EM - Escola de Minas

URI permanente desta comunidadehttp://www.hml.repositorio.ufop.br/handle/123456789/6

Notícias

A Escola de Minas de Ouro Preto foi fundada pelo cientista Claude Henri Gorceix e inaugurada em 12 de outubro de 1876.

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Item
    O tubo centrifugado : sua invenção e metalurgia no Brasil.
    (Editora UFOP, 2014) Tambasco, José Carlos Vargens
  • Item
    Análise teórico-experimental de ligações tipo “K” e “KT” compostas por perfis tubulares de seção retangular e circular.
    (Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil. Departamento de Engenharia Civil, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto., 2010) Mayor, Iara Mapa Soutto; Sarmanho, Arlene Maria Cunha
    Neste trabalho é apresentado um estudo de ligações soldadas do tipo “K” e “KT” com afastamento das barras, formadas por perfis tubulares estruturais de aço sem costura, com seção transversal retangular no banzo e circular nos demais membros. Para este estudo foram desenvolvidas análise experimental, teórica e numérica das ligações. Os ensaios experimentais foram realizados em protótipos em escala real, com a geometria das ligações definida a partir de uma análise dos ensaios realizados anteriormente no Laboratório de Estruturas “Prof. Altamiro Tibiriçá Dias” do Departamento de Engenharia Civil da Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto. Os ensaios dos protótipos das ligações visaram a obtenção do comportamento, carga última e modo de colapso da ligação e a comparação destes com modelos teóricos e numéricos. As análises teóricas foram realizadas a partir das prescrições de norma. A análise numérica em elementos finitos envolveu a geração e análise a partir dos resultados obtidos nos ensaios experimentais. O modelo foi constituído de forma que representasse o comportamento e a capacidade de carga das ligações ensaiadas experimentalmente. Foi realizada também uma análise numérica da influência da altura do perfil do banzo na resistência da ligação. As ligações ensaiadas apresentaram como modo de falha a “Plastificação da face ou de toda a seção transversal do banzo, junto com as diagonais ou montantes” (Modo A). A comparação dos resultados dos ensaios indicaram que a relação entre as cargas experimentais e as de projeto, obtidas pelas prescrições do Eurocode 3, apresentam boa correlação. Os resultados indicaram que quanto maior a carga no montante menor a resistência da ligação à plastificação da face do banzo. Os resultados obtidos pelos modelos numéricos das ligações tipo “K” apresentam uma boa convergência quando comparados com os resultados experimentais.
  • Item
    O uso do aço inox nas estruturas da fuselagem de aeronaves.
    (Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil. Departamento de Engenharia Civil, Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto., 2009) Santos, Fábio Rodrigo de Souza; Araújo, Ernani Carlos de
    Neste trabalho faz-se um estudo dos parâmetros de projetos, principalmente relativos às ações atuantes em estruturas de aeronaves de pequeno porte cujo sistema estrutural da fuselagem é executado com tubos circulares de aço inoxidável. Material este usado em alguns tipos de aeronaves de pequeno porte por possuir características peculiares de alta resistência à corrosão e alta resistência mecânica. Usa-se o software de Elementos Finitos (EF) ANSYS para a modelagem geométrica e lançamento das ações e consequente determinações dos esforços nos elementos estruturais. A partir das informações dos elementos mais solicitados, avalia-se as resistências das barras mais solicitadas usando-se como referência a Norma Americana (SPECIFICATION FOR THE DESIGN OF COLD-FORMED STAINLESS STEEL STRUCTURAL MEMBER) para tal fim, já que em nosso país ainda carece de norma específica com este objetivo. Desta forma, este trabalho objetiva também fornecer subsídios para viabilizar a publicação de uma futura norma brasileira específica para a área. Conforme avaliação feita nas barras mais solicitadas da estrutura da fuselagem da aeronave FALCÃO AG-21, tanto com relação à tração como para a compressão pela flambagem global e local foram satisfeitas. Verificando-se ainda a possibilidade de diminuição dos diâmetros dos tubos utilizados na estrutura da fuselagem, reduzindo o consumo de combustível e consequentemente minimizando o custo para a produção do mesmo.