma tentativa de compreender as influências do processo criativo de suas personagens. Por meio da Análise do Discurso, levantam-se reflexões acerca de como o discurso pode influir nas práticas representativas dentro e fora do jornalismo. Dividido em dois momentos distintos, o estudo examina, na primeira etapa, as crônicas que constituem o consultório sentimental de Nelson Rodrigues, sob o pseudônimo de Myrna, na década de 1950. Na segunda fase, faz uma leitura sobre o atual modo de representar mulheres de destaque na contemporaneidade. A análise revela quais são os anseios, desejos e aspirações femininas e discute se são amplamente contemplados pela mídia na qual se inserem.
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    A pesquisa de opinião pública como discurso de manipulação : a campanha do Instituto Datafolha pelo impeachment de Dilma Rousseff.
    (2017) Ruggieri, Ana Luísa; Brittes, Juçara Gorski; Brittes, Juçara Gorski; Mendes, Paulo Henrique Aguiar; Rodrigues, Hila Bernadete Silva
    O Brasil presenciou, em 2016, a deposição da presidenta Dilma Rousseff (PT). O processo de impeachment resultou de uma crise política que teve seu início em 2014, com a reeleição da petista. Com este trabalho, objetivamos compreender de que forma as pesquisas de opinião pública foram utilizadas estrategicamente pela mídia como discursos de manipulação que dirigiram a leitura do público sobre a situação política. Mais especificamente, analisamos as estratégias discursivas do Datafolha que ajudaram a enfraquecer o governo Dilma, colaborando com seu afastamento da presidência. Após um resgate teórico sobre os conceitos de Opinião Pública e Esfera Pública, de compreender a mídia como um dos principais atores nesses processos, e definir, por meio de Bourdieu (1981) e Charaudeau (2016), as pesquisas de opinião pública como discursos de manipulação, desenhamos os procedimentos metodológicos. O esquema de análise é uma triangulação metodológica, composta por duas vertentes da Análise do Discurso, propostas por Motta (2013) e Krieg-Planque (2010), e pela Teoria do Enquadramento. A pesquisa nos levou a perceber que o instituto Datafolha criou uma narrativa que tem como vilã a presidenta Dilma Rousseff, principal adversária do “Povo Brasileiro” e culpada pelos esquemas de corrupção desvendados pela Operação Lava Jato. O encadeamento, a omissão de episódios, as estratégias argumentativas e a metanarrativa que permeou toda a história descrita pelo instituto contribuiu para a formação de uma Opinião Pública contrária a Dilma, conferindo o enfraquecimento de seu governo.