Programa de Pós-Graduação em Comunicação
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Resultados da Pesquisa
Item A materialidade das redes sociais no cenário político brasileiro : comunicação e humanidades digitais.(2019) Lima, Marcos Túlio Resende; Lopez, Debora Cristina; Lopez, Debora Cristina; Tárcia, Lorena Peret Teixeira; Souza, Marcelo Freire Pereira dePropomos com a presente pesquisa refletir sobre as ressonâncias das tecnologias digitais de comunicação na sociedade, em especial, examinar como as redes sociais, enquanto componentes significativos dessa vertente, promovem mudanças epistêmicas em suas formas de organização. É nosso objetivo, também, refletir sobre como as infraestruturas e métodos digitais podem contribuir para a compreensão de fenômenos e estruturas sociais formados pelas atividades sociais online e offline. Em vista dos objetivos apresentados, utilizamos neste trabalho uma metodologia híbrida composta pelo método quantitativo de análise de redes sociais e pelo método qualitativo de análise de conteúdo, utilizando ainda métodos de mineração, classificação automática e visualização de grandes quantidades de dados retirados da rede social Facebook. Com esse aparato ferramental nos debruçamos sobre a questão da polarização política da sociedade civil brasileira e direcionamos nosso olhar para as redes formadas por e no entorno de Jair Messias Bolsonaro e Luiz Inácio Lula da Silva no Facebook, expoentes dos pólos em embate. Com a análise das dinâmicas de associação e dissociação dos nós envolvidos nessa rede, caminhamos no sentido da compreensão das mudanças estruturais e amplificações promovidas pela mediação da atividade social pelas infraestruturas digitais e na apreensão de dinâmicas específicas que contribuem para a condição polarizante da sociedade civil brasileira.Item Ler, ver, ouvir e tocar : estratégias narrativas e affordances digitais nos aplicativos das revistas Vis-à-Vis e Mine.(2019) Torres, Fernando Marcondes de; Souza, Marcelo Freire Pereira de; Souza, Marcelo Freire Pereira de; Tarcia, Lorena; Lopez, Debora CristinaEste trabalho tem como foco a emergência das revistas digitais, mais especificamente as e-magazines, produtos jornalísticos que circulam via aplicativos em smartphones e tablets. Partimos do pressuposto de que as revistas em circulação nos dispositivos móveis reconfiguram a mídia, mas também repetem arquétipos e características da mídia impressa. Dessa forma, optamos por observar este momento da comunicação, sobretudo, via os conceitos de remediação (BOLTER e GRUSIN, 2000) e midiamorfose (FIDLER, 1998), segundo os quais as mídias coexistem e coevoluem – isto é, um meio de comunicação não surge espontaneamente, mas sim evolui dos antigos. Outra perspectiva fundamental é a teoria das affordances (GIBSON, 2015; NORMAN, 2013), aplicada aos estudos de mídia digital, a partir da constatação de que os dispositivos móveis e o ambiente digital emergem com uma série de possibilidades tecnológicas que influenciam nas estratégias narrativas adotadas pelos veículos de comunicação (PALACIOS, et al., 2015; SHROCK, 2015). Nosso objeto de pesquisa é composto pelos aplicativos das revistas Vis-à-Vis e Mine, ambas produzidas pela editora espanhola Ploi Media. Os procedimentos metodológicos combinam análise de conteúdo exploratória dos aplicativos e das revistas a uma ficha de operadores de análise composta por affordances específicas dos dispositivos mobile e do ambiente digital. Esses itens, apontados como elementos de inovação, foram verificados e testados um a um em sete edições das revistas selecionadas. O objetivo geral é investigar e compreender as estratégias de narração dos aplicativos de revistas, com ênfase naquilo que trazem de inovação e na manutenção de elementos da mídia impressa. Identificamos que a tactilidade, a portabilidade, a multimidialidade e a hipertextualização são as affordances específicas mais utilizadas pelos objetos, trazendo aprofundamentos inéditos à revista, mas também remediando as ações em papel. Em contrapartida, a nivelabilidade, a replicabilidade e a interatividade se apresentam com baixa frequência, enquanto a opticabilidade e a localibilidade não se concretizam.Item Gramáticas da Gastronomia : um estudo do gênero receita culinária e sua relação com as mídias.(2019) Pereira, Ana Paula Martins; Souza, Marcelo Freire Pereira de; Souza, Marcelo Freire Pereira de; Ribeiro, Ana Elisa Ferreira; Lopez, Debora CristinaAs receitas funcionam como uma “teoria” do saber culinário, que, após experimentações práticas, é traduzido em textos. A presente pesquisa estuda o gênero receita culinária e suas alterações conforme as mídias em que são registradas, divulgadas e compartilhadas. São analisadas receitas de comida mineira oriundas de livros, site e aplicativo e a influência da mídia nas quais são divulgadas, com a seleção dos seguintes objetos: os livros Cozinheiro Nacional; Dona Benta – Comer bem; e Sabores e Cores das Minas Gerais: a culinária mineira no Hotel Senac Grogotó; o site Panelinha; e o aplicativo TudoGostoso Receitas. Utiliza-se um aporte teórico com conhecimentos e discussões nos campos da gastronomia, do gênero textual, da Ecologia de Mídias (SCOLARI, 2005), agregando, ainda, conceitos de remediação (BOLTER; GRUSIN, 2000) e midiamorfose (FIDLER, 1998). Nesse sentido, conjuga-se a natureza heterogênea e mutável do gênero textual à abordagem da ecologia de mídias, como uma perspectiva midiática evolutiva, para compreender as transformações sucedidas com a receita culinária. Os procedimentos metodológicos combinam a Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011) e o Estudo de Caso (YIN, 2001), por meio de um protocolo desenvolvido tomando como base três eixos centrais de análise: texto, apresentação visual e suporte, que se referem, ainda, às três gramáticas apontadas por Scolari (2004): textual, gráfica e interacional. A pesquisa sugere a possibilidade de uma atualização do gênero receita culinária que considere não apenas o seu conteúdo textual, mas também abranja a sua forma de apresentação visual e possibilidades de interação com o receptor, conforme as aqui chamadas de gramáticas da gastronomia.Item Em nome do padre, do jornal e do golpe : a intriga de 1964 em O Arquidiocesano.(2019) Sena, Marcelo Augusto Barbosa; Brittes, Juçara Gorski; Brittes, Juçara Gorski; Renó, Denis Porto; Mendes, Paulo Henrique Aguiar; Menezes, William AugustoEsta pesquisa analisa a comunicação narrativa percebida a partir de publicações anticomunistas do jornal O Arquidiocesano durante a década de 1960, tendo como clímax da tensão o golpe de Estado de 1964. Para isso, é trabalhada a tessitura da intriga proposta por Paul Ricoeur (2012) tanto para compreender o conceito de narrativa quanto para desenvolver a arquitetura da análise. Nos textos, é desenvolvido um olhar para as vozes narrativas a partir do que diz Luiz Gonzaga Motta (2013).Item De realidade fraturada a patrimônio cultural : um estudo sobre os sentidos contidos no processo de patrimonialização da Capela de Santo Antônio em Paracatu de Baixo.(2019) Marques, Tamara Cristiane Castro; Brittes, Juçara Gorski; Brittes, Juçara Gorski; Brandão, Joseane Paiva Macedo; Santos, Ana Carolina LimaA capela de Santo Antônio, localizada no subdistrito de Paracatu de Baixo, na cidade de Mariana- MG, é uma das imagens que referenciam o rompimento da barragem de Fundão, pertencente à Samarco, ocorrido em novembro de 2015. A pesquisa investiga as mudanças de sentido em torno deste templo que se manteve erguido a despeito da passagem da lama, sendo reconhecido, na atualidade, enquanto um patrimônio cultural do município. Este estudo transdisciplinar entre os campos da Comunicação e do Patrimônio Cultural enfoca na compreensão do rompimento da barragem enquanto um acontecimento observando suas reverberações no subdistrito e no processo de patrimonialização da Capela de Santo Antônio por meio da análise das temporalidades manifestas, dos contextos, da presença ou ausência de atores sociais e dos diferentes valores atribuídos à edificação. Os recursos metodológicos adotados pertencem ao campo qualitativo e empírico, conjuga a pesquisa bibliográfica e documental; recorre a técnicas da análise de conteúdo, de entrevistas semiestruturadas e grupo focal. Os resultados da pesquisa revelam o desequilíbrio entre as vozes que oficialmente se pronunciaram no processo de patrimonialização da capela, com fraca participação da comunidade de Paracatu de Baixo, bem como identifica os sentidos e valores predominantes na argumentação definidora daquele bem enquanto patrimônio cultural.Item Depois da checagem de fatos : discursos, sentidos e crenças em circulação a partir de uma postagem jornalística no Facebook.(2019) Silva, Ennio Henrique Rodrigues; Prado, Jan Alyne Barbosa; Prado, Jan Alyne Barbosa; Schwaab, Reges Toni; Rodrigues, Hila Bernadete SilvaEsta dissertação busca analisar e descrever os discursos, sentidos e crenças em circulação a partir da postagem de uma checagem jornalística no Facebook realizada pela Agência Lupa. O material postado se alinha ao fact-checking, uma prática que consiste na verificação de fatos selecionados pelos veículos jornalísticos com o objetivo de etiquetá-los como “verdadeiro”, “falso”, entre outros. A checagem em questão foi realizada pela Agência Lupa em 12 de junho de 2018, a partir do enunciado “Papa enviou terço a Lula”. Em outras palavras, pretende-se entender o que acontece, que sentidos emergem, depois que a etiquetagem é feita. Para atingir o objetivo, faz-se dois movimentos: um analítico e outro descritivo. No analítico, olha-se para o ato de comentar como uma ação social situada, seguindo os preceitos da Análise de Discurso Mediado (MDA) (Norris e Jones, 2005, entre outros), percebendo o nexo da prática que se constrói depois que a postagem é feita. A proposta é dar a ver as relações estabelecidas entre os discursos e as práticas sociais no fenômeno selecionado. Em seguida, conforme Orlandi (2012) e outros, efetua-se uma Análise de Discurso, tendo como objeto a postagem em si e os comentários feitos nela, a fim de perceber a relação entre a linguagem e os discursos em circulação. Finalmente, para evidenciar o amplo leque de mediações que são estabelecidas a partir do fact-checking realizado pela Agência Lupa, faz-se uma descrição visual inspirada nos pressupostos da Teoria Ator-Rede (Latour, 2012, entre outros). Com o cosmograma, é possível perceber o caráter diverso e, sobretudo, híbrido (constituídos simultaneamente como humanos e não humanos) dos envolvidos na checagem. Conclui-se, dentre outras coisas, que a complexa trama de fixação de crenças que os usuários estabelecem a partir dos discursos em circulação pode ser mais poderosa do que a verificabilidade dos enunciados isoladamente, a centralidade de actantes híbridos na configuração desta rede, que o ato de comentar mobilizou maior engajamento na postagem-objeto em relação a outras postagens ao mesmo tempo que permitiu um ambiente muito mais plural em discursos, além do que, evidenciou-se o peso do processo histórico na narrativa construída sobre a prisão de Lula e a manifestação dessa narrativa nos enunciados analisados e atores descritos.Item Aproximações entre newsgames e jornalismo : uma análise do jogo Sweatshop.(2019) Menezes, Natália Ferraz; Prado, Jan Alyne Barbosa; Prado, Jan Alyne Barbosa; Ferreira, Emmanoel Martins; Rodrigues, Hila Bernadete SilvaEste trabalho tem como objetivo identificar elementos do jornalismo nos newsgames. A fundamentação se baseia na compreensão dos newsgames como um subgênero que detém características do supergênero dos jogos digitais, ao mesmo tempo em que dialoga com o jornalismo, como especificidade. Foram discutidos aspectos como a definição de newsgames, a noção de gênero em multimodalidade, a composição dos jogos digitais, formas de produção de sentido em jogos. Em relação aos elementos de relevância do jornalismo, discute-se as relações com a realidade, enquadramento, retórica e temporalidade. Na análise, o trabalho se volta para Sweatshop, um newsgame que aborda a questão da exploração de trabalhadores em fábricas de itens de vestuário. As aproximações com o jornalismo foram identificadas a partir da combinação do modelo de composição dos gêneros digitais de Eckkrammer (2019) e da arquitetura semântica dos jogos digitais de Flanagan e Nissenbaum (2016). A análise permitiu a observação do esforço de equilíbrio entre o diálogo com o jornalismo e um design preocupado com a experiência de gameplay, construído a partir da integração constituída entre ambos. Mesmo com algumas incongruências, Sweatshop cumpre as funções do subgênero e tece uma crítica à exploração dos trabalhadores por meio de seu discurso multimodal.Item Experimentos e experiências nas fotografias de Earthly Bodies : Irving Penn's Nudes, 1949-50.(2019) Rebouças, Raquel Paixão; Santos, Ana Carolina Lima; Santos, Ana Carolina Lima; Mendonça, Carlos Magno Camargos; Silva, Karina Gomes Barbosa daO fotógrafo estadunidense Irving Penn (1917-2009) produziu, entre 1949 e 1950, uma série de nus femininos. Apesar de concebido em meados do século XX, esse ensaio só foi divulgado no ano de 2002, em livro e exposição intitulados Earthly Bodies: Irving Penn’s Nudes, 1949- 50, ambos organizados pela então curadora do Departamento de Fotografia do Metropolitan Museum of Art’s em Nova Iorque, Maria Morris Hambourg. Essas imagens, ainda mais considerando o deslocamento temporal, chamam atenção por apresentarem os corpos de maneira inusitada, configurando-se a partir de características pouco exploradas em outros nus fotográficos. No presente estudo, busca-se analisar as fotos de Penn pelo teor experimental que carregam, resultado de investidas do fotógrafo capazes de possibilitar novas experiências na instância espectatorial. Na execução deste trabalho, duas estratégias metodológicas foram aplicadas. A primeira foi a pesquisa bibliográfica, que construiu inicialmente um panorama histórico de diversos nus produzidos nos âmbitos erótico e artístico e, posteriormente, resgatou a trajetória fotográfica de Penn a fim de entender a criação das imagens de Earthly Bodies em um contexto mais amplo. A segunda estratégia foi a análise das 53 imagens que compõem o livro de Penn, na qual investigou-se como os elementos técnicos e plásticos das fotografias foram mobilizados para redimensionar aspectos de corporeidade e carnalidade dos corpos, singulares em cada imagem.Item Entre a depressão e a rebeldia, o corpo melancólico : espectro, legitimação e estética comunicacional nos videoclipes de Lana Del Rey.(2019) Vieira, William David; Coração, Cláudio Rodrigues; Coração, Cláudio Rodrigues; Cardoso Filho, Jorge Luiz Cunha; Tavares, Frederico de Mello BrandãoNesta pesquisa, construímos uma narrativa em torno de 22 videoclipes da cantora norteamericana Lana Del Rey, o que parte de nosso desejo de enxergar as manifestações daquilo que conceituaremos como corpo melancólico ao longo da obra de Lana. O corpo, como uma própria obra da artista, que desponta na cultura pop no início dos anos 2010, após a publicação de uma série de videoclipes caseiros, de sua autoria, no YouTube, torna-se uma estratégia de legitimação ou de convocação imaginada de um discurso pop – perante uma juventude que se serve desse discurso –, pautado na melancolia como resistência e, ao mesmo tempo, como recurso de sociabilidade, valor e afeto dentro do pop, para se sustentar dentro dele. Para compreender o funcionamento desse corpo melancólico, mobilizamos espectros que assombram Lana Del Rey. São presenças fantasmáticas e outros corpos melancólicos que, como vapores, esvanecidos no corpo de Lana, como James Dean, Marilyn Monroe, Jim Morrison, Audrey Hepburn e Amy Winehouse, reencenam uma compreensão temporal e demonstram uma estética comunicacional de emancipação: de um lado, a possibilidade de conseguir se desativar das amarras do mundo, dos ditames ultraconservadores, por essa melancolia rebelde e sedutora; de outro, uma prisão/concessão ao próprio pop, por uma depressão tida como fancy, da qual Lana Del Rey parece se portar como sex symbol. Nesse sentido, construímos uma narrativa específica de análise dos videoclipes, que demonstra nosso interesse em conceituar o corpo melancólico como fenômeno teórico-metodológico para apreensão de um tempo e de uma produção do pop.Item Viajantes-queers : representações, a situação comunicativa e o contexto dos corpos e gêneros dissidentes na série "Quem sou eu?".(2019) Higidio, Aleone Rodrigues; Prado, Denise Figueiredo Barros do; Prado, Denise Figueiredo Barros do; Sousa, Cirlene Cristina de; Silva, Karina Gomes Barbosa daA pesquisa, de caráter exploratório, vem a partir do estudo de caso da série “Quem sou eu?”, exibida entre os dias 12 de março e 02 de abril de 2017 como uma inserção no programa dominical Fantástico da Rede Globo. A série, dividida em quatro episódios e com propósito de contar histórias de transgêneros, traçou um paralelo com a história da personagem Alice, do livro “Alice no País das Maravilhas”, escrito por Lewis Carroll. Cada episódio, com uma média de treze minutos, abordava a constante afirmação da identidade transgênera. Para este trabalho realiza-se uma pesquisa de caráter exploratório, a partir do estudo de caso da série, buscando-se compreender como a transgeneridade foi abordada através da construção de sentidos que se dão aos corpos e gêneros dissidentes, bem como a sua representação midiática. A pesquisa traz uma abordagem, que é qualitativa, utilizando-se como metodologia a análise crítica do discurso, a partir dos estudos culturais de Stuart Hall e dos operadores conceituais que norteiam a teoria queer, combinados com análise da situação comunicativa proposta a partir dos conceitos de situação, ambiente e contexto de Louis Quéré. A escolha do programa Fantástico se dá por ele ser líder de audiência em horário nobre, com média de telespectadores chegando a mais um milhão de pessoas somente na Grande São Paulo (SP), bem como a relevância de se abordar em rede nacional a discussão da transgeneridade por um viés de problematização acerca do tema. Antes, a transgeneridade era majoritariamente debatida sob viés da marginalidade dos corpos e gêneros dissidentes nas editorias de polícia. No entanto, conclui-se que a série “Quem sou eu?” se utiliza de um discurso medicalizante das identidades trans, bem como heteronormativo, onde a vida de uma pessoa transgênera só deixa de ser considerada precária a partir da legitimação social que se dá, principalmente, a partir dos afetos. Para isso, o produto se utiliza de uma matriz ficcional operante em sua construção narrativa. A discussão sob a chave da cultura praticamente não aparece na série.